Índice Notoriedade e Reputação M&P/Markup
O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim […]
Meios & Publicidade
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O M&P e a Markup, especialista em marketing research, estabeleceram uma parceria com o intuito de divulgar informação sobre a notoriedade e reputação das marcas nos social media. Surge assim o Índice de Notoriedade e Reputação, com o objectivo de medir a visibilidade das marcas e avaliar o sentimento que o público-alvo expressa nas mais diversas redes sociais, media online, fóruns, blogues, quadros de mensagens, etc.
O Índice de Notoriedade representa a percentagem de referências/comentários encontrados nos social media relativamente aos bancos em análise: BES, BPI, CGD, Millennium BCP e Santander Totta, Banif e Barclays nas principais redes sociais, blogues, media, fóruns (fontes nacionais e blogspot), de 1 a 31 de Março de 2010, mediante pesquisas avançadas por palavras-chave, correspondentes ao nome do respectivo banco, sendo apresentado na tabela as 5 marcas mais bem classificadas.
Maioritariamente as referências provêm dos media online, seguindo-se os blogues, depois os microblogues (twitter), a seguir o vídeo sharing e redes sociais.
O Índice de Reputação representa a percentagem de referências/comentários positivos nos social media, recolhidos no índice de Notoriedade. No geral, a informação recolhida é maioritariamente informação financeira (bolsa e serviços) e eventos (patrocínios e outras iniciativas). Entre os assuntos mais abordados nos media online, destacamos os apoios / incentivos do Santander Totta aos jovens estudantes, nomeadamente em bolsas, concursos e outros; análises financeiras sobre produtos bancários do Barclays; o lançamento do ActivoBank by Millennium para clientes jovens Millennium BCP e a sua saída do mercado americano, a contratação pelo BES de Carlos Queiroz para rosto da campanha de apoio a Portugal para o mundial de futebol da África do Sul e o reforço da presença da CGD em Moçambique. O Banif e o BPI, primeiro e segundo na tabela de Notoriedade, têm maioritariamente referências sobre o estado de saúde do Presidente do Banif e 18º Madeira Island Open BPI.
Nos meios informais, como as redes sociais, blogues, microblogues e fóruns, destacamos, entre os temas mais falados, as acções de solidariedade social, principalmente no Haiti e na Madeira, as condições / experiências relativamente aos spreads e créditos do Santander e a Exposição de Arte Partilhada Millennium BCP e Encontros Millennium. O Barclays, apesar de ter menos expressividade pelo número de referências encontradas, destaca-se pela informação referente aos seus produtos bancários. O concerto Amália Hoje no BES Arte e Finança, a divulgação do 18º Madeira Island Open BPI e os alertas lançados pelo BPI sobre fraude, a doença de Horário Roque, presidente do Banif, o programa Active PC Sénior para inclusão digital da população senior da CGD, foram também os mais abordados.