MediaMonitor: Initiative recupera liderança, Euro RSCG e Continente reforçam
Depois do domínio do grupo Havas no mês de Março, a Initiative voltou a recuperar a liderança do investimento publicitário nos rankings MediaMonitor, que cabia à Arena.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Depois do domínio do grupo Havas no mês de Março, a Initiative voltou a recuperar a liderança do investimento publicitário nos rankings MediaMonitor, que cabia à Arena. De acordo com os últimos dados, relativos ao investimento a preços de tabela em Abril, a Initiative liderou com 39,9 milhões de euros, seguida da Arena (38,3 milhões) e da Carat (38,2 milhões). Números que reforçam a liderança no acumulado de Janeiro a Abril, com a agência de meios do grupo Interpublic na frente com 179,5 milhões de euros. Também a Arena, com o investimento registado em Abril, conseguiu segurar o segundo lugar conquistado em Março, vinda do quinto posto, somando agora um total de 146 milhões de euros. Segue-se a Mediaedgecia (136,6 milhões), a Carat (134,2 milhões) e a MPG (120,3 milhões).
Publicidade e anunciantes
Nas agências de publicidade, à liderança da Euro RSCG, com 44,2 milhões, segue-se a Y&R, cujos 22,5 milhões de euros são suficientes para recuperar o segundo lugar perdido em Março, quando caiu para o 10º posto. Já a BBDO regressa ao terceiro lugar, com 22,1 milhões de euros. A McCann e a Ogilvy, que em Março ocupavam o 2º e 3º lugares, caíram, respectivamente, para o 10º e 7º lugares. Já no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a liderança da Euro RSCG sai reforçada, com 172,8 milhões de euros, que garantem uma distância confortável do novo segundo lugar, a BBDO, com 84 milhões. A Y&R, com 82,1 milhões, subiu ao terceiro lugar, enquanto a Ogilvy se ficou pela quarta posição com 77,5 milhões de euros.
Nos anunciantes, durante o mês de Abril, a marca de distribuição do grupo Sonae continua a ser o maior anunciante, apesar de o investimento ter caído para metade do mês anterior. A preços de tabela, o investimento publicitário do Continente situou-se em nos 15,3 milhões de euros (contra os 31,5 milhões de euros de Março), à frente da Unilever – JM, que surge no segundo posto com 11,7 milhões de euros. Em terceiro esteve novamente a Procter & Gamble, com 11,3 milhões. Também no acumulado a liderança pertence à marca da Sonae, que regista um volume de investimento na ordem dos 92 milhões de euros, seguida da Procter & Gamble (54,9 milhões) e da Unilever – JM (50,8 milhões). O top 5 do acumulado destes quatro meses fica completo com a L’Oréal Portugal (42,1 milhões) e Johnson & Johnson (28,4 milhões). O Pingo Doce, que fechava este top, caiu para o sétimo posto, com 27,7 milhões, depois de não chegar a entrar no top 10 dos anunciantes em Abril.