O que pode ler na mais recente edição do M&P
Nesta edição, em primeiro plano na capa, o destaque vai para a entrevista com Sofia Lucas e José Santana. A comemoração dos 20 anos da Vogue Portugal serviu de pretexto […]
Meios & Publicidade
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Nesta edição, em primeiro plano na capa, o destaque vai para a entrevista com Sofia Lucas e José Santana. A comemoração dos 20 anos da Vogue Portugal serviu de pretexto para uma conversa com os responsáveis editoriais da LightHouse Publishing, que detém os direitos de publicação do título, sobre a ideia de criar uma editora do zero, a relação com a Condé Nast e como conseguem manter o print rentável, numa altura em que todas as atenções estão voltadas para o digital.
Já o dossier especial é dedicado ao marketing de influência. Nunca se investiu tanto em influenciadores, lá fora, o marketing de influência cresce como nunca e, nos maiores mercados, o investimento duplicou nos últimos cinco anos. Ainda assim, nem todas as marcas estão a acertar no alvo e, segundo a Human to Human, agência especializada em influence marketing, em cada três campanhas há duas que falham, sendo que a taxa de insucesso rondará atualmente os 68%. Em Portugal, também se regista uma tendência de crescimento, mas, apesar de haver mais empresas a investir neste negócio, há muitas marcas a desperdiçar oportunidades.
Falámos com vários especialistas sobre novas oportunidades e desafios e publicamos, em exclusivo, uma antevisão do estudo “Inteligência Artificial em Marketing de Influência 2023“, da SocialPubli, a plataforma que conecta anunciantes com influencers, que analisou como a IA no marketing de influência é capaz de identificar criadores de conteúdos relevantes, personalizar publicações ou analisar dados para otimizar as estratégias.
Destaque ainda para a conversa com os responsáveis da Legendary People+Ideas. Diogo Pinheiro e Hugo Pinto recordam como passaram de uma agência puramente digital para uma agência de publicidade e como surgiu a oportunidade de abrir um escritório em Madrid já em 2024.
Esta edição inclui ainda uma análise à campanha que Filipe Mesquita, diretor criativo da agência This is Pacifica gostava de ter feito: “My Japan Railway“, que conquistou o Industry Craft Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2023.
Os espaços de opinião são assinados por Filipe Morna (Creative copywriter na Fullsix), Pepa Rojo (Diretora criativa da Meta em Espanha e Portugal) e Marco Pacheco regressa com a crónica “Profissão: Idiota”, desta vez em modo de festa.