40% dos consumidores já recorre a ferramentas de IA para pesquisar produtos
A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada, aponta o estudo ‘The Future of Search’, usado pelo Omnicom Media Group para promover dois novos serviços de planeamento de meios
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Os consumidores estão a alterar o comportamento de pesquisa online, avança o estudo ‘The Future of Search’. Segundo a análise do Omnicom Media Group (OMG), 40% dos consumidores já recorre regularmente a ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, o Chatsonic ou o Perplexity AI, para procurar informações sobre produtos e serviços. Fazem-no para “usufruir de uma experiência de interação e de conversação mais dinâmica”, revela o estudo.
A maioria (54%) lamenta, no entanto, não existir “uma plataforma unificada que corresponda a todas as suas necessidades”, refere o documento, que defende que a pesquisa online é uma ferramenta estratégica no marketing que não pode ser desvalorizada pelos ‘marketers’ numa era de crescente digitalização.
“O cenário da utilização crescente de ‘smartphones’, do consumo de conteúdos rápidos, leves e interativos e da procura por formas de conexão imediata influenciam fortemente os comportamentos de pesquisa dos consumidores, com 76% dos inqueridos a referir uma maior preferência por plataformas de ‘e-commerce’, como a Amazon, para procurarem os seus bens de consumo”, salienta a análise.
A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada a atrair um número crescente de utilizadores. De acordo com o estudo do OMG, estes dispositivos já permitem que 38% dos inquiridos procurem informações sobre conteúdos de entretenimento.
“Paralelamente, regista-se uma diferença geracional entre os consumidores, com 33% da geração Z e 28% dos ‘millennials’ a afirmarem ter substituído os motores de busca pelas plataformas de redes sociais”, avança a análise, sublinhando que “o ‘search’ tem evoluído profundamente num ecossistema fragmentado, ocorrendo ao longo de todo o ciclo de compra e perante um contexto de comportamentos do consumidor cada vez mais diversificados e individualizados, impulsionados na era dos ‘smartphones’ e da hiperconectividade”.
O estudo do OMG é divulgado numa altura em que o grupo anuncia duas soluções tecnológicas, que desenvolveu com a Google, que integram tecnologia de IA. Uma delas permite um planeamento com base no ‘share of voice’ (SOV) do volume de pesquisa da marca face à concorrência.
A outra é um agente de pesquisa que permite criar novos conjuntos de ‘key words’, recomendar públicos-alvo e fazer segmentações baseadas no OMNI Audiences, sistema operativo proprietário da OMG, “para desenvolver de conteúdos criativos (textos, imagens e/ou vídeos), mais alinhados com a expetativa do consumidor”, revela o grupo de media em comunicado de imprensa.