ROI médio das campanhas publicitárias está a subir
O retalho e as telecomunicações são os setores que apresentam valores mais elevados de retorno sobre o investimento médio nas campanhas publicitárias. Mais de metade do ROI de marketing é gerado a longo prazo
Luis Batista Gonçalves
Agências cobram pouco, dizem os estrategas de marketing
Satisfação dos clientes atinge mínimos históricos
As macrotendências que moldam o marketing em 2025
90% das agências criativas acham que os ‘marketers’ fazem maus ‘briefings’
Imprevisibilidade do tempo obriga marcas de vestuário a rever estratégias
Sustentabilidade apelativa precisa de ser criativa e simples
César Mourão promove descontos da Staples pelo quinto ano consecutivo (com vídeo)
Amazon promove audiolivros com campanha da Fold7 (com vídeo)
Adclick Group integra Auto Regulação Publicitária
Morreu Oliviero Toscani, fotógrafo das campanhas provocadoras da Benetton
O rácio da rentabilidade do investimento (ROI) médio para os anunciantes serem bem-sucedidos nas campanhas publicitárias que fazem é de 2,5:1, defende um estudo do World Advertising Research Center (WARC).
Desenvolvida a partir da análise a 1537 campanhas que atingiram os objetivos estipulados, a investigação revela que o rácio subiu dos 1,9:1, valor apurado em outro estudo da organização, divulgado em 2017.
“Um ROI médio de lucro de 2,5:1 significa que, em média, um investimento publicitário de um milhão de dólares [cerca de €970 mil] geraria, nestes casos, 2,5 milhões de dólares [cerca de €2,43 milhões] de lucro líquido, desconsiderando os custos da campanha”, refere o WARC.
Segundo o estudo, o rácio de ROI médio da receita das campanhas bem-sucedidas é de 4,33:1. “O valor pode variar muito entre campanhas e categorias, sendo que o impacto a curto prazo varia entre menos de 1:1 e mais de 10:1. O setor automóvel apresenta rácios de ROI de receitas acima da média, enquanto que as campanhas de retalho, telecomunicações e serviços públicos apresentam rácios de ROI com valores de lucro mais elevados”, revela o documento.
Apesar de as avaliações ao ROI tenderem a considerar o retorno financeiro do investimento publicitário a curto prazo, o WARC defende a extensão do prazo da análise. “O retorno do investimento será maior numa avaliação posterior, uma vez que as evidências sugerem que mais de metade do ROI de marketing é gerado a longo prazo”, refere o estudo.