Reconstituição Portuguesa ganha grande prémio em festival da Coreia do Sul. Campanha Raparigas da Bola também distinguida (com vídeos)
O projeto Reconstituição Portuguesa, desenvolvido pela agência FCB Lisboa, continua a somar prémios em festivais internacionais. Desta vez venceu o grande prémio na categoria de Educação no festival sul-coreano Mad […]
Rui Oliveira Marques
Instagram testa reposição de algoritmo de recomendações
TLC funde operações em Portugal e Espanha e cria TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
O projeto Reconstituição Portuguesa, desenvolvido pela agência FCB Lisboa, continua a somar prémios em festivais internacionais. Desta vez venceu o grande prémio na categoria de Educação no festival sul-coreano Mad Stars. Reconstituição Portuguesa rendeu ainda à agência, que já tinha conquistado o grand prix de Design em Cannes, três ouros, uma prata e um bronze.
Nas palavras de Ashwini Deshpande, jurado do festival e cofundador e diretor da Elephant Design Pvt Ltd, “costuma dizer-se que uma caneta é mais poderosa que uma espada. Este projeto é um ótimo exemplo de como mensagens muito poderosas podem ser transmitidas de forma não agressiva, elegante e poética. Cada página é uma revelação e uma mensagem em si”, comentou, a propósito do grande prémio português.
Inspirados na técnica de blackout poetry, um coletivo de poetas e ilustradores liderado pela dupla criativa da FCB Lisboa, Viton Araújo e Diego Torgo, aplicou o lápis azul sobre as palavras da Constituição de 1933, distorcendo e subvertendo as suas palavras, rasurando e desenhando, dando origem a poemas e ilustrações que exaltam os valores de Abril. A iniciativa Reconstituição Portuguesa deu origem a um livro publicado pela Companhia das Letras (Penguin Random House). O livro foi lançado no dia 25 de Abril no Museu do Aljube, no âmbito das comemorações dos 48 anos da Revolução dos Cravos.
A campanha da Havas Worldwide Portugal para a Raparigas da Bola também foi distinguida neste certame asiático, tendo conquistado um bronze e três prémios de cristal. Após ter sido o trabalho nacional com melhor performance nos festivais internacionais em 2021, a campanha que ocupou as capas dos três diários desportivos portugueses no day-after do Dia da Mulher para mostrar a diferença de exposição dada a homens e mulheres no desporto também esteve em destaque no principal festival internacional de criatividade de 2022. O leão de prata em Cannes veio engrossar um palmarés que já conta com troféus conquistados nos festivais Ad Stars, LIA, ADCE, El Ojo, Eurobest e Clio Awards.
O festival de criatividade Mad Stars contava com 1.745 inscrições de 58 países.