A primeira semana com iPad
Completa-se amanhã a primeira semana de vida comercial do iPad.
Pedro Durães
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Completa-se amanhã a primeira semana de vida comercial do iPad. Lançado no último fim-de-semana, o novo equipamento da Apple teve uma primeira semana rodeada de grande buzz, apesar de estar à venda apenas nos EUA. Uma primeira semana que fica marcada pelas declarações do magnata da comunicação Rupert Murdoch, que se mostrou confiante no potencial do iPad como possível salvador da imprensa escrita. Murdoch falava numa conferência do National Press Club, na Universidade George Washington, defendeu que é preciso colocar um ponto final na apropriação de notícias sem pagar por parte de outras plataformas. “Vamos impedir empresas como o Google ou a Microsoft ou quem quer que de nos tirarem histórias a troco de nada… Há uma lei de direitos e eles reconhecem-na”, referiu, apontando o dedo ao facto de os motores de busca estarem, ao agregar conteúdos, a explorar um “rio de ouro”. Nesse sentido, defende a utilização de paywalls, como a que é utilizada pelo ‘seu’ Wall Street Journal e à qual se vão juntar os seus títulos britânicos, a partir de Junho. Em relação ao iPad, que considera ser uma arma neste sentido, Murdoch disse: “Tive um vislumbre do futuro no fim-de-semana passado com o iPad da Apple. É uma coisa maravilhosa. Se tivermos menos jornais mas mais destes [iPad]… pode bem ser a salvação da indústria da imprensa”.
No mercado publicitário, o iPad começou já também a gerar alguma movimentação e os grandes anunciantes começam a surgir com estratégias de marketing para assegurar presença na nova plataforma móvel da Apple. É o caso da cadeia hoteleira Courtyard by Marriott, que será o único anunciante na versão iPad do USA Today durante três meses (um investimento de tal ordem que permitirá a distribuição gratuita da publicação), ou da transportadora FedEx, que comprou espaços publicitários nas aplicações para iPad do Wall Street Journal, Reuters e Newsweek, neste dois últimos em exclusivo por 90 dias. A Time conta também com anúncios na versão iPad de grandes anunciantes como a Unilever, a Toyota Motor, a Korean Air ou a Fidelity, enquanto o The Journal fez saber que tem entre os seus primeiros anunciantes na plataforma marcas como a Capital One, Buick, Oracle, iShares ou FedEx. De acordo com um perito citado pelo The New York Times, a publicidade inserida em aplicações de meios de comunicação social poderão rondar custos entre os 75 mil e os 300 mil dólares por alguns meses em regime de exclusividade, mas, para já, questões como a política de definição de preços e formas de medição específicas para este meio continuam em discussão.
A primeira semana do novo gadget ficou também marcada pela superação de expectativas comerciais.
Algumas consultoras calculam que as vendas durante o primeiro fim-de-semana terão atingido as 700 mil unidades, incluindo as pré-reservas.