Audiências mensais: Consumo televisivo cresce 2% em dezembro
Dezembro é o mês que regista os níveis de audiência média mais elevados do ano. Entre os canais FTA, a TVI, com um ‘share’ de 15,3%, mantém a liderança, à frente da SIC, que termina o mês com uma quota de 13,7%. A RTP ocupa o terceiro lugar, com 11,2% de ‘share’
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A análise de audiências de televisão da agência de meios Initiative, que integra o grupo Mediabrands, revela que em dezembro de 2024 o consumo televisivo regista um crescimento de 2%, face ao mês de novembro. No global, o consumo de televisão mantém a tendência de crescimento, tendo o mês de dezembro sido aquele com os níveis de audiência média mais elevados do ano.
Entre os canais FTA (RTP1, SIC e TVI), a TVI, com um ‘share’ de 15,3%, mantém a liderança. A SIC e RTP1, com quotas de 13,7% e 11,2%, ocupam a segunda e a terceira posição da tabela, respetivamente, não se tendo verificado alterações face ao mês anterior.
Num mês marcado pelas férias escolares, destaque para a tipologia Outros (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas), que é a mais beneficiada, aumentando um ponto percentual face ao último mês. Em sentido contrário, evolui a tipologia de ‘pay-tv’, registando uma diminuição de um ponto percentual em comparação com o mês de novembro.
Do top canais do cabo, a CMTV, apesar de uma diminuição (menos sete pontos percentuais face a novembro), mantém-se como o canal preferido dos portugueses na ‘pay-tv’. Num mês em que muitos portugueses aproveitam para tirar férias, os canais de filmes e séries são os que mais crescem durante as semanas que antecedem o Natal.
Entre os canais que exibem este tipo de produções, o destaque vai para os canais Star Movies (mais três pontos percentuais face a novembro), Hollywood (mais dois pontos percentuais em comparação com o mês de novembro) e Star Life (mais dois pontos percentuais face a novembro).
Em dezembro, o programa mais visto é o ‘Secret Story – O Vencedor’. O programa que coroou o vencedor do ‘reality show’ da TVI, transmitido durante a noite de passagem de ano, conta com uma audiência média de 1,2 milhões de telespetadores, com um ‘share’ de 35,6%.
Na segunda posição está o jogo da Taça de Portugal entre o Sporting CF e o CD Santa Clara, com uma audiência média de 1,129 milhões de telespetadores, a que corresponde um ‘share’ de 23,8%.
O programa de televisão ‘Secret Story’ representa nove dos dez programas mais vistos do mês, sendo a única exceção o jogo de futebol transmitido pela RTP1, com a aproximação da reta final do programa a provocar um maior interesse dos portugueses no ‘reality show’.
Relativamente às audiências por período horário, no mês de dezembro, a SIC lidera apenas durante o período do almoço, com a transmissão do bloco informativo ‘Primeiro Jornal’, tendo verificado um ‘share’ de 20,4%, contra o de 17,6% registado pela TVI no mesmo período.
A TVI mantém a liderança nos períodos da manhã e da tarde, no ‘prime time’ e no ‘late night’. Contudo, é durante o período do primeiro ‘prime time’ onde a diferença face à SIC é menor (16,2% da TVI face a 15,6% da SIC). A RTP1, com a transmissão do concurso ‘O Preço Certo’, lidera durante o ‘pré-prime’ com alguma vantagem sobre a TVI (16,1% da RTP1 face a 14,4% da TVI), sendo este o período do dia o único durante o qual consegue liderar.