Rui Oliveira Marques
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Até Cavaco Silva já apareceu na publicidade da Ryanair. A companhia low cost tem adoptado estratégias que não aparecem em nenhum manual de comunicação. São controversas, geram notícias nos media e são muito baratas de implementar. Um caso a seguir com atenção, portanto. Uma das que mais retorno tem gerado são uns pequenos anúncios, geralmente a preto e branco, em que chefes de Estado europeus e famosos são enquadrados em situações relacionadas com a actualidade. Aparecem em vários jornais em apenas um dia e logo a seguir são alvo de discussão. O nosso presidente da República apareceu no ano passado num anúncio a pensar, qual personagem de banda desenhada: “Com estes bilhetes a 5 euros da Ryanair agora é que dou à sola.” Apesar de estarmos em pleno caso das escutas, a irreverência, ou se preferirem, a violação de direitos de imagem da mais alta figura do Estado, passou discretamente. Mas lá fora, outros líderes políticos avançaram para tribunal. Nos últimos dias, e a propósito da greve de pilotos da TAP agendada para o período da Páscoa, a Ryanair encontrou mais uma oportunidade para aparecer nos media. Em comunicado Daniel de Carvalho, director de comunicação da Ryanair, foi directo no ataque ao concorrente: “É inacreditável que um pequeno grupo de pilotos ao serviço de uma companhia que já está em situação de falência técnica esteja agora a exigir aumentos salariais no período de recessão que atravessamos”. Os jornais adoraram, claro, e a marca lá conseguiu, mais uma vez, o equivalente a milhares de euros em publicidade gratuita. É um grande exemplo de relações públicas.
Estendemos por mais dois dias úteis o prazo para as inscrições nos Prémios de Design Meios & Publicidade. Dia 23 de Março é o derradeiro dia para participar. Boa sorte!