TikTok alarga acesso à API de Investigação na Europa
Depois dos Estados Unidos (EUA) no início do ano, o TikTok anunciou, esta quinta feira, o alargamento do acesso à API de investigação à Europa e a disponibilização de novas […]
Sandra Xavier
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Depois dos Estados Unidos (EUA) no início do ano, o TikTok anunciou, esta quinta feira, o alargamento do acesso à API de investigação à Europa e a disponibilização de novas ferramentas de transparência para conteúdos comerciais.
No início deste ano, o TikTok lançou gratuitamente uma primeira versão da API de investigação para investigadores académicos norte-americanos, com o intuito de “facilitar a investigação independente da plataforma e trazer transparência ao seu conteúdo”. Desde então, a plataforma recebeu mais de 60 candidaturas de investigadores académicos dos EUA, que trabalham sem fins lucrativos, e cuja área de estudo está relacionada com temas como tendências de consumo, desinformação, saúde mental, entre outros.
Agora, nas próximas semanas, é a vez dos investigadores académicos na Europa, que trabalham igualmente sem fins lucrativos e que também vão poder candidatar-se a ter acesso à API de investigação.
À medida que o TikTok alarga o acesso à API, a plataforma “está a implementar melhorias na API de investigação, que têm por base o feedback transmitido pela comunidade. Em primeiro lugar, vão apresentar o Lab Access. Em mais de metade das candidaturas que o TikTok recebeu, é pedida a colaboração com outros investigadores, pelo que, em breve, será permitido que, até dez investigadores, trabalhem em conjunto num projeto de investigação partilhado. Todos os investigadores terão de ter a sua própria conta TikTok for developers e estarem localizados nos EUA ou na Europa para aceder à API de Investigação. Os investigadores principais vão poder apresentar uma única candidatura para os colaboradores da mesma universidade. Os projetos que envolvam várias universidades terão de apresentar candidaturas separadas para cada universidade. Para tornar o processo de submissão de candidaturas mais simples, o TikTok vai disponibilizar um formulário Web para esse efeito.”
A par do alargamento do acesso à API de investigação à Europa, o TikTok está a abrir a sua biblioteca de conteúdos comerciais “para conferir transparência à publicidade paga e a outros conteúdos de natureza comercial” na plataforma.
A biblioteca de conteúdo comercial é uma base de dados pesquisável com informações sobre os anúncios pagos e metadados de anúncios, como por exemplo o criativo por detrás da publicidade, as datas em que o anúncio foi divulgado, os principais parâmetros usados para segmentação – por exemplo, idade e género-, número de pessoas que receberam o anúncio, entre outros.
A biblioteca inclui ainda informações sobre o conteúdo de natureza comercial, tanto classificados como parceria paga ou promocionais.
O TikTok planeia incluir dados de publicidade de mais países, no futuro.