Geração Z prefere YouTube ao TikTok
O Facebook (25%) supera a outra rede social da Meta, o Instagram (23%), e 10% escolhem o Snapchat. Apenas 3% dos inquiridos classificam o X como a plataforma social favorita, segundo o inquérito da PreciseTV com a Giraffe Insights, que avalia o consumo de media dos adolescentes
Meios & Publicidade
Talents Agency funde empresas e reforça equipa
Lourenço Thomaz é jurado no Eurobest Awards 2024
SIBS entrega à MOP publicidade no Multibanco e ATM Express
Pepsi está a ficar para trás, mas desafia a Coca-Cola
Resiestrela incentiva à reciclagem com campanha da Lobby (com vídeos)
OpenAI acredita na massificação dos agentes de IA até 2025
KFC é a marca com mais interações no TikTok em Portugal
Sidul entrega comunicação à Adagietto
BA&N conquista comunicação da Salsa
Marcas tiram partido do regresso dos ‘dumbphones’
Um estudo da PreciseTv indica que a maioria dos inquiridos da geração Z elege o YouTube como a plataforma de redes sociais preferida, surgindo o TikTok em segundo lugar, noticia a Ad Age. Abordando os comportamentos de consumo de meios de comunicação dos jovens, o inquérito da agência especializada em campanhas online em vídeo foi realizado em conjunto com a empresa de pesquisa sobre crianças e adolescentes Giraffe Insights.
O inquérito, conduzido nos Estados Unidos junto de mil adolescentes com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos e respetivos pais, revela que 46% dos inquiridos da geração Z escolhem o YouTube como a rede social de preferência, seguido pelo TikTok, com 29%. O Facebook (25%) supera a outra rede social da Meta, o Instagram (23%), e 10% preferem o Snapchat. Apenas 3% dos inquiridos classificaram o X como a sua plataforma social favorita.
“Os anunciantes têm de compreender melhor o consumo de media dos adolescentes, não só a um nível avançado, mas também a nível de cada vídeo, tema e tópico. Com estas audiências fragmentadas, é preciso muito mais rigor”, explica Denis Crushell, diretor comercial da PreciseTV, citado pela Ad Age.
O inquérito revela que YouTube, TikTok e jogos de vídeo são os meios de comunicação mais utilizados por esta faixa etária. O inquérito indica também que 58% dos jovens afirmam ser utilizadores do Facebook, comparativamente a 55% no caso do Instagram. Apenas 36% afirmam ter visto recentemente conteúdos na televisão.
Ao avaliar a publicidade em cada plataforma, o estudo identifica divisões entre os canais de comunicação social de que os adolescentes se lembram dos anúncios e os que consideram mais agradáveis. O YouTube foi o canal mais bem classificado em ambas as métricas, com 52% dos jovens a recordarem-se dos anúncios que viram na plataforma e 27% a afirmarem que são de melhor qualidade do que em outras plataformas, embora 25% dos adolescentes ignorem toda a publicidade no YouTube.
A tolerância da geração Z em relação aos anúncios no TikTok e no Instagram, no entanto, é muito menor, com 19% e 10% a indicarem que gostam dos anúncios nas plataformas, respetivamente. Porém, as reações aos anúncios em plataformas lideradas por influenciadores, como o Instagram ou o TikTok, em comparação com outras redes sociais, são mais matizadas.
Denis Crushell argumenta que a avaliação que os inquiridos fazem dos anúncios em plataformas lideradas por influenciadores, como o Instagram e o TikTok, é provavelmente uma resposta aos anúncios que funcionam como interrupções comerciais tradicionais e não como anúncios integrados no conteúdo do criador.
No domínio da televisão, uma percentagem mais elevada de adolescentes recorda ter visto anúncios em plataformas de streaming (31%) do que na televisão convencional (29%), embora o streaming tenha ficado em último lugar entre as plataformas que apresentam anúncios mais apreciados por adolescentes (9%). A televisão convencional representa 23% nesta métrica e exemplifica de forma semelhante a aceitação de anúncios em plataformas onde são esperados, em comparação com plataformas que só recentemente começaram a interromper os conteúdos.
Ao selecionarem as plataformas de streaming preferidas, 27% dos adolescentes escolheram a Netflix como a plataforma de eleição, em seguida encontra-se o YouTube, com 16%, e o Hulu ocupa o terceiro lugar, com 10% de preferência. O Prime Video, o Disney+ e o Paramount+ apresentam percentagens de preferência de apenas um dígito.