Fora do Escritório com Domingos Esteves, diretor-geral do Burger King Portugal
Nas férias mantém o contacto com a equipa, ainda que de forma reduzida. Lê diariamente os meios de comunicação de referência nacionais e internacionais e as notícias desportivas
Daniel Monteiro Rahman
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Novobanco patrocina revista dos 40 anos da Blitz
Um terço dos portugueses está a gastar mais em compras online
José Guerreiro reforça departamento criativo da Lisbon Project
Perplexity já permite fazer compras
Cristina Ferreira trava execução de sentença de primeira instância da SIC
BA&N faz parceria com consultora SEC Newgate
António Zambujo é o embaixador dos vinhos da Vidigueira
ERA recorre ao humor para atrair gerações Y e Z (com vídeo)
“Cream é não provar” as novas Amarguinhas Creme
Domingos Esteves, diretor-geral do Burger King Portugal, assume que no seu setor é impossível desligar-se do trabalho a 100%, mesmo durante os períodos de férias. Procura, no entanto, distanciar-se da operação do quotidiano, aproveitando para inspirar-se em novas ideias, como aconteceu nas mais recente férias onde viajou com a sua família até à Jávea (na foto), na região de Alicante, em Espanha.
O que é que não faz durante as férias, que faça habitualmente quando está a trabalhar?
Estar presente fisicamente no negócio e estar perto da equipa. Mantenho contacto, mas como é lógico não o faço com a proximidade e intensidade de um dia a dia de trabalho. Acompanho os resultados diários e estou disponível para qualquer situação que se justifique, mas as férias são um período onde tento desconectar e estar mais presente, junto da família. Não deixo de ir lendo os emails, mas não dou seguimento aos que considere não ser necessário.
Estar de férias significa desligar ou inspirar-se para novas ideias a aplicar no trabalho? Porquê?
No setor a que me dedico, e no retalho em geral, não acredito que seja possível desligar a 100%. Temos múltiplas situações que não nos permitem desligar e em que nem é vantajoso. Mas também é esse contacto que mantenho que me ajuda claramente a pensar e a inspirar-me em novas ideias, já que o faço de uma forma mais pausada e distante de maneira a que muitas vezes consigo voltar com melhores ideias para implementar.
Quais são os jornais, programas de televisão, podcasts, sites ou outros meios de comunicação que segue durante as férias?
Televisão pouca ou quase nenhuma, já que privilegio estar fora de casa e aproveitar ao máximo as condições que o nosso clima nos oferece, seja praia, campo ou atividades na natureza. Faço uma passagem diária nos sites e jornais de referência nacionais e internacionais, para me manter a par do que se está a passar no mundo. Leio, mais do que o habitual, as notícias desportivas e aproveito para pôr a leitura em dia de alguns livros, que fui adquirindo ao longo do ano.
Quais são as marcas que o acompanham nas férias?
Penso que nenhuma em específico. Não opto por marcas especiais para as férias, olho mais à utilidade. Quero produtos que me sejam úteis e que permitam aproveitar as férias.
Qual é a primeira coisa que faz quando regressa ao escritório?
Em primeiro lugar falo com as pessoas da empresa, para saber como estiveram e o que se passou na minha ausência. Depois, naturalmente, olhar para os emails e identificar as urgências, para poder dar resposta a todos os temas pendentes. No mesmo dia, quando possível, gosto de visitar a frente do negócio, os nossos restaurantes, para sentir como está o mercado. Para mim, esta é sem dúvida a forma mais rápida de entrar no ritmo necessário.