Gamification: tendências a acompanhar em 2018
Artigo de opinião de André Santos, product manager da GameLAB – Bee Engineering
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Avaliado em 1,7 mil milhões de dólares no ano de 2015, o mercado global de gamification tem projectado um crescimento de 23 mil milhões até 2022, segundo um estudo da P&S Market Research, realizado em Agosto de 2017. Este desenvolvimento está a ser fortemente influenciado pela adesão cada vez maior às redes sociais, pela entrada da gamification nas empresas e instituições, e pela crescente penetração de gadgets e dispositivos móveis nas organizações e na sociedade em geral.
A grande tendência a registar em 2018 será a da evolução com um aumento de interesse na aplicação das técnicas de gamification, sobretudo, devido a uma percepção cada vez mais clara e objectiva dos benefícios daí resultantes. Este facto levará a que mais e mais segmentos sejam influenciados pelas referidas técnicas, não só no que diz respeito às entidades corporativas, às marcas, mas também à sociedade de forma mais abrangente.
Também o sector da educação e formação registará um ganho em eficácia graças à introdução, nos seus métodos de trabalho, de técnicas de gamification. É esta a conclusão a retirar dos vários estudos realizados, os quais demonstram que os alunos de diversas instituições e indústrias que já utilizam este método têm revelado uma maior motivação e melhores resultados devido ao uso de sistemas de pontos e recompensas.
A indústria do entretenimento é, por excelência, o mercado onde a gamification é aplicada com maior regularidade, uma tendência que não irá abrandar nos próximos tempos. De facto, um grande número de empresas e marcas está a mudar a sua estratégia de marketing, desviando-a do produto para o consumidor. Desta forma, a experiência de compra de um consumidor na internet é muito mais adaptada aos gostos pessoais e bem mais divertida, criando um maior engagement com as marcas e um aumento de conversões graças a uma análise mais detalhada dos hábitos de consumo e do historial de compras do consumidor. A própria evolução tecnológica com o desenvolvimento, por exemplo, da realidade aumentada irá criar um ecossistema mais propício ao crescimento da gamification devido à grande quantidade de informação, à elevada robustez e ao divertimento que caracterizam a interatividade social à disposição de cada indivíduo.
Em conclusão, a tendência será para que cada vez mais elementos característicos do design de videojogos estejam presentes no ecossistema digital com o qual as pessoas interagem no seu dia-a-dia. Por outras palavras, prevê-se um contínuo crescimento do processo de transformação digital, com os índices de felicidade no trabalho a registarem um claro aumento. Esta procura do lúdico leva a que a sociedade e a evolução do conceito de gamification caminhem, cada vez mais, de mãos dadas.
Artigo de opinião de André Santos, product manager da GameLAB – Bee Engineering