55% dos portugueses aproveita a Black Friday, mas 70% prefere esperar pelos saldos, garante estudo
Em tempo de promoções, os estudos de mercado sobre hábitos de consumo sucedem-se a uma velocidade vertiginosa. Depois da GfK, da Netsonda, da ConsumerChoice, da mUp Research e da Eupago, o […]
Luis Batista Gonçalves
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Em tempo de promoções, os estudos de mercado sobre hábitos de consumo sucedem-se a uma velocidade vertiginosa. Depois da GfK, da Netsonda, da ConsumerChoice, da mUp Research e da Eupago, o Cetelem acaba de divulgar os dados do Observador Natal 2023. Segundo a análise da insígnia do BNP Paribas Personal Finance, mais de metade dos portugueses (55%) aproveita as promoções da Black Friday e da Cyber Monday para antecipar compras e poupar dinheiro.
Ainda assim, sete em cada dez dos inquiridos (70%) prefere adiar algumas aquisições e aproveitar os saldos de janeiro para as fazer, para não se endividar nesta fase. “Fruto da conjuntura, marcada pelo agravar da situação económica de muitas famílias, antecipar ou adiar compras é a estratégia encontrada por cada vez mais consumidores para poupar e manterem equilibrados os seus orçamentos familiares”, refere a organização em comunicado de imprensa.
“36% afirmam que anteciparão as compras de Natal. Pretendem gastar em média 131 euros, um valor que tem vindo a diminuir de ano para ano”, refere o estudo. Em 2021, esse valor rondava os 148 euros. Em 2022, desceu para os 138 euros. Este ano, a verba investida deverá ser inferior. “São os consumidores na faixa etária dos 35 aos 44 anos e da região norte do país que preveem gastar mais dinheiro”, revela ainda a análise apresentada pela empresa de crédito.
“Apesar de estarem disponíveis promoções das mais diversas marcas, há produtos aos quais os consumidores estão sempre mais atentos. Assim, 57% quer comprar na categoria de Vestuário & Acessórios de Moda [face a 59% em 2022], 37% pretende adquirir na de Brinquedos [face a 36% em 2022] e 35% vai aproveitar as promoções em artigos de beleza, mais especificamente na de Perfumes & Maquilhagem [face a 39% em 2022]”, apurou ainda a análise do Cetelem.