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Pesquisas no TikTok estão a aumentar. Empresas já se aperceberam e reforçam investimentos

Um novo estudo internacional levado a cabo pela empresa tecnológica norte-americana Adobe demonstra que 40% dos consumidores já utilizam o TikTok para pesquisarem coisas de que precisam e/ou assuntos que […]

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Pesquisas no TikTok estão a aumentar. Empresas já se aperceberam e reforçam investimentos

Um novo estudo internacional levado a cabo pela empresa tecnológica norte-americana Adobe demonstra que 40% dos consumidores já utilizam o TikTok para pesquisarem coisas de que precisam e/ou assuntos que […]

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Um novo estudo internacional levado a cabo pela empresa tecnológica norte-americana Adobe demonstra que 40% dos consumidores já utilizam o TikTok para pesquisarem coisas de que precisam e/ou assuntos que lhes despertam curiosidade, especialmente as gerações mais jovens. A análise, que envolveu mais de 800 consumidores e 250 empresários, revela que 64% da geração Z e 49% dos millennials usa o TikTok como principal ferramenta de pesquisa.

De acordo com a investigação, 10% dos consumidores da geração Z, nascidos entre 2000 e 2009, prefere usar a popular rede social de vídeos chinesa e mais de 10% privilegia mesmo o recurso a ferramentas tecnológicas como ChatGPT em detrimento de motores de busca tradicionais, como o Google e o Bing, para procurar informações. “O TikTok atrai os utilizadores porque apresenta vídeos curtos e informativos”, esclarece a Adobe.

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“Este é um formato de narração com características distintas e com conteúdos personalizados adaptados aos espetadores. Entre a geração Z, dois em cada cinco são cativados por respostas que parecem mais adaptadas aos seus gostos e mais de um em cada quatro baby boomers [nascidos entre 1945 e 1964 na Europa, EUA, Canadá ou Austrália] aprecia os vídeos narrativos da plataforma”, refere a multinacional.

Esta tendência atesta a popularidade crescente que o TikTok tem vindo a ganhar entre os anunciantes, visto que mais de metade dos proprietários inquiridos para este estudo recorre atualmente a esta rede social para promover os seus produtos e serviços. Em média, fazem-no nove vezes por mês. A colaboração com influenciadores digitais populares nesta plataforma para anunciar promoções e potenciar vendas é uma das táticas utilizadas.

De acordo com o estudo, 25% dos donos de pequenas empresas investem em marketing de influência para darem a conhecer o que vendem. Em média, os marketeers já alocam 15% do seu orçamento à produção de conteúdos para o TikTok. 43% dessa verba é canalizada para a produção de vídeos criativos, 36% para a de vídeos opinativos e 35% para a de vídeos explicativos. 53% dos anunciantes conta reforçar essa aposta em 2024, avança ainda a análise da Adobe.

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Paulina Porizkova volta a dar a cara pela Estée Lauder

A manequim, escritora, atriz e ativista checa Paulina Porizkova (na foto), que protagoniza algumas das mais icónicas campanhas da Estée Lauder, entre 1988 e 1995, regressa 30 anos depois como embaixadora internacional

Paulina Porizkova volta a dar a cara pela Estée Lauder, 30 anos depois. A manequim, escritora, atriz e ativista checa, que protagoniza algumas das mais icónicas campanhas da Estée Lauder entre 1988 e 1995, regressa como o rosto internacional da marca norte-americana de cosmética.

“Desta vez, em vez de ser porta-voz, vou ser embaixadora da marca. Entraram em contacto comigo porque gostam do que estou a fazer, enquanto ativista, no combate ao idadismo e não apenas pela minha imagem. Tenho sido muito aberta e honesta [no Instagram] em relação ao envelhecimento e acredito que nós, mulheres, quando entramos numa fase diferente da nossa vida, continuamos a ser dignas de mérito”, diz à Vogue a modelo, que faz 60 anos a 9 de abril.

Com cerca de 1,2 milhões de seguidores no Instagram, Paulina Porizkova volta a ganhar mediatismo após o lançamento do livro ‘No Filter: The Good, the Bad and the Beautiful’, obra que promove o valor da mulher, na senda da causa que assume há cerca de três décadas.

“Damos as boas-vindas à Paulina, desta vez não como modelo, mas como um modelo a seguir. A voz, a autenticidade e capacidade de se conectar com as mulheres a um nível mais profundo são a personificação de tudo o que marca representa. Ela tem vindo a mudar o discurso em torno do envelhecimento e queremos ser o megafone que a vai ajudar a amplificar a mensagem”, justifica Justin Boxford, presidente global da Estée Lauder, citado em comunicado de imprensa.

A primeira campanha protagonizada por Paulina Porizkova neste regresso à Estée Lauder, desenvolvida para publicitar a linha Revitalizing Supreme+ da Estée Lauder, estreia na primavera em impressa, digital e pontos de venda, nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

Além da manequim checa, a marca de cosmética trabalha com uma lista de embaixadoras internacionais que também inclui a atriz Ana de Armas, a modelo e atriz Bianca Brandolini, a manequim Carolyn Murphy, a modelo Grace Elizabeth, a manequim Imaan Hammam, a cantora e atriz IU, a modelo Karlie Kloss, a atriz Shu Qi e a cantora e atriz Yang Mi.

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Catarina de Miranda tem novos cargos na Talents e na Briefing

Na Talents, a profissional (na foto) entra como sócia da agência de influenciadores e responsável por novas oportunidades comerciais e parcerias. Na Briefing, lidera a rubrica ‘Briefing Launch’, dedicada a lançamentos de produtos e criação de experiências integradas

Catarina de Miranda é a nova sócia e diretora de novos negócios da Talents, bem como nova gestora de marca e conteúdos da Briefing. Na Talents, será responsável por identificar e desenvolver novas oportunidades comerciais e parcerias que impulsionem o crescimento da agência de gestão de carreira e agenciamento de influenciadores, assumindo um papel mais focado na gestão de carreiras nas áreas da rádio e televisão. Na revista Briefing, Catarina de Miranda será responsável pela liderança da nova rubrica ‘Briefing Launch’, dedicada à conexão entre marcas e consumidores.

“Acredito na importância da comunicação autêntica e no poder de criar conteúdos que aproximam marcas e consumidores. Liderar a rubrica ‘Briefing Launch’ é uma oportunidade única para dar vida a ideias inovadoras e proporcionar experiências marcantes. Estou pronta para abraçar este novo desafio e construir, em conjunto, um novo capítulo no panorama da comunicação das marcas”, refere em comunicado de imprensa Catarina de Miranda, comunicadora e produtora de conteúdos em televisão e rádio.

Em comunicado de imprensa, Maria Luís, diretora de negócio da Briefing, considera que “a chegada da Catarina de Miranda à Briefing marca um momento de transformação e reforço da nossa missão de inspirar o mercado através de conteúdos relevantes e inovadores. A sua visão autêntica e o seu talento criativo alinham-se na perfeição com os valores que definem a Briefing”.

A Briefing justifica a escolha com a “autenticidade, criatividade e proximidade com o público” de Catarina de Miranda, que trará à ‘Briefing Launch’ a experiência enquanto comunicadora e produtora de conteúdos em televisão e rádio, bem como a presença nas redes sociais. O objetivo é trabalhar em lançamentos de produto e em experiências integradas, que gerem envolvimento através das plataformas da Briefing e das redes sociais da profissional.

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Nova agência Creative Wave aposta na proximidade e personalização

Fundada por Luís Albergaria (na foto, à esq.) e Francisco Maria Condado (à dir.), a Creative Wave disponibiliza serviços que vão da conceção criativa ao planeamento estratégico, assumindo também a produção e gestão de eventos e ativações de marca

A Creative Wave é uma nova agência de eventos e publicidade que aposta na proximidade e na personalização para promover marcas, empresas, produtos e serviços. Fundada por Luís Albergaria e Francisco Maria Condado, oferece um leque de serviços que vai da conceção criativa ao planeamento estratégico, assumindo também a produção e gestão de eventos corporativos e ações de ativação de marcas.

“Acreditamos em soluções personalizadas, adaptadas às necessidades de cada cliente, com foco em criar eventos personalizados que sejam únicos e memoráveis”, explica ao M&P Luís Albergaria, que, ao longo da carreira, passou pela MSTF Partners, pela Mustard, pela Caetsu, pela Pepper e pela Born.

“Decidimos avançar com este projeto após alguns anos a trabalhar na área. Ao longo desse tempo, acumulámos experiência e conquistamos a confiança de vários clientes em Portugal. Sentimos que agora temos uma base sólida para nos apresentarmos ao mercado como uma alternativa válida com capacidade para criar impacto no setor”, alega Francisco Maria Condado, que trabalhou na Motion, na Mustard e na Niu, após um estágio na Lola MullenLowe.

Embora tenha começado a ser idealizada em 2023, 2025 é o ano em que a Creative Wave pretende dar a conhecer o leque de serviços que oferece ao mercado. “A nossa diferença está na proximidade e na personalização. Trabalhamos como verdadeiros parceiros dos nossos clientes, entendendo as suas necessidades e transformando-as em experiências únicas. Apostamos na criatividade, atenção ao detalhe e no compromisso de ultrapassar as expetativas”, refere Luís Albergaria.

Sem divulgar os nomes dos primeiros clientes, os fundadores da agência revelam que estão a desenvolver projetos no setor corporativo, com as telecomunicações e as bebidas a destacarem-se. “Pretendemos expandir o nosso portefólio, abraçar projetos desafiantes e desenvolver parcerias estratégicas que nos permitam crescer de forma sustentável. Além disso, estamos empenhados em inovar, trazendo novas tecnologias e formatos, para enriquecer as experiências que oferecemos”, sublinha Francisco Maria Condado.

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YSL Beauty escolhe Bárbara Bandeira e Diogo Piçarra para atrair geração Z

“Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com a visão internacional da marca, que continua a escolher talentos autênticos para representar a sua identidade arrojada e vanguardista”, justifica a marca de cosmética, que integra o portefólio da L’Oréal

A cantora e influenciadora digital Bárbara Bandeira (na foto, à esq.) e o cantor, compositor e produtor Diogo Piçarra (na foto, à dir.) são os novos embaixadores da YSL Beauty, marca de cosmética que integra o portefólio da L’Oréal.

Os artistas juntam-se a um grupo de rostos, que inclui a apresentadora de televisão, radialista e ‘podcaster’ Mafalda Castro, a influenciadora digital Mariana Machado, a modelo Luisinha Oliveira e a atriz Madalena Aragão, “figuras reconhecidas do público mais jovem e que ajudarão a levar a marca a novas audiências”, explica a YSL Beauty em comunicado de imprensa.

Além de conquistar novos seguidores, a marca pretende alinhar a estratégia nacional com o alinhamento internacional. “Com este grupo diversificado de embaixadores, reforçamos o nosso posicionamento como uma marca global que valoriza a individualidade e promove a liberdade de expressão. Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com a visão internacional da marca, que continua a escolher talentos autênticos para representar a sua identidade arrojada e vanguardista”, refere a YSL Beauty.

Rosé, conhecida pela participação da ‘girlsband’ Blackpink, é outra das embaixadoras que a marca de cosmética acaba de anunciar. A cantora sul-coreana-neozelandesa está a promover globalmente a marca, à semelhança de Bárbara Bandeira em Portugal.

“Ser embaixadora da YSL Beauty é um reflexo natural da minha conexão com a música e com a marca, que já está presente há muito tempo em todos os momentos da importantes da minha carreira. Esta parceria é o casamento perfeito entre as minhas duas maiores paixões, a música e a moda”, declara Bárbara Bandeira, citada em comunicado.

Diogo Piçarra, que em 2028 é o rosto nacional da linha Barber Club da L’Oréal Men Expert, regressa à L’Oréal. “Trabalhar com a YSL Beauty, uma marca que celebra a autenticidade e a criatividade, é como encontrar um reflexo daquilo que sou enquanto artista. Estou muito entusiasmado por embarcar nesta jornada e partilhá-la com quem me acompanha”, diz Diogo Piçarra.

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Marca Cristiano Ronaldo bate recorde e vale €850 milhões

Cristiano Ronaldo (na foto) arrecada €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, é a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores

A marca Cristiano Ronaldo atinge um valor recorde e é avaliada em €850 milhões, com um crescimento de 325% desde 2020 até 2025, destacando “a constante capacidade de CR7 de se reinventar e consolidar como uma das marcas pessoais mais valiosas do mundo”, refere o Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), entidade autora do estudo, que desde há cerca de 15 anos se dedica a analisar a evolução da marca CR7.

O aumento de 308% nos salários, 435% nas receitas de patrocínios e 280% nos seguidores nas redes sociais, desde 2020, são os principais fatores que contribuíram para o crescimento da marca CR7, num período de tempo em que o número de jogos aumenta 51% e o de golos sobe 60%. Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo surge como um fenómeno que transcende o desporto, assumindo os papéis de atleta, patrocinado, influenciador e investidor.

“Cristiano Ronaldo é muito mais do que um jogador de futebol; é uma marca global que reflete excelência, inovação e impacto em várias áreas da vida pública. O seu valor de mercado é o reflexo da sua relevância desportiva, mediática e comercial, que transcende gerações”, refere Daniel Sá, diretor executivo do IPAM e responsável pelo estudo, citado em comunicado de imprensa.

A previsão do IPAM é que o valor da marca CR7 continue a crescer nos próximos anos, com a renovação do contrato com o Al Nassr, a possível participação no Mundial de 2026 e a evolução em diferentes áreas de atuação. “Como atleta, patrocinado, influenciador e investidor, Cristiano Ronaldo mantém-se como um ícone global sem precedentes, cuja relevância vai muito além dos relvados”, refere o comunicado de imprensa do IPAM.

Em termos de receitas, Cristiano Ronaldo arrecada atualmente €200 milhões anuais no Al Nassr e €150 milhões em contratos publicitários com marcas globais como Nike, Tag Heuer e Louis Vuitton. Nas redes sociais, Ronaldo tornou-se a figura mais seguida no mundo, ultrapassando os mil milhões de seguidores. O Instagram destaca-se como a principal plataforma, com 648 milhões de fãs.
Mais: gera 22,3 milhões de notícias nos media em todo o mundo por ano, regista 187 milhões de pesquisas no Google anualmente, é mencionado em 4000 livros na Amazon e está presente em 63 mil artigos científicos.

No plano desportivo, Ronaldo coleciona 31 grandes troféus, incluindo cinco Ligas dos Campeões e cinco Bolas de Ouro. Paralelamente, os últimos cinco anos têm sido marcados por um forte crescimento da atuação como investidor, com participações em setores como hotelaria, moda e saúde.

No estudo, o IPAM utiliza o Sports Reputation Index, metodologia desenvolvida pelo IPAM, para avaliar o impacto global do atleta, combinando 28 variáveis distribuídas por seis dimensões: receitas, media, redes sociais, palmarés, influência social e impacto. Desde 2011, quando o valor da marca era de €24,5 milhões, a performance desportiva e a visibilidade extradesportiva de Ronaldo impulsionam o crescimento exponencial até aos €850 milhões em 2025.

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Agência de marketing desportivo Samba Digital aumenta capital para acelerar crescimento

Uma das prioridades estratégicas é o desenvolvimento de um centro de I&D em Portugal ou no Brasil. Com sede em Lisboa e cotada na Euronext Lisboa, a Samba Digital faz a ligação com detentores de direitos desportivos, marcas e fãs, e prevê vendas de €8 milhões em 2024

A Samba Digital, agência de marketing digital desportivo cotada na Euronext Lisboa, está a fazer um aumento de capital em dinheiro de €4 milhões, para acelerar o desenvolvimento, reforçar a presença em mercados-chave como Estados Unidos, América Latina, Europa e Índia, e continuar a investir em tecnologias de ponta.

Em comunicado de imprensa, Frédéric Fausser, diretor executivo e cofundador da Samba Digital, refere que a empresa norte-americana que lidera está “a revolucionar o modelo tradicional de agência de marketing”, explicando que o aumento de capital, com período de subscrição de 3 a 17 de fevereiro, “insere-se na nossa ambição de nos tornarmos um interveniente fundamental, não só no desporto, mas também noutros setores onde as nossas soluções transformam e inovam”.

O desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial está no centro da estratégia de crescimento futuro, que absorverá cerca de 70% dos investimentos. Cerca de 10% do investimento, por seu lado, será para o fortalecimento das vendas e do marketing, intensificando os esforços de marketing e prospeção nos mercados prioritários da empresa.

Para 2024, a empresa prevê que as vendas alcancem os €8 milhões, que representará um crescimento de 43%, sustentado por uma presença global em cerca de 50 países e uma gama de serviços nas principais línguas. As vendas em 2023 ascendem a €5,6 milhões, a subir 44% face a 2022 (€3,9 milhões).

“A Samba Digital encontra-se no centro de uma transformação prometida pela revolução digital. Com a Samba Digital, um clube desportivo ou um patrocinador usufrui de uma análise pormenorizada do desempenho das suas campanhas digitais internacionais em tempo real, sem necessidade de aguardar vários dias pela compilação de dados dispersos. A ativação é lançada numa questão de horas, graças a conhecimentos e ferramentas baseados na inteligência artificial”, explica Frédéric Fausser.

Ligação com detentores de direitos desportivos, marcas e fãs

A agência de marketing digital desportivo tem vindo a construir, desde 2018, uma experiência na ligação entre detentores de direitos desportivos, marcas e fãs em todo o mundo e “as nossas soluções baseadas na inteligência artificial e na análise de dados transformam a forma como os nossos clientes analisam e otimizam as suas campanhas digitais em tempo real. Facultamos a medição precisa de cada interação, cada nível de envolvimento e cada euro investido”, revela o diretor executivo e cofundador da Samba Digital.

Fundada em 2018 em Miami, e com sede em Lisboa, a Samba Digital trabalha com marcas como a Liga Portuguesa de Futebol, a Serie A e a Bundesliga, bem como os ‘franchises’ dos clubes Kansas City Chiefs e o Paris Saint-Germain. Trabalha com a Sports Translate, plataforma online de tradução e adaptação de conteúdos desportivos em cerca de 50 línguas e dialetos, disponibilizando serviços de legendagem e dobragem de vídeo, que permite às organizações desportivas comunicar com o público internacional.

Em comunicado de imprensa, a Samba Digital salienta ainda a Talentisi, inaugurada em janeiro de 2023, como a primeira plataforma colaborativa ao serviço de organizações desportivas, reunindo clientes, funcionários e uma rede de cerca de 3.000 talentos internacionais, contribuindo para a gestão de projetos e implementação de campanhas à escala global.

Outra das valências da agência de marketing digital desportivo é o estúdio criativo Força, em colaboração com a Orange Business. “Este projeto ambicioso recorre à inteligência artificial, baseada no ambiente Stable Diffusion, para automatizar e acelerar a produção de designs e conteúdos criativos, inaugurando uma nova era de inovação nos nossos serviços”, refere a Samba Digital, salientando que está a trabalhar no desenvolvimento de soluções com IA, para automatizar a criação de conteúdos, reduzindo os custos e aumentando a velocidade de produção, no sentido de maximizar o envolvimento das marcas desportivas com os fãs.

Em termos de prioridades estratégicas para acelerar o crescimento e tornar-se líder mundial em serviços digitais para o desporto, até 2030, a Samba Digital aponta a expansão dos serviços baseados em IA para a gestão de conteúdos no setor do desporto; o desenvolvimento de um centro de I&D em Portugal ou no Brasil; e o foco em mercados com elevado potencial de crescimento, como os Estados Unidos e a América Latina.

Para 2030, o objetivo é um volume de negócios de cerca de €40 milhões, que a Samba Digital considera que será impulsionado por fatores como a organização de competições internacionais de prestígio (Mundial de Clubes em 2025, o Campeonato do Mundo em 2026 e os Jogos Olímpicos de Los Angeles em 2028), bem como as mudanças regulamentares favoráveis ao setor das apostas desportivas no Brasil, a partir de 2025.

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Selo da Diversidade abre candidaturas (com vídeo)

“Contribuindo para valorizar as dimensões da diversidade e da inclusão, o Selo da Diversidade é uma distinção que permite incentivar todas as organizações a seguir estas boas práticas e a promover uma cultura de integração”, salienta Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA

Estão abertas as candidaturas para a 5.º edição do Selo da Diversidade, iniciativa da Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), entidade promotora da Carta Portuguesa para a Diversidade, em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Este selo distingue e premeia organizações públicas e privadas, que se destacam pelas políticas e práticas de diversidade, inclusão e igualdade.

As candidaturas para a 5ª edição do Selo da Diversidade decorrem entre 3 de fevereiro e 30 de junho de 2025, no site da APPDI. Paula Carneiro, presidente da direção da APPDI, destaca que ‘”contamos, uma vez mais, com um júri de excelência, composto por especialistas e figuras de referência nas áreas abrangidas pelo selo, o que reforça a credibilidade e o impacto desta iniciativa. O selo é mais do que um prémio, é um compromisso com a construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa”.

Podem concorrer todas as organizações signatárias da Carta Portuguesa para a Diversidade, independentemente da sua dimensão ou natureza jurídica. Atualmente, a Carta conta com 552 entidades signatárias, refletindo o crescente compromisso das organizações portuguesas com uma sociedade mais inclusiva e representativa.

Entre os projetos premiados em edições anteriores, destacam-se: Champion for Change (2019), promovido pela Natixis em Portugal; Programa Eixo IV – Mobilidade/Acessibilidade (2019), da GEBALIS – Gestão dos Bairros Municipais de Lisboa, E.E.M.; Proteção da parentalidade (2021), da Nestlé Portugal; TP Women – Liderando a Mudança (2023), da Teleperformance Portugal; Não se é refugiado/a, está-se refugiado/a (2023), do El Corte Inglés; e NOS Campus (2023), da NOS Comunicações.

“Segundo os mais recentes Indicadores de Integração de Imigrantes, Portugal surge na quinta posição dos países da União Europeia com a população estrangeira mais ativa. As organizações que estão preparadas para acolher a população imigrante nos seus quadros, valorizando a diversidade e a inclusão como eixo estruturante da sua política e cultura organizacionais, estão a contribuir para a eficiência do mercado de trabalho português, ao mesmo tempo que apoiam a plena integração da comunidade imigrante na sociedade”, considera Pedro Portugal Gaspar, presidente da AIMA, citado em comunicado de imprensa.

Na edição de 2025, os projetos submetidos serão avaliados com base em oito categorias:
– Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos;
– Cultura organizacional;
– Projetos internos de promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI);
– Projetos com envolvimento comunitário;
– Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoas;
– Desenvolvimento profissional e progressão na carreira;
– Comunicação da Carta e dos seus princípios;
– Condições de trabalho e acessibilidades.

No âmbito do Selo da Diversidade, o reconhecimento de boas práticas é uma garantia de qualidade e de notoriedade pública, reforçando o compromisso da organização com a inclusão, melhorando a sua reputação, atraindo talentos e gerando vantagens competitivas e sociais. Desde que é criada em 2017, esta iniciativa,  que decorre de dois em dois anos, já atribuiu 47 selos e 23 menções honrosas, reconhecendo organizações de diversos setores, que promovem ativamente os valores da diversidade e da inclusão.

“Contribuindo para valorizar as dimensões da diversidade e da inclusão, o Selo da Diversidade é uma distinção que permite incentivar todas as organizações a seguir estas boas práticas e a promover uma cultura de integração. Num mundo cada vez mais global e conectado, onde a multiplicidade é uma realidade inevitável, este prémio tem o poder de inspirar não apenas organizações, mas toda a sociedade, ao abraçar e valorizar as diferenças, criando um ambiente mais justo, inclusivo e enriquecedor”, acrescenta Pedro Portugal Gaspar.

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Nestlé ganha cinco prémios Produto do Ano 2025

Arkopharma, Cudell e Nos vencem em três categorias. Na edição deste ano do Produto do Ano, os cerca de 19 mil consumidores que votaram premiaram 61 produtos e serviços, elegendo-os pela atratividade, inovação e intenção de compra

A Nestlé é a grande vencedora dos prémios Produto do Ano 2025, ao conseguir cinco distinções, em cinco categorias. Os produtos das marcas da empresa suíça premiadas são o Nature Bounty Hair, Skin and Nails & Beautiful Skin (Suplemento Alimentar Beleza Gomas), o Meritene Força e Vitalidade Drink (Bebida à Base de Proteína), o Dolce Gusto Neo Máquina Café e Cápsulas (Sistema de Café), o Buondi Robusto (Café Torrado) e a Purina One Dual Nature (Pet Food).

A Arkopharma, a Nos e a Cudell conseguem distinções em três categorias. A empresa farmacêutica vence com Forcapil Age Protect, na categoria de Cuidados Capilares; com Stop Piolhos Loção, na categoria Antiparasitários Capilares, e com Forderma Colagénio Anti-Idade Global, na categoria Beleza-Colagénio.

A Nos volta a ser eleita pelos consumidores com três produtos. Além da Fibra Ótica 10 Gbps, na categoria Internet Fixa, e de Nos Wi-Fi Total, na categoria Extensores de Sinal, vence com a aplicação móvel Nos TV, na categoria Experiência de Televisão.

Já a Cudell, empresa do setor do paisagismo e da água, é distinguida na categoria Eletrólise de Sal com Mr. Pure, conseguindo também o selo para Mr. Silence 30, na categoria Bombas de Calor Piscina, e para W-Warrior Bluezone, na categoria Robots de Piscina.

Entre os 61 produtos e serviços distinguidos encontram-se ainda os produtos Just Bee Clear da Apivita, na categoria Pele Oleosa com Tendência Acneica; Mela B3 Sérum Antimanchas da La Roche-Posay, na categoria Antimanchas; Philips I-9000 Prestige Ultra, na categoria Máquinas de Barbear; Shamir Optimee, na categoria Lentes Oftálmicas; App Betano na categoria Apostas Desportivas/Casino Online e Energyspin da Beko na categoria Máquina de Lavar a Roupa, entre outros.

Escolhidos pelos cerca de 19 mil consumidores nacionais, que votaram nos produtos e serviços pela atratividade, inovação e intenção de compra, os 61 vencedores passam a exibir o selo Produto do Ano 2025.

Em comunicado de imprensa, a empresa Produto do Ano salienta que 62% dos inquiridos admitem que a distinção transmite mais confiança do que produtos sem qualquer selo de qualidade. “A presença de um selo de qualidade, como o Produto do Ano, ajuda 58% dos consumidores a tomar decisões mais rápidas no ponto de venda”, acrescenta o comunicado que anuncia os vencedores.

“Para os consumidores sondados, a inovação mais valorizada é a vertente tecnológica ou funcional, seguida da que é desenvolvida para sustentabilidade ou impacto ambiental. Prova disso mesmo é o facto de 55% dos inquiridos estarem disposto a pagar até 10% mais pela inovação apresentada por estes produtos”, refere o documento.

Apesar de ser através das redes sociais e dos influenciadores digitais que os consumidores conhecem cada vez mais produtos inovadores, “62% reconhecem que confiam mais num produto com o selo Produto do Ano do que nos produtos recomendados pelos influenciadores digitais [sem qualquer distinção equiparável]”.

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Mónica Brogueira assume liderança da Gato Preto

A nova diretora de operações é nomeada na sequência da saída de Carolina Afonso, CEO. “O meu compromisso é continuar a construir sobre este percurso de inovação e diferenciação no mercado”, declara Mónica Brogueira (na foto)

Mónica Brogueira é a nova diretora de operações (‘Chief Operations Officer’) da Gato Preto, assumindo a liderança da marca com a saída de Carolina Afonso, CEO. Com cerca de 20 anos de experiência no retalho, a nova COO será responsável por garantir a continuidade estratégica e reforçar a posição da empresa no mercado.

“Assumo com grande responsabilidade e entusiasmo a liderança do Gato Preto. Agradeço profundamente à Carolina Afonso pelo trabalho notável e legado que deixa. O meu compromisso é continuar a construir sobre este percurso de inovação e diferenciação no mercado, mantendo sempre a nossa visão de estar mais próximos dos nossos clientes e de criar experiências que toquem o coração de todos”, declara Mónica Brogueira, citada em comunicado de imprensa.

Na Gato Preto desde 2011, onde passa pela posição de diretora da cadeia de fornecedores e logística,  Mónica Brogueira tem uma licenciatura em gestão de empresas e um MBA no ISEG. Ao longo da carreira, acumula experiência em posições de liderança no setor do retalho.

A marca de artigos para a casa destaca “a importância de Mónica Brogueira para a continuidade do processo de crescimento e inovação da marca, agradecendo profundamente a Carolina Afonso pelo seu contributo fundamental nesse percurso”. A Gato Preto considera ainda que a nova COO “está plenamente preparada para liderar a marca com uma visão diferenciadora e construtiva, mantendo o foco na inovação e no fortalecimento da ligação emocional com os clientes”.

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Cristóvão Monteiro na direção de ‘place branding’ do CH Group

Licenciado em comunicação organizacional e mestre em marketing e negócios internacionais, Cristóvão Monteiro assume a responsabilidade de valorizar e reforçar a imagem e identidade de cerca de 50 territórios geridos pela consultora, em todo o mundo

Cristóvão Monteiro é nomeado diretor de ‘place branding’ do CH Group, assumindo a liderança de projetos de desenvolvimento territorial com um foco estratégico na ‘marca de lugar’ e no marketing territorial. Na nova função, o profissional tem como responsabilidade valorizar e reforçar a imagem e identidade de cerca de 50 territórios geridos pela consultora portuguesa, em todo o mundo.

Licenciado em comunicação organizacional e mestre em marketing e negócios internacionais, Cristóvão Monteiro tem experiência profissional em organismos públicos e privados, nomeadamente nos domínios da comunicação, ‘branding’ e marketing territorial, onde coordena projetos de investigação e consultoria estratégica a nível nacional e internacional.

“Este desafio no CH Group é uma nova oportunidade de impulsionar o crescimento e a internacionalização da consultora, levando o conhecimento português ao mundo e promovendo o desenvolvimento territorial através da valorização da marca e da identidade dos lugares”, diz Cristóvão Monteiro.

É ainda docente na pós-graduação em comunicação estratégica para as autarquias na Escola Superior de Educação de Coimbra, coordenador científico da pós-graduação em ‘branding’ territorial na Coimbra Business School e coordena o observatório de ‘branding’ territorial, primeiro laboratório nacional dedicado à investigação aplicada a marcas territoriais.

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