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Loba funde-se com a Bondhabits e reforça posição em projetos culturais

“Esta aquisição é um passo importante na consolidação da nossa influência em setores estratégicos, especialmente por se tratar de uma empresa com elevado reconhecimento criativo e digital”, salienta João Gaspar, coCEO da agência Loba

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A agência Loba está a anunciar a aquisição por fusão da Bondhabits, agência do Porto que se dedica ao marketing digital e desenvolvimento de websites e aplicações, com os principais clientes na área de projetos culturais, como a Fundação de Serralves, a Câmara Municipal do Porto e o festival Nos Alive, por exemplo.

“Com esta operação enriquecemos o nosso portefólio e fortalecemos a posição no setor cultural, integrando um enorme ativo de ‘web developers’ muito experientes”, refere o coCEO da Loba, Adelino Silva, citado em comunicado de imprensa. O também coCEO da Loba, João Gaspar, salienta que “esta aquisição é um passo importante na consolidação da nossa influência em setores estratégicos, especialmente por se tratar de uma empresa com elevado reconhecimento criativo e digital”.

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Esta é a primeira aquisição em 2025 da Loba, agência de ‘branding’, marketing digital, comunicação, comércio eletrónico, plataformas de relacionamento e experiência de cliente, que permite a ampliação da oferta de serviços da Loba em territórios específicos como o lazer, a cultura e a indústria do entretenimento.

Para Rui Mascarenhas, diretor executivo de marketing da Bondhabits, “a integração permite-nos preservar a nossa personalidade, conectada sobretudo com os meios cultural e artístico, enquanto ampliamos a capacidade de oferecer soluções mais completas e suporte adicional. Estamos muito entusiasmados com as novas possibilidades que esta fusão nos proporciona”.

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Coca-Cola revê conta de meios nos Estados Unidos. WPP e Publicis são finalistas

Se a empresa de bebidas escolher o Publicis, terá mais uma vez as contas de meios divididas entre várias ‘holdings’, dissociando os meios da criatividade nos EUA. As contas de criatividade, meios, dados e tecnologia de marketing da The Coca-Cola Company estão avaliadas em cerca de €3,7 mil milhões

Daniel Monteiro Rahman

O WPP e o Publicis Groupe estão na final do processo de revisão de agências de meios nos Estados Unidos da The Coca-Cola Company, noticia a Ad Age. Se não sair vencedor, o WPP irá perder a conta conquistada em 2021, que além dos meios, dados e tecnologia de marketing da empresa de bebidas em mais de 200 países, inclui também a criatividade, avaliada no total em cerca de 4 mil milhões de dólares (€3,7 mil milhões).

Quando conquista a conta da The Coca-Cola Company, o WPP cria a unidade OpenX, dedicada a servir as cerca de 200 marcas da empresa a nível mundial. O Publicis fica em segundo lugar na revisão de 2021, o que leva o WPP a ficar com 90% dos meios de comunicação da The Coca-Cola Company. A Dentsu fica com os restantes 10%.

Se a The Coca-Cola Company contratar o Publicis, terá mais uma vez as contas de meios divididas entre várias ‘holdings’, dissociando os meios da criatividade nos Estados Unidos. Quando o WPP é contratado, em 2021, Manolo Arroyo, diretor global de marketing da Coca-Cola, enfatiza a criação de um modelo de agências centrado no consumidor, considerando que os consumidores “não distinguem a mensagem do meio”. Na época, Manolo Arroyo destaca o alcance multinacional do WPP, admitindo, no entanto, que o Publicis é mais forte na América do Norte.

A The Coca-Cola Company investe cerca de 1,8 mil milhões de dólares (€1,6 mil milhões) em publicidade nos Estados Unidos em 2023, o que representa um aumento de cerca de 17% em relação a 2022, segundo o Ad Age Datacenter. A empresa ocupa o 28.º lugar no ranking da Ad Age dos principais anunciantes nos Estados Unidos em 2024.

Segundo dados da MediaRadar, a The Coca-Cola Company gasta 409 milhões de dólares (€377 milhões) em meios de comunicação nos Estados Unidos nos primeiros nove meses de 2024 e 621 milhões de dólares (€573 milhões) em 2023.

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Weborama integra identificadores alternativos na plataforma de dados

“Desta forma, os nossos clientes podem medir e avaliar com maior precisão o impacto das suas ações de marketing digitais, mantendo-se em conformidade com os requisitos regulamentares”, explica Luis Castanho, diretor executivo ibérico da Weborama

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A plataforma inteligente de dados da Weborama integra identificadores alternativos, também conhecidos como ID universais. Para além de ‘cookies’ de dados primários e de e-mails, as soluções tecnológicas da empresa também passam a integrar um sistema de ‘personally identifiable information’ (PII).

A implementação surge como resposta à necessidade de anunciantes e agências incluírem nos planos estratégicos uma combinação de soluções de segmentação e medição complementares, num contexto de procura de um substituto para os ‘cookies’ de terceiros.

“Graças à integração dos identificadores alternativos nas nossas soluções tecnológicas, disponibilizamos aos nossos clientes ferramentas para enriquecer o conhecimento dos seus consumidores, melhorar a sua segmentação e acrescentar valor às suas audiências ‘first-party’. Desta forma, podem medir e avaliar com maior precisão o impacto das suas ações de marketing digitais, mantendo-se em conformidade com os requisitos regulamentares”, explica Luis Castanho, diretor executivo ibérico da Weborama, citado em comunicado de imprensa.

A integração acontece numa altura em que ainda não existe uma solução única que possa substituir completamente as ‘cookies’ de terceiros. “É a criação de uma cadeia tecnológica interoperável e universal que permitirá aos anunciantes e meios enriquecer os seus dados ‘first-party’, ativar as suas campanhas de marketing e/ou média e assim avaliar os seus resultados”, sublinha o responsável.

A nova solução tecnológica permite à Weborama responder aos desafios da construção de audiências nas plataformas de gestão de dados (DMP) e nas plataformas de dados de clientes (CDP), na ativação de campanhas através dos ‘ad-servers’ e da colaboração de dados ou da partilha de ‘insights’ através dos ‘data clean rooms’ (DCR).

“Estas soluções fazem parte de uma abordagem tecnológica unificada, que permite aos anunciantes tirar partido da natureza complementar dos identificadores disponíveis e otimizar as suas campanhas, mantendo-se em conformidade com a regulamentação de proteção de dados vigente”, refere ainda o documento.

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Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting
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Salvador da Cunha escolhido para mentor da IPREX Academy 2025

O CEO da Lift Consulting (na foto) é um dos mentores do programa de liderança para profissionais de relações públicas, comunicação e marketing em ascensão, promovido pela IPREX, rede de agências independentes da qual a Lift faz parte

Salvador da Cunha, CEO da Lift Consulting, é um dos mentores da 3ª edição da IPREX Academy, programa de liderança para profissionais de relações públicas, comunicação e marketing em ascensão. Este programa é promovido pela IPREX, rede global de agências de comunicação e relações públicas, à qual a Lift Consulting adere em março de 2024, com o objetivo de abrir as portas a novos negócios em mercados estratégicos.

Com início em março de 2025, e duração até o final do ano, o programa permite aos participantes contactarem com os principais profissionais do setor, através de módulos de aprendizagem, que abrangem áreas como gestão de crises, relações com os media ou estratégias de comunicação, e uma mentoria especializada.

Projetado para líderes que desejam prosperar num setor em rápida mudança, “o programa oferece uma oportunidade única de desenvolvimento profissional, e estamos orgulhosos de que os participantes das edições anteriores tenham assumido funções de liderança sénior nas suas agências”, realça Ann-Marie O’Sullivan, presidente global da IPREX e CEO da AM O’Sullivan PR, citada em comunicado de imprensa.

Caroline Heywood da Walsh (Irlanda), Karsten Hoppe da TDUB (Alemanha), Elzaan Rohde da Semaphore Communications (África do Sul), Johan Wetterqvist da Spotlight PR (Suécia), Ella Broadbent, Lucy Giles e Will Holroyd da MC2 (Reino Unido) e Frank Buscemi, CEO e diretor criativo do MBE Group (EUA), são alguns dos outros mentores convidados.

O IPREX recebeu inscrições da Europa, Estados Unidos e Ásia. Ao concluir o programa, os participantes recebem a acreditação da IPREX Academy, um marco importante para o desenvolvimento profissional na área da comunicação. “O sucesso da Academy é um resultado direto dos mentores e instrutores que contribuem com seu tempo e conhecimento. Somos gratos por ter um grupo tão forte de líderes da indústria envolvidos na formação do futuro das comunicações”, acrescenta Ann-Marie O’Sullivan.

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Magg reestrutura direções editorais

“O crescimento da Travel Magg leva-nos a tomar opções no sentido não só de fortalecer este novo projeto como ajustar o caminho para a Magg, orientando-a mais para uma componente de ‘lifestyle’, sem esquecer o seu ADN”, explica ao M&P Ricardo Martins Pereira, ‘publisher’ das publicações

Catarina da Eira Ballestero é a nova diretora executiva da Magg. A até aqui editora executiva da publicação substitui Raquel Costa, que transita para a direção executiva da Travel Magg, no âmbito do processo de reestruturação levado a cabo.

“O crescimento da Travel Magg leva-nos a tomar opções no sentido não só de fortalecer este novo projeto como ajustar o caminho para a Magg, orientando-a mais para uma componente de ‘lifestyle’, sem esquecer o seu ADN”, explica ao M&P Ricardo Martins Pereira, ‘publisher’ e diretor-geral das duas publicações digitais.

Com as mudanças, Mariana Coelho, jornalista que tinha saído da Magg para assumir o cargo de editora da Travel Magg em julho do ano passado, regressa à Magg como editora. “A Magg está, neste momento, a entrar numa nova fase, a explorar caminhos diferentes, com uma aposta cada vez maior em vídeos com uma linguagem nativa de Instagram e TikTok, já que é também isso que cada vez mais os nossos leitores procuram”, salienta Ricardo Martins Pereira.

A intenção é acompanhar a evolução dos hábitos de consumo de redes sociais que, segundo um estudo da Marktest, ronda os 97 minutos diários em Portugal, em 2024.

“As pessoas passam cada vez mais tempo nestas plataformas e tentar desviá-las para websites é cada vez mais, para todos os ‘players’ do mercado, um desafio que tem tanto de hercúleo como de inglório. Por isso, é fundamental reforçarmos a nossa presença nessas plataformas com conteúdo nativo, que faça a Magg chegar a mais gente”, justifica o ‘publisher’.

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TikTok é a rede social com mais horas de utilização por mês

Com uma taxa de crescimento mais rápida do que a do Facebook (9,3%) e a do Instagram (19,0%), o TikTok deverá representar 11% do total das despesas com publicidade nas redes sociais, com um investimento total de 32 mil milhões de dólares (€29,5 mil milhões), em 2025

O TikTok é a rede social com o número mais elevado de horas de utilização mensal, segundo os dados da Meltwater, empresa que fornece soluções de análise de redes sociais, analisados pelo WARC Media. A rede social chinesa lidera de forma destacada, com os utilizadores a passarem em média cerca de 35 horas por mês na plataforma, em 2024, o equivalente ao dobro das horas passadas, em média, pelos utilizadores do Instagram.

O consumo é mais elevado nos Estados Unidos, onde os utilizadores passam em média quase 44 horas por mês na rede social. Segundo a análise, se o TikTok evitar uma proibição nos Estados Unidos, o investimento publicitário mundial na plataforma deverá atingir cerca de 32 mil milhões de dólares (€29,5 mil milhões) em 2025, o que representa um aumento de 24,5% em relação a 2024.

Com uma taxa de crescimento mais rápida do que a do Facebook (9,3%) e a do Instagram (19,0%), a plataforma deverá representar 11% do total das despesas com publicidade nas redes sociais a nível mundial, em 2025. No que diz respeito ao consumo diário médio, o cenário é outro: de acordo com a análise, o tempo médio que um utilizador passa no TikTok é de cerca de seis minutos, abaixo dos sete minutos e 41 segundos que os utilizadores passam em média no YouTube, que lidera esta classificação.

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Marketing

Filipa Correia assume assuntos públicos e marketing da MFA Legal

“A criação deste departamento e a contratação da Filipa Correia (na foto) inserem-se na estratégia de crescimento do escritório, assente na atração dos melhores profissionais”, refere Samuel Fernandes de Almeida, sócio-gerente da MFA Legal

Filipa Correia lidera o departamento de assuntos públicos e marketing que a MFA Legal acaba de criar. Para além de assumir a gestão de relações institucionais do escritório de advocacia com o mercado, tem a missão de gerir o marketing e a comunicação, apoiar as novas áreas de negócio e implementar a transição digital na empresa.

“Um dos pilares fundacionais da MFA Legal é a procura pela excelência em todas as áreas de atuação, ancorando a sua atividade em áreas de gestão altamente profissionais. A criação deste departamento e a contratação da Filipa Correia inserem-se na estratégia de crescimento do escritório, assente na atração dos melhores profissionais para o nosso projeto”, salienta Samuel Fernandes de Almeida, sócio-gerente da MFA Legal, citado em comunicado de imprensa.

Licenciada em marketing e publicidade pelo IADE e mestre em marketing digital pelo IPAM, Filipa Correia inicia o percurso profissional na Vieira de Almeida (VdA), onde permanece durante cerca de 15 anos. Em agosto de 2023, integra a SRS Legal na qualidade de assessora de marketing e de desenvolvimento de negócio, transitando para a Abreu Advogados em março de 2024 como gestora de diretórios jurídicos e prémios e de desenvolvimento de negócio.

“As áreas de marketing e comunicação, assim como a área digital, são alavancas essenciais da atividade das sociedades de advogados e queremos estar na vanguarda das melhores práticas do mercado. O crescimento do escritório assenta numa visão holística da nossa atividade e no reforço da nossa marca e reputação no mercado”, esclarece Samuel Fernandes de Almeida.

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Hackett contrata Carlos Sainz e Carlos Sainz Jr. como embaixadores

Os pilotos Carlos Sainz e Carlos Sainz Jr. (na foto), pai e filho, protagonizam a campanha de primavera/verão 2025 da marca britânica. Fotografada por Arnaldo Anaya-Lucca, foca-se no equilíbrio entre a tradição e a modernidade, para rejuvenescer a marca

Carlos Sainz e Carlos Sainz Jr. são os novos embaixadores da Hackett. Os pilotos espanhóis, que são pai e filho, protagonizam a campanha de primavera/verão 2025 da marca de moda britânica. Fotografada por Arnaldo Anaya-Lucca numa mansão inglesa e nos jardins da propriedade, a campanha centra-se no equilíbrio entre a tradição e a modernidade, procurando rejuvenescer a marca.

“Estou muito orgulhoso por juntar-me à família Hackett ao lado do meu pai. Sou fã e cliente da marca há muitos anos e, como a Hackett também tem estado ligada ao mundo do automobilismo, é natural que os nossos caminhos se cruzem”, explica Carlos Sainz Jr., citado em comunicado de imprensa.

Batizada ‘Tradition & Modernity’, a campanha publicitária da marca do grupo AWWG celebra a força dos vínculos familiares, procurando mostrar que a relação entre pais e filhos pode transcender os laços familiares.

“Esta relação com a Hackett é mais do que uma mera colaboração, marcando o início de uma viagem assente num legado e construída sobre uma base de experiências e valores. Ter a oportunidade de viver esta experiência com o meu filho, pela primeira vez, é muito especial para mim. Tenho muita curiosidade para ver o que o futuro nos reserva”, refere Carlos Sainz, citado no documento.

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Millennium bcp estreia-se no TikTok com a VML

“Com esta presença, pretendemos comunicar de forma autêntica, inovadora e relevante com a geração Z, um segmento fundamental tanto no contexto atual como para a nossa estratégia futura”, explica ao M&P Ricardo Valadares, diretor de comunicação do Millennium bcp

O Millennium bcp estreia-se no TikTok com um vídeo (na foto) desenvolvido em parceria com a VML. A produção, a gestão e a criatividade de conteúdos do vídeo que marca a estreia nesta rede social é feita pelo departamento de comunicação digital do banco, em colaboração com a agência criativa.

“A entrada no TikTok surge como um passo importante para estreitar a proximidade com um público mais jovem. Com esta presença, pretendemos comunicar de forma autêntica, inovadora e relevante com a geração Z, um segmento fundamental tanto no contexto atual como para a nossa estratégia futura”, refere ao M&P Ricardo Valadares, diretor de comunicação do Millennium bcp.

Protagonizado por colaboradores da instituição bancária, o primeiro vídeo, denominado ‘Trouxemos o banco para o TikTok’, brinca com o duplo significado da palavra ‘banco’. É perguntado a alguns dos funcionários o que acham de trazer o banco para o TikTok, surpreendendo-os com um banco de madeira na cor do Millennium, o Rubin Red. Cada um deles reage ao sentido literal da ideia de pôr um banco no TikTok.

“Os vídeos serão exclusivos para TikTok, onde procuraremos a abordagem autêntica que esta rede social exige, com foco em temas como cibersegurança ou ‘financial wellbeing’. A produção dos conteúdos relativos a esses temas ficará a cargo da Mind Cut e da Millennium TV, num trabalho que abrangerá várias equipas do banco”, avança o diretor de comunicação.

A aposta no TikTok complementa a estratégia digital do Millennium bcp, que já está presente no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. “O banco tem liderado esta evolução, reforçando continuamente as suas competências internas para responder aos novos desafios. A nossa prioridade visa estarmos sempre onde os nossos clientes estão”, salienta Ricardo Valadares.

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Louis Vuitton junta-se ao portefólio da Global

A Global já é responsável pela comunicação de outras marcas do grupo LVMH, como a Dior Beauty, no setor da beleza, ou a divisão de bebidas do grupo, representando marcas como a Moët & Chandon, Hennessy, Veuve Clicquot, Dom Pérignon ou Krug

A Louis Vuitton é a mais recente conta conquistada pela Global, para o portefólio de clientes de moda e artigos de luxo da agência de comunicação, relações públicas e estratégia digital. A marca, fundada em Paris em 1854 e parte integrante da ‘holding’ francesa de marcas de luxo LVMH, entrega à Global a implementação da estratégia de comunicação em Portugal.

“Estamos entusiasmados com esta parceria com mais uma marca do grupo LVMH. A chegada da Louis Vuitton reforça o nosso ‘know-how’ na indústria do luxo e permite-nos trabalhar de perto e aprender com uma marca histórica, reconhecida pelo seu saber-fazer, mas também pela criatividade e inovação”, refere Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global, em comunicado de imprensa.

A Global já é responsável pela comunicação de outras marcas do grupo LVMH, como a Dior Beauty, no setor da beleza, ou a divisão de bebidas do grupo, representando marcas como a Moët & Chandon, Hennessy, Veuve Clicquot, Dom Pérignon e Krug.

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Audiências semanais: Consumo de TV aumenta com o Carnaval

Na semana de 3 a 9 de março, o consumo de televisão em Portugal aumenta cerca de 24 minutos por dia, atingindo as cerca de seis horas diárias. Os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam, no entanto, uma tendência decrescente

Na semana de Carnaval, o consumo global de televisão regista um crescimento significativo, aumentando cerca de 24 minutos por dia e atingindo um dos valores mais elevados do ano, cerca de seis horas diárias.

Nas contas do ‘share’ de audiência, os canais FTA – RTP1, SIC e TVI – registam uma tendência decrescente, embora com diferentes variações, ao contrário das tipologias cabo e ‘outros’ (que inclui o visionamento em ‘time shift’, ‘streaming’ e vídeo/jogos), que reforçam quota, com o ‘outros’ a registar a variação mais significativa.

Assim, a RTP1 desce até aos 10,3% de quota semanal. A SIC também quebra e tem agora 13,6% de quota semanal. A TVI segue a mesma tendência decrescente, tendo esta semana 14,1% de quota de audiência.

A oferta de cabo recupera, ainda que de forma ligeira. Tem agora 39,9% de ‘share’, com a tipologia ‘outros’ a reforçar quota de forma mais acentuada, atingido os 20,8% de quota semanal.

Na listagem dos canais cabo mais vistos da semana, CMTV, CNN Portugal e SIC Notícias mantém-se nos primeiros lugares do pódio. Nas posições seguintes, encontram-se o Star Channel, Star Movies, Hollywood, Globo, Now, Star Life e SIC Mulher, que encerra esta semana a tabela dos mais vistos da cabo.

 

 

Esta semana, ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha’, programa de humor das noites de domingo da SIC, ocupa a primeira posição do top de programas mais vistos da semana, seguido por ‘Isto É Gozar Com Quem Trabalha – A Entrevista/Pedro Santana Lopes’, também da SIC.

Nas posições restantes estão o ‘Jornal da Noite’, da SIC, o ‘reality show’ da TVI ‘Secret Story – Desafio Final – Especial’ e ainda o concurso da RTP1 ‘O Preço Certo’.

Em mais uma semana de jogos da Liga dos Campeões, o topo da tabela de programas mais vistos da oferta cabo é ocupado na totalidade por programas desportivos da CMTV dedicados ao encontro entre SL Benfica e FC Barcelona, com a liderança a pertencer a ‘Duelo Final/SL Benfica x FC Barcelona’, seguido por ‘Golos: Segunda Parte/SL Benfica x FC Barcelona’ e por ‘Golos: Primeira Parte/SL Benfica x FC Barcelona’.

Nas posições restantes estão o ‘Grande Jornal – Noite’ e mais um programa desportivo dedicado à jornada europeia, o ‘Liga d’Ouro/Champions’, todos programas da CMTV.

 

 

Data Insights, Havas Media Network

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