‘A preocupação com a eficiência e os custos limitou a criatividade’
André Freire de Andrade, CEO da Carat, presidiu à avaliação dos trabalhos em media e faz o balanço dos prémios entregues este ano. Meios & Publicidade (M&P): Em meios o […]
Meios & Publicidade
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André Freire de Andrade, CEO da Carat, presidiu à avaliação dos trabalhos em media e faz o balanço dos prémios entregues este ano.
Meios & Publicidade (M&P): Em meios o júri optou por entregar apenas um ouro. É sinal de que o trabalho produzido pelas agências de meios nos últimos meses não tem primado pela criatividade?
André Freire de Andrade (AFA): Em primeiro lugar penso que os prémios, pelo menos na área de media, não podem ser vistos apenas como trabalho da agência. Para o bom e para o mau, a criatividade em media é uma coisa que tem de ser feita muito a 6 mãos, com anunciantes, meios e agência alinhados em termos estratégicos e de investimento. Em termos gerais penso que os resultados reflectem o mindset que os vários players tiveram ao longo de 2009, ou seja uma enorme preocupação com a eficiência e os custos, o que sem surpresa limitou a criatividade de todos.
M&P: Acabou por ser uma agência digital, a View, a ganhar o único ouro da edição deste ano e várias agências de publicidade foram premiadas com prata. Os trabalhos mais interessantes na área de media são implementados fora das agências de meios? Ou neste tipo de festivais é complicado o trabalho de uma agência de meios ser premiado?
AFA: O meio digital tem uma enorme ligação com o desenvolvimento da peça criativa, pelo que é natural que neste caso tenha sido uma das mais experientes e reconhecidas agências digitais do mercado a ganhar. Nenhuma agência de meios tem o know-how para desenvolver uma peça como a que foi vencedora do ouro. O digital é um caso especial. No resto não concordo. Dos 21 prémios atribuídos houve duas agências criativas que ganharam prémios (dois cada uma), pelo que estão longe de ser a maioria. O facto de haver uma categoria de utilização de meios elimina a eventual dificuldade de comparar criatividade em media, pois todas as peças são avaliadas dentro do mesmo enquadramento e desafios. Não é por isso nada complicado as agências de meios serem premiadas, antes pelo contrário, como se tem visto neste e em anteriores prémios.