Novas funcionalidades aproximam Threads do X. Mas 70% já não o usa
Lançado a 6 de julho, o Threads, o novo rival do Twitter, que passou a designar-se X, procura reinventar-se para atrair os milhões de utilizadores ativos que se afastaram da […]
Luis Batista Gonçalves
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Lançado a 6 de julho, o Threads, o novo rival do Twitter, que passou a designar-se X, procura reinventar-se para atrair os milhões de utilizadores ativos que se afastaram da nova rede social do grupo Meta nas últimas semanas. Além de uma versão web, a plataforma norte-americana anunciou o lançamento de novas funcionalidades antes do fim do verão.
Nos últimos dias, no entanto, foram introduzidas novas aplicabilidades. A partir de agora, passa a ser possível partilhar threads diretamente nas mensagens diretas do Instagram, criar textos alternativos personalizados para contextualizar fotografias e vídeos partilhados e visualizar, numa só listagem, todas as publicações de que se gostou.
O processo de menção de marcas, empresas ou personalidades públicas também foi simplificado e o motor de busca interno melhorado, permitindo daqui para a frente pesquisar palavras e expressões dentro das publicações ou das respostas. A versão inicial não ia além dos nomes de utilizador.
A possibilidade verificação das contas do Threads no Mastodon, uma rede social rival, é outra das novidades. Muitas das novas funcionalidades da plataforma aproximam a atual experiência de utilização da do X, mas a integração com o Instagram também sai reforçada.
“Estamos na trajetória que idealizámos para construirmos uma aplicação entusiasmante e duradoura. Temos muito trabalho pela frente, mas estamos animados”, garante Mark Zuckerberg, CEO da Meta. Ainda sem data de lançamento na União Europeia, a nova rede social, que em Portugal pode ser acedida com recurso a uma VPN, surpreendeu o mercado ao ultrapassar dos 100 milhões de registos nos primeiros cinco dias.
O entusiasmo inicial foi, todavia, perdendo fulgor e, atualmente, apenas 30% dos utilizadores mantém o perfil ativo. Os restantes 70% desinteressaram-se. Hoje, dos 120 milhões que descarregaram a app, pouco mais de oito é que a usam diariamente. Segundo um estudo da Sensor Tower, empresa especializada em marketing intelligence, a taxa de engajamento também tem vindo a diminuir progressivamente.
Ainda há um mês, os utilizadores acediam, em média, ao Threads 14 vezes por dia, despendendo um total de 19 minutos de olhos postos na plataforma. Nos tempos que correm, só já lá vão 2,6 vezes por dia e não gastam mais de três minutos, apuraram ainda os autores da análise.