Gerador tem 5 mil euros para financiar jornalismo de investigação
Apoiar jovens jornalistas no desenvolvimento de reportagens de investigação ao longo de três meses é o objectivo de uma bolsa criada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação.
Pedro Durães
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Google Chrome pode ser vendido por 20 mil milhões de dólares
Bolo-rei da Versailles é a estrela do anúncio natalício do Pingo Doce (com vídeo)
Apoiar jovens jornalistas no desenvolvimento de reportagens de investigação ao longo de três meses é o objectivo de uma bolsa criada pelo Gerador, plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação. A Bolsa Reportagens Essenciais Gerador, destinada a jovens jornalistas até aos 35 anos, atribuirá um valor total de 1.250 euros, dos quais mil euros dizem respeito ao “orçamento máximo de gastos em recursos técnicos para a reportagem”, aos quais se somam “250 euros de prémio monetário para o vencedor”. Após uma primeira bolsa, com candidaturas abertas até ao próximo dia 12 de Fevereiro, serão atribuídas mais três bolsas até ao final de 2021, uma a cada três meses.
“Em 2021, dentro do contexto particular da pandemia da covid-19, os meios de comunicação permanecem como um elemento fundamental para divulgar e analisar a informação mais relevante e, ao mesmo tempo, é um sector que atravessa uma crise profunda”, justifica a plataforma em comunicado. “Neste ano de incertezas para a actividade”, prossegue, através desta iniciativa pretende-se “apoiar o jornalismo e os jornalistas, com enfoque nos profissionais mais jovens, que têm mais dificuldade em aceder aos recursos e ferramentas necessárias para desenvolver reportagens de investigação”.
As candidaturas, abertas a partir desta quarta-feira a jornalistas ou formandos em jornalismo até aos 35 anos, destinam-se à “criação de reportagens de investigação, com duração de três meses”, estando previsto o “acesso a recursos técnicos, humanos e financeiros fornecidos pelo Gerador”. As reportagens produzidas “serão publicadas integralmente nas plataformas” do Gerador, incluindo a revista, site e redes sociais.