Pesquisas no TikTok estão a aumentar. Empresas já se aperceberam e reforçam investimentos
Um novo estudo internacional levado a cabo pela empresa tecnológica norte-americana Adobe demonstra que 40% dos consumidores já utilizam o TikTok para pesquisarem coisas de que precisam e/ou assuntos que […]
Meios & Publicidade
Paulina Porizkova volta a dar a cara pela Estée Lauder
X Corp processa mais sete anunciantes
Catarina de Miranda tem novos cargos na Talents e na Briefing
Nova agência Creative Wave aposta na proximidade e personalização
Herman José protagoniza campanha da Betclic (com vídeo)
YSL Beauty escolhe Bárbara Bandeira e Diogo Piçarra para atrair geração Z
Marca Cristiano Ronaldo bate recorde e vale €850 milhões
Netflix viaja pelos novos lançamentos em campanha da Wieden+Kennedy (com vídeo)
Nos estreia-se no Brief Aberto CCP com a marca WTF
Rádio Comercial reforça equipa com Filipa Galrão e Renato Duarte
Um novo estudo internacional levado a cabo pela empresa tecnológica norte-americana Adobe demonstra que 40% dos consumidores já utilizam o TikTok para pesquisarem coisas de que precisam e/ou assuntos que lhes despertam curiosidade, especialmente as gerações mais jovens. A análise, que envolveu mais de 800 consumidores e 250 empresários, revela que 64% da geração Z e 49% dos millennials usa o TikTok como principal ferramenta de pesquisa.
De acordo com a investigação, 10% dos consumidores da geração Z, nascidos entre 2000 e 2009, prefere usar a popular rede social de vídeos chinesa e mais de 10% privilegia mesmo o recurso a ferramentas tecnológicas como ChatGPT em detrimento de motores de busca tradicionais, como o Google e o Bing, para procurar informações. “O TikTok atrai os utilizadores porque apresenta vídeos curtos e informativos”, esclarece a Adobe.
“Este é um formato de narração com características distintas e com conteúdos personalizados adaptados aos espetadores. Entre a geração Z, dois em cada cinco são cativados por respostas que parecem mais adaptadas aos seus gostos e mais de um em cada quatro baby boomers [nascidos entre 1945 e 1964 na Europa, EUA, Canadá ou Austrália] aprecia os vídeos narrativos da plataforma”, refere a multinacional.
Esta tendência atesta a popularidade crescente que o TikTok tem vindo a ganhar entre os anunciantes, visto que mais de metade dos proprietários inquiridos para este estudo recorre atualmente a esta rede social para promover os seus produtos e serviços. Em média, fazem-no nove vezes por mês. A colaboração com influenciadores digitais populares nesta plataforma para anunciar promoções e potenciar vendas é uma das táticas utilizadas.
De acordo com o estudo, 25% dos donos de pequenas empresas investem em marketing de influência para darem a conhecer o que vendem. Em média, os marketeers já alocam 15% do seu orçamento à produção de conteúdos para o TikTok. 43% dessa verba é canalizada para a produção de vídeos criativos, 36% para a de vídeos opinativos e 35% para a de vídeos explicativos. 53% dos anunciantes conta reforçar essa aposta em 2024, avança ainda a análise da Adobe.