A Apple é a marca mais valiosa do mundo. Segundo um estudo da consultora internacional Brand Finance, a marca fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak permanece na primeira posição do ranking, tendo valorizado 11%, em 2024, face a 2023. Vale atualmente 574,5 mil milhões de dólares (cerca de €547,9 mil milhões). À exceção de 2023, ano em que fica atrás da Microsoft, a Apple mantém-se no primeiro lugar da tabela desde 2021.
As quatro marcas mais valiosas do mundo pertencem a empresas tecnológicas, com a Microsoft a ocupar a segunda posição do ranking, com uma valorização de 35% em 2024, para os 461,1 mil milhões de dólares (cerca de €439,7 mil milhões). Em terceiro lugar, surge a Google, que cresce 24%, face a 2023, para os 413 mil milhões de dólares (cerca de €393,9 mil milhões).
A Amazon ocupa a quarta posição da lista. A empresa liderada por Andy Jassy valoriza 15%, atingindo os 356,4 mil milhões de dólares (cerca de €339,9 mil milhões), à frente do Walmart, em quinto lugar. O retalhista norte-americano, que valoriza 42%, para os 137,2 milhões de dólares (cerca de €130,8 mil milhões), é a primeira empresa não-tecnológica a surgir na tabela, subindo uma posição face a 2023.
A Samsung é a sexta marca mais valiosa, atingindo os 110,6 mil milhões de dólares (cerca de €105,3 mil milhões). O TikTok, em sétimo lugar, é a marca que mais valoriza, passando dos 65,7 mil milhões de dólares (cerca de €62,6 mil milhões) em 2023 para os 105,8 mil milhões de dólares (cerca de €100,9 mil milhões) em 2024.
A rede social da ByteDance, que tanta polémica tem criado ao longo dos últimos meses, já ultrapassa o Facebook, que, a valer 91,5 mil milhões de dólares (cerca de €87,2 mil milhões), ocupa a oitava posição do ranking. No penúltimo lugar da tabela, surge a Nvidia, com um valor de marca de 87,9 mil milhões de dólares (cerca de €83,8 mil milhões).
A encerrar o top 10 encontra-se a State Grid Corporation, a segunda marca não-tecnológica a irromper por entre as ‘big tech’. A empresa chinesa, que fabrica e comercializa redes elétricas, vale 85,6 milhões de dólares (cerca de €81,6 mil milhões).
Tesla a desvalorizar
A Brand Finance destaca ainda as maiores desvalorizações face a 2023, com a Tesla a cair dos 58,3 mil milhões de dólares (cerca de €55,6 mil milhões) para os 43 mil milhões de dólares (cerca de €41 mil milhões). A empresa de Elon Musk desce 18 posições na tabela das 500 marcas mais valiosas, passando da 18ª para a 36ª posição.
A Starbucks também perde valor, descendo da 15ª posição do ranking para a 45ª, fruto da avaliação de 38,8 mil milhões de dólares (cerca de €37,1 mil milhões), menos 21,3 mil milhões de dólares (cerca de €20,3 mil milhões) face a 2023, ano em que a marca valia 60,1 mil milhões de dólares (cerca de €57,3 mil milhões).