NOS Primavera Sound com impacto de 36,1 milhões no Porto
Alojamento, deslocações e refeições dos participantes nacionais e internacionais foram os principais valores a somar ao balanço do impacto económico do NOS Primavera Sound 2022, que ascendeu aos 36,1 milhões […]
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Alojamento, deslocações e refeições dos participantes nacionais e internacionais foram os principais valores a somar ao balanço do impacto económico do NOS Primavera Sound 2022, que ascendeu aos 36,1 milhões de euros. Nos três dias do evento, a organização contabilizou mais de 100 mil espetadores.
Segundo o estudo conduzido, no recinto do festival, pelo ISAG – European Business School e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresarias e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), 37% dos festivaleiros eram de nacionalidade estrangeira. Com 33 nacionalidades diferentes identificadas no recinto, destacaram-se Espanha, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e ainda Brasil, Estados Unidos da América e Suíça como os principais países de origem. Para visitantes nacionais e estrangeiros, o alojamento foi a despesa mais significativa (126,9€ por dia), com 35% dos festivaleiros escolherem permanecer em hotel, 29% em alojamento local, 18% em casa de amigos e 10% em hostel. O preço foi mesmo o fator que mais pesou na escolha da estadia de 42% do público, seguido da proximidade do recinto (25%) e da experiência anterior (13%).
As deslocações e viagens foram a segunda maior despesa para quem visitou a cidade do Porto durante estes três dias (67,9€ por dia). Entre os gastos, contaram-se ainda refeições (47,2€, por dia), cultura e lazer (45,3€) e compras ou presentes (42,7€).
De referir que entre os estrangeiros e residentes fora da área metropolitana do Porto, 87% indicaram deslocar-se ao Porto propositadamente para o NOS Primavera Sound. Porém, 46% queriam aproveitar a visita para conhecer o património da cidade, a animação noturna (41%) e as caves de Vinho do Porto (32%).
Pagamentos no recinto
Dentro do recinto, o gasto médio por pessoa (residentes, visitantes nacionais e internacionais) durante os três dias foi de 136,41€, excluindo a aquisição do bilhete ou passe geral (este último, a escolha de 56,5% dos inquiridos). O valor subiu 32% desde 2019, edição em que este gasto médio diário se fixou nos 103,65€.
Em 2022, os pagamentos tornaram-se mais digitais, com o MBWay a ser escolhido por 21,7% dos festivaleiros e meios como Apple pay, Google pay e Crypto Wallet a colherem já a preferência de 5,5%. Apesar disso, o cartão bancário continua a ser a preferência da maioria (54,1%).