Observador integra rede mundial de fact checkers em parceria com o Facebook
Verificar a informação partilhada no Facebook e combater a disseminação de fake news é o objectivo de uma rede mundial de fact checkers independentes da qual o jornal online Observador passa a fazer parte.
Pedro Durães
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
McDonald’s escolhe Wandson Lisboa para campanha de Natal (com vídeos)
Natal da Coca-Cola divide opiniões (com vídeos)
Faturação da Disney sobe 6% para €21,36 mil milhões
Verificar a informação partilhada no Facebook e combater a disseminação de fake news é o objectivo de uma rede mundial de fact checkers independentes da qual o jornal online Observador passa a fazer parte. O programa, que abrange 14 idiomas, conta com um total de 22 parceiros de fact-checking, entre eles o jornal brasileiro Estado de S. Paulo, o grego Ellinika Hoaxes, o FactCheckNI da Irlanda do Norte, o croata Faktograf ou o italiano Lavoce.info. “Esta não é a primeira vez que o Observador utiliza fact checks. O jornal publica regularmente conteúdos desta natureza desde junho de 2015, tendo vindo a intensificar a utilização do formato desde que aderiu à IFCN, no início de 2017”, destaca-se em nota de imprensa.
A International Fact-Checking Network (IFCN) lidera o consórcio FactCheckEU, uma plataforma criada com o objectivo de “desmontar e travar os vários tipos de desinformação e fake news que vão surgir antes das eleições europeias, a 26 de Maio de 2019, e, no caso de Portugal, das eleições legislativas (a 6 de Outubro)”. A função de cada parceiro passa por verificar a autenticidade dos conteúdos partilhados na rede social de Mark Zuckerberg, reduzindo as possibilidade de propagação de notícias falsas.