Bancos digitais em alta: as razões por detrás desta tendência
Com a ascensão da tecnologia financeira, o banco digital tornou-se uma escolha cada vez mais popular entre os portugueses.
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Com a ascensão da tecnologia financeira, o banco digital tornou-se uma escolha cada vez mais popular entre os portugueses.
Oferecendo conveniência, inovação e soluções personalizadas, estas instituições estão a transformar a forma como as pessoas gerem as suas finanças.
Mas o que explica o crescimento desta tendência em Portugal?
De acordo com um estudo da consultora Finder, estima-se que, até 2026, 28% dos portugueses venham a deter uma conta bancária num banco digital.
Este crescimento acelerado permitirá a Portugal situar-se no 15.º lugar do ranking mundial de adoção de serviços bancários digitais.
Os números revelam, inclusive, um crescimento superior à média europeia e global. Mas de onde vem a confiança que os consumidores portugueses depositam neste tipo de instituição financeira?
É o que procuraremos responder de imediato, começando por esclarecer o que é, de facto, um banco digital.
O que são bancos digitais e o que os diferencia dos bancos tradicionais?
Ao contrário de um banco tradicional, todos os processos de abertura de conta, contratação de produtos e comunicação com a instituição bancária digital ocorrem de forma 100% online, o que simplifica e agiliza a resolução de problemas e a subscrição de serviços financeiros.
Além desta rapidez de processos, a burocracia é menor, o que torna tudo mais célere. Os custos também tendem a ser mais reduzidos, pois as taxas de juro costumam ser mais baixas e muitas comissões simplesmente não existem.
Em grande parte, estas condições mais competitivas devem-se ao facto de os bancos digitais não possuírem balcões físicos, reduzindo assim os custos de manutenção de infraestruturas e de gestão de documentação (todo o processo acontece em ambiente digital).
Razões pelas quais os bancos digitais são uma tendência global
Uma das principais razões para que tantas pessoas em Portugal e no mundo optem por abrir uma conta num banco digital está relacionada com a forma como as ferramentas oferecidas por estas instituições estão alinhadas com os hábitos de consumo atuais.
Hoje em dia, grande parte da nossa vida passa pelo universo online, mesmo em atividades que, até há bem pouco tempo, exigiam maior burocracia e a nossa presença física para serem concretizadas.
Um exemplo claro é a contratação de um crédito pessoal ou de um cartão de crédito, que, num banco digital, ocorre de forma totalmente online através do site ou da app da instituição.
Além disso, a forte componente tecnológica permite a introdução de ferramentas que facilitam a escolha do consumidor — como os simuladores de crédito, que não só calculam o valor da prestação mensal em função do montante e do prazo de reembolso, mas também apresentam as taxas de juro associadas (TAN e TAEG), o total do empréstimo (MTIC) e a opção de realizar o pedido de adesão no próprio simulador.
Dado que a burocracia envolvida é menor, depois de efetuada a simulação, basta preencher um formulário online, anexar o Cartão de Cidadão, o comprovativo de morada, o comprovativo de rendimentos e o IBAN para submeter o pedido. Regra geral, em apenas 24 horas, é possível obter uma resposta e, poucos dias depois, o valor solicitado é depositado na conta bancária.
A experiência do consumidor é, de facto, mais simples e intuitiva num banco digital, o que também se deve a um suporte e atendimento ao cliente disponíveis 24/7, através do canal com que o consumidor se sinta mais confortável (email, mensagem, telefonema, chat, etc.).
Assim, eventuais dúvidas ou reclamações são resolvidas com maior rapidez.
Como escolher o melhor banco digital para si?
Para aceder às melhores condições contratuais, recomenda-se que comece por comparar as taxas de juro oferecidas pelos diversos bancos digitais do mercado financeiro português.
Neste ponto, dê especial atenção à TAN (Taxa Anual Nominal) e à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global), pois ambas influenciam os custos associados a produtos de financiamento, como o crédito pessoal ou o cartão de crédito.
Como um banco digital não oferece apenas financiamento, é também importante verificar os benefícios associados às contas e apurar se será necessário subscrever produtos ou serviços adicionais para usufruir dessas vantagens.
Além disso, procure perceber que tipo de atendimento e suporte o banco proporciona, bem como a rapidez na resposta.
Por último, avalie a acessibilidade às contas e produtos do banco, nomeadamente a existência de uma app e a forma como esta funciona, para ver se realmente se adequa às suas necessidades.