Lei da rádio e design
Lei da Rádio – Finalmente vai existir uma nova Lei da Rádio, uma promessa do anterior governo e que era reivindicada há quase 10 anos, ou seja, desde que entrou em vigor a actual lei de base do sector.
Carla Borges Ferreira
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Lei da Rádio – Finalmente vai existir uma nova Lei da Rádio, uma promessa do anterior governo e que era reivindicada há quase 10 anos, ou seja, desde que entrou em vigor a actual lei de base do sector. A principal alteração da nova proposta, à qual o M&P teve acesso (págs 6 e 7), acaba com a limitação de cada operador poder deter apenas cinco licenças em todo o território nacional, passando o limite a 10 por cento do total de estações do país – desde que não ultrapasse os 50 por cento na mesma área de cobertura. Uma limitação que como reconhecia o anterior ministro dos Assuntos Parlamentares, carecia de fundamento, de racionais económicos de mercado. Para além deste ponto, as emissões em cadeia são facilitadas e termina a obrigatoriedade de existir uma rádio generalista por concelho – questão que menos reúne a unanimidade do sector. Visto globalmente como positivo, é provavelmente a primeira iniciativa legislativa dos últimos anos que não é encarada como um ataque aos media.
Prémios de Design Meios & Publicidade ’10 – 96 empresas, com um total de 385 trabalhos, aderiram à primeira edição dos Prémios de Design Meios & Publicidade. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 20, a partir das 19h00, no Lollipop, em Lisboa. Em Fevereiro, quando lançámos esta iniciativa, dissemos que, para que os prémios fizessem sentido, para que os vencedores se possam orgulhar de os receber, existiam duas condições essenciais: que os trabalhos inscritos fossem representativos do melhor que se faz no mercado e que o júri fosse composto por profissionais de méritos reconhecidos. No que toca à segunda questão, estávamos tranquilos. À primeira, só agora podemos responder, mas a resposta dificilmente poderia ser mais positiva. Vamos mesmo premiar o melhor design nacional!