Quando as revistas chegam à televisão online
No próximo dia 2 de Junho, afiança Filipe Vaz, os leitores da revista Pessoal terão acesso a um novo meio: o RH TV.
Ana Marcela
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No próximo dia 2 de Junho, afiança Filipe Vaz, os leitores da revista Pessoal terão acesso a um novo meio: o RH TV. O director-geral da revista dirigida a gestores de recursos humanos justifica esta aposta da editora Tema Central como um necessário passo em frente. “Tendo nós a componente editorial com uma revista e a componente de internet com o site [RH Online] pareceu-nos que o passo seguinte deveria ser a criação de uma web TV”, começa por referir o responsável. “Apesar da crise, acreditamos que a única forma de mantermos a liderança no sector é continuarmos a inovar e a arriscar de forma calculada. Por isso decidimos lançar em Junho de 2010 a RH TV. Desta forma disponibilizamos para o mercado da gestão de recursos humanos uma plataforma multimeios que cobre as vertentes editorial, internet e vídeo”, justifica.
Um ampliar da oferta de conteúdos junto ao target de leitores e anunciantes que parece também ter estado na origem da Essência do Vinho TV, a web TV da revista Wine – Essência do Vinho, ‘no ar’ desde 4 de Dezembro de 2009. O projecto, explica Nuno Guedes Vaz Pires, surge como uma “expansão” da publicação mensal, já que, no entender do director-executivo da Essência do Vinho, “a componente audiovisual é fundamental no nosso quotidiano, sobretudo a partir do momento em que também pode ser difundida, com qualidade, através de uma plataforma de dimensão e alcance ímpar, como é a internet”. Da constatação ocorrida no início do ano passado ao avançar do projecto ainda decorreram alguns meses, porque, diz o responsável, “não queríamos avançar de modo algo amador”, pelo que o tempo foi dispendido não só a ponderar as plataformas técnicas, como a organização dos conteúdos. Definido o conceito, a editora passou à fase de selecção de um fornecedor da plataforma tecnológica, tendo a escolha recaído na You On, empresa sedeada a Norte. “Por fim, passámos por uma fase de testes durante cerca de dois meses até que, no final do ano passado, lançámos a Essência do Vinho TV”, descreve. “Em termos técnicos usamos o sistema de transmissão OTOS [Online Television System], que permite uma transmissão de imagem de elevada qualidade, com características semelhantes às transmissões HD que podemos visualizar em nossas casas. Aliás, entendemos esse como um dos factores diferenciadores do nosso projecto”, considera Nuno Guedes Vaz Pires.
O sistema foi “desenhado de raiz” pela You On, afiança ao M&P Ricardo Cunha Santos, director-geral da empresa sedeada em Famalicão, no mercado há cerca de três anos e cujo portfólio de clientes é em mais de metade composta por pequenos grupos editoriais regionais, com jornais, revistas ou até rádios no seu lote de activos. Além do sistema de visualização dos vídeos, a You On também tem no seu pacote de serviços o backoffice de gestão da plataforma – uma plataforma multimeios já que, diz, o cliente pode fazer a gestão dos vídeos para web, telemóvel, corporate TV e transmissão em directo – bem como os serviços de design e produção de vídeo, embora, “90 por cento dos nossos clientes produzam os conteúdos. A nível estratégico é melhor fazer isso”, aconselha Ricardo Cunha Santos. A procura por web TV, considera o responsável, tem vindo a crescer, também junto das editoras que juntam ao seu portfólio mais uma plataforma para os seus leitores e anunciantes, sem custos desmesurados. O pacote básico de web TV, afirma, implica um investimento de “2.500 a 3 mil euros”, e com “mais uma pessoa” que faça edição ou captação de imagem já pode lançar-se num projecto, que “não pode ser visto como uma televisão generalista onde há constantemente conteúdos novos a entrar a toda a hora”. E porquê avançar com um sistema próprio? Por que não apenas criar um canal no YouTube? Nesta plataforma, frisa o responsável, a empresa não tem um canal personalizado, “não dá um ar profissional” e não pode controlar a publicidade associada. Pelo contrário, com este backoffice “posso dizer qual é o minuto do vídeo em que quero que surja o anúncio”, tem acesso a estatísticas dos vídeos (não só o número de visualizações, mas também qual a média de permanência de visualização do vídeo), colocar banners associados por categoria de vídeo, entre outros aspectos, garantindo ainda a empresa o alojamento dos projectos de web TV dedicados à distribuição de vídeo, sendo cobrado ao cliente um fee mensal (75 euros é o pacote base, com direito a 500Gb).
Para a RH TV, cuja decisão de criação foi tomada no segundo semestre do ano passado, a Tema Central recorreu aos serviços técnicos da Design&Forma e da Filmaniac para o desenvolvimento da plataforma web e da produção vídeo, sendo os conteúdos, do ponto de vista “editorial e jornalístico”, assegurados pela equipa redactorial da revista Pessoal. “O primeiro semestre de 2010 foi exclusivamente reservado à produção de conteúdos, grafismo, testes, etc., de forma a que na data do lançamento não haja qualquer problema técnico e tenhamos já uma quantidade relevante de conteúdos para preencherem a grelha de programas”, relata Filipe Vaz. Numa primeira fase o canal vai emitir em diferido formatos como entrevistas, debates e reportagens, estando previsto, numa fase posterior, que o responsável prevê para o último trimestre do ano, a transmissão de programas em directo, como conferências e seminários. “No próximo ano, se tudo correr bem, poderemos evoluir para um canal no cabo”, avança Filipe Vaz.
Vinho, gastronomia e eventos enogastronómicos são os conteúdos que compõem a grelha da Essência do Vinho TV, todos “produzidos pela Essência do Vinho, o que nos garante um controlo total sobre o que é emitido e, também fundamental, uma uniformidade visual e de linguagem que, caso contrário, dificilmente poderíamos almejar”, justifica Nuno Guedes Vaz Pires. Uma opção in-house possível dado que a publicação “tem nos seus quadros um colaborador que teve uma experiência de dez anos em jornalismo, quatro dos quais relacionados com a produção de conteúdos para televisão”, a que se junta um colaborador externo também com experiência no audiovisual que assegura as componentes de captação e edição de imagem. Com cerca de seis meses de existência, o responsável faz um balanço positivo da receptividade do projecto junto do mercado de anunciantes com marcas como a Unicer, Volkswagen, José Maria da Fonseca ou Nespress a marcarem presença na Essência do Vinho TV “desde a primeira hora”, permitindo sinergias comerciais com a edição em papel. “Em termos comerciais, os parceiros que estejam connosco na Essência do Vinho TV e na revista Wine – A Essência do Vinho usufruem de vantagens adicionais comparativamente com os que apenas optem por um destes meios de comunicação”, admite Nuno Guedes Vaz Pires, embora sem mais detalhes.
Filipe Vaz também se mostra optimista em relação ao potencial da RH TV, projecto que não hesita em afirmar ser “a grande aposta em 2010” da editora. “A receptividade e interesse que a RH TV tem recebido da parte dos potenciais anunciantes e espectadores é enorme”, diz o director-geral, considerando que o “mercado da gestão de recursos humanos está em grande expansão havendo cada vez mais empresas a actuar no sector”. Empresas com actividade em áreas como trabalho temporário, recrutamento & selecção, formação, consultoria, outsourcing, coaching, contact centers, tecnologias da informação, outplacement, seguros e banca constituem o potencial mercado de anunciantes dos recursos humanos. “É um sector com uma variedade de anunciantes enorme e que, a nosso ver, merece ser desafiado para inovar nas formas de comunicação”, defende.
– O que deve ter em conta antes de lançar a sua web TV?
1. Definir o conceito e público-alvo.
2. Que recursos humanos e técnicos é que o projecto exige.
3. Escolher a plataformas de web TV mais apropriadas ao modelo de negócio que quer montar: na selecção deverá ter em conta, por exemplo, o portfólio de projectos da empresa responsável e averiguar que ferramentas a plataforma disponibiliza.
4. Saber qual é o pack de alojamento e de streaming que é oferecido (qual a largura de banda e tráfego incluído);
5. Que tipo de assistência pós-venda está contemplada.
Fonte: You On