Black Friday em Portugal: Mais compras online mas total abaixo de 2019
As compras online aumentaram de peso na Black Friday deste ano, de acordo com um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, que adianta que o digital representa 18 por […]
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As compras online aumentaram de peso na Black Friday deste ano, de acordo com um estudo da SIBS, gestora da rede Multibanco, que adianta que o digital representa 18 por cento do valor total de compras electrónicas. No ano passado esse valor foi de 16 por cento.
Comparando com a Black Friday de 2020, este ano verificou-se um aumento de seis por cento no valor total de compras (físicas e online). Mesmo assim, ficou seis por cento abaixo dos valores de 2019. A SIBS adianta que, “apesar de o valor das compras online ter crescido 39 por cento de 2019 para 2021, este não foi suficiente para suportar a diminuição no valor das transacções em loja, que ficaram a menos 14 por cento”.
“Outro indicador que confirma uma cada vez maior digitalização dos pagamentos diz respeito às compras com telemóvel, tanto em loja como no canal online, sendo o MB Way o método preferencial, com a sua utilização a crescer oito vezes face a 2019 e cinco vezes face a 2020 nas compras em loja, e três e duas vezes nas compras online, respetivamente, em comparação com os anos anteriores”, refere a SIBS, que acrescenta, em nota de imprensa, que “os dados revelam ainda uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de Black Week, e já não esperam por sexta-feira (Black Friday)” como resultado “das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”.