RTP2 celebra 55 anos com muitas novidades na programação
“Banzo”, filme de Margarida Cardoso com Carloto Cotta, Hoji Fortuna, Gonçalo Waddington, Romeu Runa, Beatriz Batarda e Albano Jerónimo, é uma das muitas novidades de ficção que a RTP2 exibe […]
Luis Batista Gonçalves
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
“Banzo”, filme de Margarida Cardoso com Carloto Cotta, Hoji Fortuna, Gonçalo Waddington, Romeu Runa, Beatriz Batarda e Albano Jerónimo, é uma das muitas novidades de ficção que a RTP2 exibe nos próximos meses para comemorar o quinquagésimo-quinto aniversário. A lista inclui ainda “Diálogos depois do fim”, série de Tiago Guedes baseada na obra literária homónima de Cesare Pavese, publicada em 1947, bem como “Nayola”, um filme de animação para adultos de José Miguel Ribeiro.
“Simplesmente Nora”, “Bardot”, “Travessuras da menina má” e “Superior interesse” são as novas séries que o canal propõe. Os amantes de viagens não poderão perder “A minha Indonésia”, uma série de cinco episódios onde Ana Gomes, antiga embaixadora portuguesa naquele país, desvenda as influências portuguesas numa nação que Portugal nunca colonizou, mas com quem teve, por via da ocupação de Timor, muitos conflitos. “É uma série de viagens, política, história e de reconciliação”, explica a RTP.
“Havana de Padura”, um documentário histórico-turístico baseado nos livros do escritor Cubano Leonardo Padura, coordenado por Raquel Varela, é outro dos formatos confirmados, tal como a série documental “Ases de África”, que divulga “as histórias de seis vidas, seis trunfos artísticos que provam que a genialidade é apenas uma parte do caminho do sucesso”, informa o canal.
O documentário “They shot the piano player”, com voz de Jeff Goldblum, também vai ser exibido. “Retrata uma jornada que, ao mesmo tempo, comemora a época da bossa nova e da liberdade criativa que caracterizou a raiz deste movimento, tendo como pano de fundo a contrastante brutalidade dos regimes ditatoriais que, nos anos das décadas de 1960 e 1970, emergiam na América Latina”, descreve a emissora.
Umberto Eco, Jane Birkin, Coco Chanel e Federico Fellini em destaque
Heróis não vão faltar na antena da RTP2. Umberto Eco, Enzo Ferrari, Jane Birkin, Federico Fellini e Sérgio Varella Cid, um dos mais célebres e talentosos pianistas portugueses, vão ser protagonistas de formatos especiais. A estilista Elsa Schiaparelli, a criadora de tendências que mais regras quebrou no mundo da moda, é, à semelhança de Coco Chanel e Jean Paul Gaultier, outra das personalidades em destaque em registos documentais.
“Orlando”, ópera de Olga Neuwirth, a peça de teatro “Fonte da raiva”, o concerto da fadista Gisela João no Palácio Ratton e o documentário de Marco Martins sobre o Ballet Gulbenkian são outras das propostas culturais que integram a grelha de programação. A exibição de “Fado Camões”, “um trabalho documental em torno da lírica camoniana”, também está garantida.
Para os mais novos também há novidades. O magazine “Descomplica”, conduzido por Vera Pimentel, é uma delas. “Aconteceu mesmo”, um programa sobre factos curiosos e inusitados da história de Portugal é outra das estreias. “DuARTe – Uma peça de arte”, o filme “Smeds and Smoos” e o regresso de “Radar XS”, com um novo cenário e uma nova imagem, também figuram na lista.