Qual o perfil dos portugueses que ouvem música online?
Ouvir música online é uma hábito já partilhado por mais de metade da população portuguesa (52%), de acordo com o Bareme Internet 2021 da Marktest, estudo que mostra como este tipo de consumo assume maior peso entre as camadas mais jovens e nas classes sociais mais altas.
Pedro Durães
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Ouvir música online é uma hábito já partilhado por mais de metade da população portuguesa (52%), de acordo com o Bareme Internet 2021 da Marktest, estudo que mostra como este tipo de consumo assume maior peso entre as camadas mais jovens e nas classes sociais mais altas. O estudo quantifica em 4 milhões e 453 mil o número de residentes no Continente com 15 e mais anos que afirmaram ouvir música online nos últimos 30 dias, número que representa 52% do universo em análise mas como “valores heterógenos nas diferentes variáveis demográficas, sendo as diferenças mais acentuadas nos grupos etários”.
“Enquanto ouvir música online (últimos 30 dias) é prática de 92.8% dos jovens dos 15 aos 24 anos, entre os mais idosos (indivíduos com mais de 64 anos) não ultrapassa os 9.1%. Por classe social também ocorrem diferenças assinaláveis. As classes mais elevadas são as que mais referem ouvir música online, com destaque para a classe Alta (83.3%). Já na classe Baixa esse valor é de 19.7%”, indica o estudo, onde se aponta o YouTube como a plataforma mais utilizada para ouvir música online, indicada por 44.2% dos inquiridos, seguido pelo Spotify, referido por 21.4%.