TBWA Lisboa desenvolve nova campanha da McDonald’s para a geração Z (com vídeo)
“A McDonald’s segue-te” é a assinatura da nova campanha da marca. Protagonizada por cidadãos comuns com histórias de vida que vale a pena conhecer com maior pormenor, foi desenvolvida pela […]
Luis Batista Gonçalves
Prémios Marketing M&P estão de volta. Conheça o júri e inscreva-se
DAZN assegura direitos de transmissão gratuita do FIFA Club World Cup 2025
Um em cada cinco dólares de publicidade fora da China vai para a pesquisa Google
Deployteq chega a Portugal e junta-se à APPM como patrono
Auchan celebra quem está por trás das refeições de Natal (com vídeos)
Dentsu prevê aumento de 6,8% das despesas mundiais em publicidade, em 2025
BBDO reforça departamento criativo
TIN está oficialmente insolvente
Cristiano Ronaldo Jr. apresenta novo equipamento do Sporting em campanha da VML (com vídeo)
Black Friday 2024 bate recordes nacionais de vendas
“A McDonald’s segue-te” é a assinatura da nova campanha da marca. Protagonizada por cidadãos comuns com histórias de vida que vale a pena conhecer com maior pormenor, foi desenvolvida pela TBWA Lisboa para a McDonald’s Portugal e pretende apelar à geração Z.
“Com esta campanha, a marca demonstra como se inspira nos jovens para fazer mais e melhor pelo planeta, pelo emprego e pelas comunidades onde se inserem os restaurantes da marca. Para dar voz a esta campanha, a McDonald’s procurou exemplos inspiradores de pessoas reais, incluindo colaboradores e jovens consumidores portugueses, dando-lhes palco nas diversas peças e canais de comunicação que a integram”, esclarece a cadeia de restauração em comunicado de imprensa.
Presente em outdoor, televisão, rádio e digital, a campanha integra dois filmes e sete minidocumentários que serão divulgados até ao fim do ano nas redes sociais e no site da insígnia. “A nova campanha pretende transmitir que a marca tem os jovens como inspiração, procurando promover, junto desta geração, uma maior confiança num mundo melhor”, esclarece Sérgio Leal, diretor de marketing da McDonald’s Portugal.
“Isto porque, em toda a comunicação da campanha, retratamos as áreas que mais preocupações trazem à geração mais nova, como é o caso do emprego e da sustentabilidade ambiental, valores também eles partilhados pela McDonald’s, pelo que procuramos mostrar o caminho que também a marca está a percorrer nestas áreas-chave”, acrescenta o responsável.
“Queremos, assim, com esta campanha, posicionar a McDonald’s do lado desta geração, ao partilharmos dos seus valores e da sua ambição de fazer a diferença, hoje e no futuro, dando força às suas vozes, iniciativas e histórias individuais”, refere ainda o marketeer. Com produção da Blanche Filmes, realização e direção de fotografia de Pedro Varela e consultoria de produção da Pro(u)d, teve Marco Pacheco como diretor criativo executivo.
As (muitas) histórias de sucesso que inspiraram a campanha
Ao longo das mais de três décadas da marca em Portugal, são muitas as histórias que demonstram o impacto local que a McDonald’s tem tido junto de parceiros, fornecedores, equipas e franquiados. “Nesta campanha de comunicação, a marca reforça algumas das ações e projetos que tem desenvolvido com impacto no planeta, como a aposta na redução de emissões em toda a sua cadeia de valor, o seu compromisso com a reciclagem e a adoção de soluções circulares”, refere a cadeia de restauração.
Além de ter reduzido uma média de 500 toneladas de plástico por ano, a marca tem investido em projetos de economia circular. O plano de revalorização dos óleos alimentares usados nas cozinhas já permitiu reutilizar mais de sete mil toneladas de óleos para biodiesel e o projeto de reciclagem das fardas antigas dos funcionários dos restaurantes resultou na revalorização de mais de 10 toneladas de tecido.
“A McDonald’s trabalha ainda na melhoria da eficiência energética dos seus estabelecimentos, tendo vindo a instalar equipamentos de cozinha mais eficientes e sistemas de painéis fotovoltaicos nalguns desses espaços”, esclarece a companhia, que também tem em mãos um projeto-piloto no restaurante da marca em Pombal que visa a obtenção de consumos energéticos mais eficientes.
“A par da aposta nas pessoas que trabalham com a marca, a McDonald’s procura fazer a diferença nas comunidades onde se insere, apoiando mais de 350 instituições locais através dos seus restaurantes e contribuindo para a dinamização económica do país, ao procurar integrar, sempre que possível, parceiros nacionais na sua atividade. Hoje, são mais de 30 os fornecedores nacionais de ingredientes frescos, num total de 700 empresas portuguesas”, esclarece.
“O caminho para a sustentabilidade ambiental e social que estamos a fazer é partilhado por todos, empresas e pessoas, e aprendemos muito com os exemplos dentro e fora do universo McDonald’s. Mesmo sabendo que ainda há mais para fazer, faz parte do nosso ADN ter um impacto positivo nas comunidades onde opera”, justifica ainda Marta Amaro, gestora do Departamento de Impacto e Comunicação da McDonald’s Portugal.