Diários menos lidos
Nas revistas de sociedade a Caras mantém-se na liderança com 5,8%.
Ana Marcela
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O primeiro trimestre não trouxe boas novas em termos de audiências para os diários generalistas. O segmento caiu 3,83% em relação aos primeiros três meses do ano passado, para os 32,6%, e cerca de 2% face à última vaga. Um desempenho resultante das quebras ocorridas na grande maioria dos títulos, sendo a excepção nos dois parâmetros em análise, o Correio da Manhã e o Jornal de Notícias, que reforçam as suas audiências. O diário da Cofina mantém-se como o diário generalista mais lido, com uma audiência de 12,8%, surgindo o Jornal de Notícias na segunda posição com 12,3%. Nos diários generalistas em banca, as quebras mais acentuadas face ao primeiro trimestre do ano passado são as ocorridas no Diário de Notícias e no 24 horas que vêem recuar 21,28% e 25% o seu número de leitores, para os 3,7% e 2,4% de audiência. O I surge pela primeira vez no Bareme Imprensa com 1,4% de audiência. Nos gratuitos, o Metro, apesar da descida, é o jornal mais lido, com 5,5%.
Nos semanários, a liderança mantém-se nas mãos do Expresso com 7,9%, mas de realçar a subida do Sol que aumenta em mais de 30% a sua audiência no período, tanto face à última vaga, como face ao período homólogo, para 4,1% de audiência. Um resultado a que certamente não será alheio o impacto mediático do caso Face Oculta.
Com uma audiência de 7,2% a Visão lidera as newsmagazines, contudo no período é a Sábado a que mais cresce face aos primeiros três meses do ano passado (21,62%), fixando-se nos 4,5%.
Nos diários de economia mantém-se o Diário Económico como o título mais lido com 2,5%, embora com a subida de 10% do Jornal de Negócios, para os 2,2% de audiência, o título da Cofina tenha encurtado a sua distância face ao líder. Do segmento, destaque para a subida do Oje.
Nas revistas de sociedade a Caras mantém-se na liderança com 5,8%. O segmento, contudo, cai 6,72% em relação a igual período do ano passado, fruto das quebras ocorridas na generalidade dos títulos, sendo a mais acentuada a da Flash (-30%, para os 1,4%). A Cuore entra no estudo com 0,9% de audiência. A Activa lidera as femininas mensais em banca com 3%, sendo que o segmento, embora as quebras ocorridas em alguns títulos, reforçou tanto face à última vaga (+39,22%), como ao período homólogo (+17,36%).
A Maxmen é a mais lida das masculinas, com 3,3% de audiência, apesar das quebras ocorridas tanto face ao período homólogo (-17,5%) como à última vaga (-2,94%). A Playboy, com o desaparecimento da FHM, surge (com 2,1%) como o segundo título masculino mais lido. Com a excepção da Maxmen, todos os títulos vêem subir as suas audiências no primeiro trimestre, destacando-se a subida de 40% da Men’s Health em relação a Janeiro/Março do ano passado, fixando o título da Motorpress a sua audiência nos 1,4%.