Fumaça obtém financiamento de 84 mil euros da Open Society
O projecto de jornalismo Fumaça ganhou um novo financiamento da Open Society Foundations (OSF), no valor de 84 mil euros. A OSF, criada pelo milionário George Soros, reúne mais de […]
Rui Oliveira Marques
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
O projecto de jornalismo Fumaça ganhou um novo financiamento da Open Society Foundations (OSF), no valor de 84 mil euros. A OSF, criada pelo milionário George Soros, reúne mais de 20 fundações. Em Setembro deste ano, o Fumaça já tinha arrecadado mais de 20 mil euros em campanhas de crowdfunding para financiar três séries documentais.
“Vamos continuar a apostar em jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar, e queremos ser o primeiro projecto de jornalismo em Portugal a ser totalmente financiado pelas pessoas. Esta bolsa vai ajudar-nos a chegar a esse objectivo”, aponta Ricardo Esteves Ribeiro, co-fundador do Fumaça.
O projecto já arrecadou mais de 400 mil euros em bolsas de jornalismo independente. Em 2019, os donativos individuais correspondiam a 400 euros por mês, cobrindo cerca de 5 por cento das despesas, enquanto actualmente representam mais de 40 por cento (quatro mil euros por mês). Segundo os responsáveis, a comunidade de contribuidores Fumaça conta com mais de 1200 pessoas e a contribuição média é de seis euros.