Discurso de ódio anti-LGBTQI+ aumenta 184,85% em Portugal
Nas redes sociais nacionais, à semelhança do que se passa noutros países do Mundo, a aversão à comunidade LGBTQI+ continua a progredir a um ritmo alarmante. De acordo com um […]
Luis Batista Gonçalves
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Concorrência aprova venda da Ritmos & Blues e da Arena Atlântico
Bar Ogilvy cria anúncio para época de festas na Madeira (com vídeo)
JMR Digital traz para Portugal plataforma de automação de marketing
Luisa García e Tiago Vidal assumem novos cargos na LLYC
‘Outlets’ superam retalho nas vendas de produtos de luxo
Nas redes sociais nacionais, à semelhança do que se passa noutros países do Mundo, a aversão à comunidade LGBTQI+ continua a progredir a um ritmo alarmante. De acordo com um estudo internacional da Deep Digital Business, unidade da LLYC, empresa de consultoria de comunicação, marketing digital e assuntos públicos, que analisou mais de 169 milhões de publicações em 12 países, o discurso de ódio contra este grupo aumentou quase 10% em apenas quatro anos.
Durante esse período, as mensagens de apoio à comunidade LGBTQI+ diminuíram mais de 40%. Em Portugal, sofreram apenas uma redução de 12,05% mas, em contrapartida, a comunidade detratora aumentou 184,85% entre 2019 e 2022. “Consideramos preocupante tanto o crescimento do discurso de ódio, como este regresso metafórico ao guarda-roupa digital pela conversa que celebra os direitos do grupo”, defende David González Natal, Partner da LLYC.
“Tudo isto significa que, por um lado, temos de pensar mais do que nunca em medidas para proteger as pessoas dos ataques que enfrentam nas redes sociais, mas também em como projetar histórias positivas e impactantes que impulsionem conversas positivas e de apoio. E as empresas e as marcas têm um papel claro a desempenhar neste domínio”, defende o responsável. Para promover os discursos positivos nas redes sociais, a empresa acaba de lançar a campanha “Rainbot”.
“É o primeiro bot que transforma tweets LGBTQI+ odiosos em poemas que celebram a diversidade. Especificamente, localiza estas mensagens de ódio no Twitter e, utilizando inteligência artificial generativa, deteta as palavras ofensivas e transforma-as em pequenos poemas de apoio ao grupo, que são depois partilhados para que possam ser defendidos”, esclarece a LLYC, empresa que em 2022 publicou o relatório Empresas e Diversidade LGBTQI+ na Conversa Digital“, em comunicado.
No dia 28 de junho assinala-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.