Smart TV já é terceira plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet
O smartphone continua a destacar-se como a plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet, com uma penetração de 72%. As smart TV surgem nos últimos dois anos como plataforma emergente.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
O smartphone continua a destacar-se como a plataforma mais utilizada pelos portugueses para aceder à internet, com uma penetração de 72%. As smart TV surgem nos últimos dois anos como a plataforma emergente, de acordo com dados do Bareme Internet 2020 agora divulgados, onde se assumem pela primeira vez como a terceira plataforma mais utilizada em Portugal para aceder à internet, com um quarto dos portugueses a afirmarem aceder através deste dispositivo, ultrapassando o tablet. “Esta plataforma mobile, que teve o seu melhor ano em 2016 (28%), perde agora em favor da smart TV, dado 25% dos portugueses afirmarem já ter possibilidade de aceder à internet pelo grande ecrã”, indica o estudo da Marktest.
A smart TV surge pela primeira vez nos dados do Bareme Internet em 2012, com uma penetração de apenas 2%, tendo revelado “crescimentos modestos” até há dois anos. Em 2016 ultrapassou as consolas de jogos para se tornar na quarta plataforma mais utilizada para aceder à internet mas há apenas dois anos continuava a ser referida por apenas 10% dos portugueses. Subiu para os 19% em 2019 e em 2020 supera o tablet com 25% contra os 22% que dizem utilizar o dispositivo móvel para aceder à internet.
“Entretanto, aumentou a oferta de televisores com acesso a conteúdos online, com a respectiva descida de preços, tornando este equipamento multimédia cada vez mais acessíveis. Trata-se de uma substituição tecnológica, a qual continuará a ocorrer nos próximos anos e que se estima ser um pouco equiparável à transição dos feature phones para smartphones, ainda na memória recente de todos nós”, prevê a empresa de estudos de mercado. Segundo a Marktest, “com esta perspectiva de massificação, é expectável que essa transição continue a fazer crescer o número de portugueses com possibilidade de acesso à internet a partir do grande ecrã da sala”.
No primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo, permanece o smartphone como a plataforma preferida dos portugueses para o acesso à internet (72%). Aumenta assim a distância para o anterior líder, o PC, referido por 61% dos portugueses.