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O que pode ler na mais recente edição do M&P

Nesta edição, em primeiro plano na capa, o destaque vai para a entrevista com Sofia Lucas e José Santana. A comemoração dos 20 anos da Vogue Portugal serviu de pretexto […]

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O que pode ler na mais recente edição do M&P

Nesta edição, em primeiro plano na capa, o destaque vai para a entrevista com Sofia Lucas e José Santana. A comemoração dos 20 anos da Vogue Portugal serviu de pretexto […]

Nesta edição, em primeiro plano na capa, o destaque vai para a entrevista com Sofia Lucas e José Santana. A comemoração dos 20 anos da Vogue Portugal serviu de pretexto para uma conversa com os responsáveis editoriais da LightHouse Publishing, que detém os direitos de publicação do título, sobre a ideia de criar uma editora do zero, a relação com a Condé Nast e como conseguem manter o print rentável, numa altura em que todas as atenções estão voltadas para o digital.

Já o dossier especial é dedicado ao marketing de influência. Nunca se investiu tanto em influenciadores, lá fora, o marketing de influência cresce como nunca e, nos maiores mercados, o investimento duplicou nos últimos cinco anos. Ainda assim, nem todas as marcas estão a acertar no alvo e, segundo a Human to Human, agência especializada em influence marketing, em cada três campanhas há duas que falham, sendo que a taxa de insucesso rondará atualmente os 68%. Em Portugal, também se regista uma tendência de crescimento, mas, apesar de haver mais empresas a investir neste negócio, há muitas marcas a desperdiçar oportunidades.

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Falámos com vários especialistas sobre novas oportunidades e desafios e publicamos, em exclusivo, uma antevisão do estudo “Inteligência Artificial em Marketing de Influência 2023“, da SocialPubli, a plataforma que conecta anunciantes com influencers, que analisou como a IA no marketing de influência é capaz de identificar criadores de conteúdos relevantes, personalizar publicações ou analisar dados para otimizar as estratégias.

Destaque ainda para a conversa com os responsáveis da Legendary People+Ideas. Diogo Pinheiro e Hugo Pinto recordam como passaram de uma agência puramente digital para uma agência de publicidade e como surgiu a oportunidade de abrir um escritório em Madrid já em 2024.

Esta edição inclui ainda uma análise à campanha que Filipe Mesquita, diretor criativo da agência This is Pacifica gostava de ter feito: “My Japan Railway“, que conquistou o Industry Craft Grand Prix no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions 2023.

Os espaços de opinião são assinados por Filipe Morna (Creative copywriter na Fullsix), Pepa Rojo (Diretora criativa da Meta em Espanha e Portugal) e Marco Pacheco regressa com a crónica “Profissão: Idiota”, desta vez em modo de festa.

Sobre o autorMeios & Publicidade

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Marcas estão a falhar no planeamento de meios

As marcas poderiam aumentar a notoriedade em 50% ou mais, ao combinarem diferentes canais de comunicação com objetivos de impacto em vez de alcance, de acordo com um estudo da Saïd Business School da Universidade de Oxford

As marcas estão a utilizar uma combinação ineficaz de canais de comunicação para divulgar as campanhas publicitárias, de acordo com um novo estudo da Saïd Business School da Universidade de Oxford. A análise revela que vários anunciantes otimizam o alcance das campanhas em vez de se concentrarem nas métricas que produzem um maior impacto.

O estudo conclui que as atuais práticas de marketing estão “longe de ser ótimas” e que as marcas poderiam aumentar a notoriedade em 50% ou mais, ao combinarem diferentes canais de comunicação com objetivos de impacto em vez de alcance. A análise baseia-se num conjunto de dados da Kantar relativo a 1083 campanhas multicanais, realizadas por 557 marcas em 23 setores e 51 países, entre 2008 e 2019. O gasto médio apenas com o planeamento de meios das campanhas nos Estados Unidos, que integram o conjunto de dados usados no estudo, é de 12 milhões de dólares (€11,7 milhões).

Segundo os investigadores, a indústria publicitária otimiza frequentemente as campanhas em função do alcance, porque é mais fácil de medir e porque existe a impressão de que todos os resultados provêm da obtenção de níveis elevados de alcance. No entanto, esta abordagem ignora as métricas de marca em detrimento da tentativa de impulsionar as vendas – as campanhas mais eficazes têm em consideração ambas.

O estudo centra-se em métricas de marca, como : associação (a facilidade com que uma marca é identificada por um ‘slogan’ ou um ‘jingle’, por exemplo), notoriedade assistida (recordação de uma marca com um estímulo), notoriedade não assistida e motivação (intenção de compra).

80% das campanhas estudadas situam-se perto das duas pontuações mais elevadas de eficácia de alcance, mas apenas 8% o fazem relativamente às duas faixas de eficácia mais elevadas para as métricas da marca. A televisão combinada com vídeo online e ‘display’ (presente em 23% das campanhas) “nunca oferece o melhor desempenho”, independentemente dos objetivos da campanha, de acordo com os investigadores.

A melhor combinação para as marcas de produtos de grande consumo é a televisão, o Facebook e a publicidade exterior, que aparece em apenas 8% das campanhas. No entanto, esta combinação não é tão eficaz noutras categorias.

“Os gestores de marketing devem considerar a funcionalidade única de cada canal em relação aos outros canais disponíveis, bem como o seu potencial de complementaridade no plano de meios. Assim, o valor de um canal não é apenas o número de visualizações que se podem comprar, mas sim o que se pode fazer com uma visualização”, acrescentam ainda os investigadores.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Marketing

ROI médio das campanhas publicitárias está a subir

O retalho e as telecomunicações são os setores que apresentam valores mais elevados de retorno sobre o investimento médio nas campanhas publicitárias. Mais de metade do ROI de marketing é gerado a longo prazo

O rácio da rentabilidade do investimento (ROI) médio para os anunciantes serem bem-sucedidos nas campanhas publicitárias que fazem é de 2,5:1, defende um estudo do World Advertising Research Center (WARC).

Desenvolvida a partir da análise a 1537 campanhas que atingiram os objetivos estipulados, a investigação revela que o rácio subiu dos 1,9:1, valor apurado em outro estudo da organização, divulgado em 2017.

“Um ROI médio de lucro de 2,5:1 significa que, em média, um investimento publicitário de um milhão de dólares [cerca de €970 mil] geraria, nestes casos, 2,5 milhões de dólares [cerca de €2,43 milhões] de lucro líquido, desconsiderando os custos da campanha”, refere o WARC.

Segundo o estudo, o rácio de ROI médio da receita das campanhas bem-sucedidas é de 4,33:1. “O valor pode variar muito entre campanhas e categorias, sendo que o impacto a curto prazo varia entre menos de 1:1 e mais de 10:1. O setor automóvel apresenta rácios de ROI de receitas acima da média, enquanto que as campanhas de retalho, telecomunicações e serviços públicos apresentam rácios de ROI com valores de lucro mais elevados”, revela o documento.

Apesar de as avaliações ao ROI tenderem a considerar o retorno financeiro do investimento publicitário a curto prazo, o WARC defende a extensão do prazo da análise. “O retorno do investimento será maior numa avaliação posterior, uma vez que as evidências sugerem que mais de metade do ROI de marketing é gerado a longo prazo”, refere o estudo.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Digital

Inacessível nos EUA desde sábado à noite, TikTok regressa na tarde de domingo

Donald Trump quer que os EUA tenham 50% do TikTok. A Perplexity AI propõe fundir-se com as operações da rede social, numa nova empresa. Kevin O’Leary, investidor e apoiante de Trump, oferece 20 biliões de dólares para comprar a plataforma

Catarina Nunes

O TikTok antecipa-se à data do bloqueio, previsto para domingo 19 de janeiro, e é suspenso nos Estados Unidos no sábado à noite, cerca de duas horas antes da meia noite de domingo, prazo estabelecido pelo Supremo Tribunal, na sexta-feira. Após várias horas sem acesso, a aplicação volta a funcionar na tarde de domingo (hora de Lisboa), na sequência das declarações de Donald Trump à NBC News, no sábado, sobre a intenção de permitir o funcionamento da rede social chinesa no país.

A Bytedance, dona do TikTok, agradece ao presidente eleito por “fornecer a clareza e garantia necessárias” e diz que trabalhará com Trump para “uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos”, noticia a imprensa internacional. Donald Trump, por seu lado, manifesta nas redes sociais que “gostaria que os Estados Unidos tivessem uma posição de 50% de propriedade numa ‘joint venture'”, porque “ao fazer isso, salvamos o TikTok, mantemo-lo em boas mãos e permitimos que continue a operar. Sem a aprovação dos EUA, não há TikTok. Com a nossa aprovação, ele vale centenas de biliões de dólares – talvez triliões”.

As propostas não se fazem esperar. No sábado, a Perplexity AI propõe à ByteDance a criação de uma nova entidade, que fundirá a empresa de inteligência artificial (IA) com as operações do TikTok nos Estados Unidos. Caso esta proposta se concretize, a nova estrutura incluirá mais investidores e permitirá que os atuais acionistas da ByteDance mantenham a participação. O negócio, porém, não abrange a compra do algoritmo da ByteDance, que define o alcance das publicações no TikTok em termos dos utilizadores que as veem.

Outros investidores são dados como interessados no TikTok. Um dia antes da Perplexity AI, Kevin O’Leary, apoiante de Donald Trump e estrela da versão canadiana do ‘Shark Tank’ anuncia na sexta-feira, 17 de janeiro, a oferta à ByteDance de 20 biliões de dólares (€19,5 mil milhões) em dinheiro para comprar o TikTok, em conjunto com Frank McCourt (investidor e dono do clube de futebol Marselha e de estádios nos Estados Unidos) e um consórcio com outros investidores.

“Desculpe, o TikTok não está disponível de momento”

Os utilizadores que tentaram aceder à plataforma na madrugada de sábado e no domingo depararam-se com a mensagem “Desculpe, o TikTok não está disponível de momento” (na foto), com a rede social e outras aplicações da Bytedance bloqueadas em lojas de ‘apps’ como a da Apple e da Google, bem como no site.

A mensagem mostrada aos utilizadores referia ainda que “foi promulgada uma lei nos Estados Unidos que proíbe o TikTok. Infelizmente, isto significa que não pode usar o TikTok por enquanto”, acrescentando que “temos a sorte de o presidente Trump ter indicado que vai trabalhar connosco para encontrar uma solução para restaurar o TikTok assim que tomar posse”.

Em entrevista à NBC News no sábado, Donald Trump revela que está a considerar conceder ao TikTok uma extensão de 90 dias, avançando que provavelmente essa prorrogação será anunciada na segunda-feira, 20 de janeiro, dia da tomada de posse como presidente e de entrada em funções na Casa Branca. Recorde-se que a administração de Joe Biden tinha deixado a Donald Trump a implementação da lei que proíbe o TikTok, uma vez que a tomada de posse do presidente eleito ocorre no dia a seguir à entrada em vigor da lei.

A ameaça à segurança nacional e a história da proibição

Em Washington, os legisladores e funcionários da administração há muito que manifestam preocupação em relação ao TikTok, que consideram uma ameaça à segurança nacional, por ser detida por uma empresa chinesa, que também detém as aplicações de edição de vídeo CapCut e Lemon8, ambas igualmente indisponíveis nos Estados Unidos, no sábado à noite.

Ao defender a lei em tribunal, a administração de Joe Biden alegava estar preocupada com a recolha pelo TikTok de grandes quantidades de dados de utilizadores dos Estados Unidos, que poderiam acabar nas mãos do Governo chinês através de coação. Outra das alegações é o facto de o algoritmo que alimenta o que os utilizadores veem no TikTok ser vulnerável à manipulação das autoridades chinesas, que podem utilizá-lo para moldar o conteúdo da plataforma de formas difíceis de detetar.

Até agora, porém, os Estados Unidos não apresentaram publicamente provas de que o TikTok tenha cedido dados de utilizadores às autoridades chinesas ou manipulado o algoritmo para favorecer os interesses chineses.

A lei que visa a Bytedance é aprovada pelo Congresso norte-americano em abril de 2024. Joe Biden assina-a rapidamente, mas a lei é processada pelo TikTok e pela ByteDance com base na Primeira Emenda. Na sexta-feira, 17 de janeiro, o Supremo Tribunal decide, por unanimidade, que os riscos para a segurança nacional devido à ligação à China se sobrepõem às preocupações de limitar o discurso da aplicação ou os 170 milhões de utilizadores nos Estados Unidos.

Na sequência desta decisão do Supremo Tribunal, o TikTok argumenta que “será forçado a ficar às escuras” se a administração não fornecer uma “declaração definitiva” às empresas que fornecem o serviço nos Estados Unidos. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, por seu lado, classifica o pedido do TikTok como uma “manobra” e alega que não há razão para o TikTok ou outras empresas “tomarem medidas nos próximos dias, antes da tomada de posse da administração Trump”.

Artigo atualizado às 18h58 com a informação do restabelecimento do TikTok

Sobre o autorCatarina Nunes

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O legado de David Lynch na publicidade (com vídeos)

O anúncio ao perfume Background de Jil Sander (na foto) é um dos ‘spots’ com narrativas excêntricas, que David Lynch grava entre 1988 e 2014. O M&P faz uma retrospetiva dos 23 anúncios mais icónicos, do realizador falecido a 15 de janeiro, em ligação com as suas referências cinematográficas

Apesar de terem sido filmes como ‘Mulholland Drive’ e “Veludo Azul’ e séries como ‘Twin Peaks’ a darem-lhe fama, David Lynch, que morre a 15 de janeiro aos 78 anos, também foi realizador de publicidade, criando anúncios que, ainda hoje, se distinguem pelas sensibilidades atmosféricas, bizarras e excêntricas que evidenciam.

“O conceito do absurdo é algo que desde sempre me atraiu”, admitia publicamente David Lynch numa conferência de imprensa. Entre 1988 e 2014, o realizador e argumentista norte-americano desafia as convenções estéticas dessas épocas, contribuindo para a evolução da estética das narrativas das campanhas publicitárias.

O primeiro filme publicitário que realiza é para promover o Obsession, um dos perfumes mais icónicos da Calvin Klein, em 1998. Os escritores F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e D. H. Lawrence foram as inspirações do realizador para os ‘spots’ a preto e branco, que exploram a sensualidade e a melancolia dos beijos.

Em 1990, ‘That Girl’ é o nome do filme publicitário que a Alka-Seltzer contrata a David Lynch, uma narrativa visual que converte um fármaco num produto de ‘lifestyle’.

‘Twin Peaks’ serve de inspiração a ‘Georgia Coffee’. O anúncio à marca da bebida, que conta com a participação de alguns dos atores da série, marca a primeira incursão de David Lynch no setor da alimentação, em 1991.

Também em 1991, o realizador é escolhido para criar o ‘teaser’ para a campanha promocional do DVD que reúne os vídeos promocionais dos singles do ‘Dangerous’, álbum de Michael Jackson.

Em 1992, David Lynch regressa ao universo das fragrâncias com ‘Who is Gio?’, anúncio que promove o perfume Gio de Giorgio Armani. O filme publicitário, com dois minutos e meio, é gravado num cenário que o realizador viria a utilizar na longa-metragem ‘Inland Empire’, em 2006.

No mesmo ano, David Lynch é desafiado pela Yves Saint Laurent a realizar o anúncio do perfume Opium, apostando mais uma vez no mistério e na sensualidade.

Em 1993, é o perfume Trésor da Lancôme a ser imortalizado num filme publicitário protagonizado pela atriz e modelo de ascendência italiana Isabela Rossellini, o rosto da fragrância. Marcado por grandes planos do rosto da artista, o anúncio volta a explorar a sensualidade feminina.

Ainda em 1993, David Lynch realiza o filme publicitário da Barilla, marca de massas italianas.

Também em 1993, o ano em que mais trabalhou em publicidade, o realizador assina também ‘The Wall’, filme publicitário da Adidas.

Ainda em 1993, estreia ‘The Instinct of Life’, filme publicitário que promove o perfume Background de Jil Sander.

A atriz norte-americana Daryl Hannah é a protagonista da campanha do Sun Moon Stars, perfume de Karl Lagerfeld, em 1994.

Em 1997, ‘‘Mountain Man’ é o nome do ‘spot’ publicitário que cria para a marca de automóveis Honda.

Também em 1997, estreia ‘Clear Blue Easy’, anúncio publicitário que David Lynch realiza para a Clear Blue.

Ainda em 1997, vai para o ar ‘Aunt Droid’, que promove de forma ‘sui generis’ a ficção do Sci-Fi Channel.

Em 1998, o realizador estreia-se na publicidade a uma marca de cigarros, a Parisienne Cigarettes, com ‘Parisienne People’, outro anúncio surrealista.

O universo feérico e surrealista de David Lynch volta a manifestar-se em ‘Welcome to the Third Place’, campanha que publicita a PlayStation 2, em 2000.

Em 2002, o realizador de ‘Veludo Azul’ colabora com a Nissan, no filme publicitário que anuncia o Nissan Micra.

O perfume Gucci, uma das fragrâncias da Gucci, marca outra das incursões de David Lynch pelo universo dos perfumantes, em 2008.

‘Lady Blue Shanghai’ é o nome da campanha que David Lynch realiza para a Dior, em 2010. O ‘spot’ é protagonizado pela atriz francesa Marion Cotillard.

Em 2011, David Lynch colabora com a Shiseido. Protagonizado pela violinista Akiko Suwanai, o ‘spot’ explora o universo de sombras de uma dança, desvendando no final a nova gama da marca de cosmética japonesa, a Revital Granas.

A estética futurista que David Lynch tanto apreciava volta a destacar-se em 2014, em ‘Louboutin Rouge’, que faz o lançamento do primeiro verniz de unhas de Christian Louboutin.

 

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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Digital

Supremo Tribunal mantém proibição do TikTok nos Estados Unidos

A tomada de posse de Donald Trump e o surgimento de um comprador nos próximos dias mantêm em aberto o destino da rede social, que está banida a partir de 19 de janeiro. Elon Musk estará ainda na corrida à compra. TikTok garante aos cerca de 7000 funcionários nos EUA que os empregos estão seguros

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos aprova a manutenção da lei que determina o bloqueio do TikTok no país, caso a rede social não seja vendida nos Estados Unidos até 19 de janeiro. A tomada de posse de Donald Trump, a 20 de janeiro, e o surgimento de um comprador nos próximos dias, no entanto, mantêm em aberto o destino do TikTok.

A sentença do tribunal rejeita a argumentação da empresa e dos utilizadores da plataforma que se constituíram como assistentes no processo. Embora reconhecendo que a rede social “oferece um meio de expressão distinto e alargado, de envolvimento e de comunidade”, o tribunal considera que há “preocupações bem fundamentadas para a segurança nacional”, que decorrem “das práticas de recolha de dados do TikTok e da sua relação com um adversário estrangeiro”.

Tudo indica que o TikTok será banido nos Estados Unidos a 19 de janeiro, caso não seja vendido, com a rede social a ser removida das lojas de aplicações indefinidamente. No entanto, a tomada de posse de Donald Trump, a 20 de Janeiro, mantém o futuro da plataforma no país incerto, sobretudo quando os conselheiros do presidente já estão a rever a lei para encontrar formas de adiar o prazo, talvez por 60 a 90 dias, de acordo com o The Wall Street Journal.

Embora a capacidade de Donald Trump de atrasar a proibição do TikTok esteja limitada pela lei, o novo presidente poderá prosseguir de qualquer maneira. A lei federal permite que Joe Biden estenda o prazo de venda de 19 de janeiro por mais 90 dias, caso se verifique um progresso significativo no sentido de uma venda. Donald Trump também pode anular a proibição, se a sua administração determinar, através de um “processo interagências”, que o TikTok já não está sob controlo chinês.

“O TikTok em si é uma plataforma fantástica”, refere Mike Waltz, novo conselheiro de segurança nacional de Donald Trump, à Fox News, acrescentando que “vamos encontrar uma forma de o preservar, mas também de proteger os dados das pessoas”. Karoline Leavitt, porta-voz da equipa responsável pela transição entre administrações, garante ao The Wall Street Journal que “o presidente Trump manifestou repetidamente o desejo de salvar o TikTok e não há negociador melhor do que Donald Trump”.

Segundo avança o The Wall Street Journal, o CEO do TikTok, Shou Chew, estará entre os convidados de Donald Trump no discurso de tomada de posse a 20 de janeiro. Shou Chew estará na companhia de outros líderes de tecnologia dos Estados Unidos que planeiam comparecer, incluindo Elon Musk, conselheiro multimilionário de Donald Trump, Jeff Bezos, presidente executivo da Amazon, Sundar Pichai, diretor-executivo do Google, Tim Cook, diretor-executivo da Apple, Sam Altman, diretor-executivo da OpenAI, bem como Mark Zuckerberg, diretor-executivo da Meta, concorrente do TikTok.

Em termos da probabilidade de surgir uma venda, segundo a CNN, as autoridades chinesas estariam a ponderar a possibilidade de Elon Musk adquirir as operações norte-americanas do TikTok, caso a plataforma seja proibida nos Estados Unidos. No entanto, a ByteDance, empresa mãe do TikTok, nega essas informações, classificando-as de “pura ficção”. A situação complica-se porque, até agora, a ByteDance declara que o TikTok não está à venda, dificultando os esforços para evitar que seja banido nos Estados Unidos.

Enquanto os cerca de 7000 funcionários do TikTok aguardam o destino da rede social nos Estados Unidos, a empresa garante-lhes, num comunicado interno obtido pelo The Verge, que os respetivos empregos estão seguros, mesmo que a plataforma seja banida. No entanto, com a proibição a poucos dias de distância, os utilizadores norte-americanos da rede social estão à procura de plataformas alternativas que os ajudem a manter-se a par da cultura popular ou que forneçam o tipo de conteúdos que popularizaram a rede social a nível mundial. A alternativa mais popular é a plataforma RedNote, conhecida como Xiaohongshu na China, de onde a aplicação é originária.

De acordo com uma fonte desta plataforma chinesa, cerca de 700 mil novos utilizadores juntaram-se à RedNote em apenas dois dias, o que fez com que a rede social atingisse o primeiro lugar no ranking de aplicações transferidas da App Store nos Estados Unidos. A popularidade da plataforma está a ser impulsionada pela vasta quantidade de utilizadores norte-americanos que migraram para a RedNote à procura de uma alternativa ao TikTok.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Marketing

“IA na construção de marca é dos aspetos mais importantes para o turismo”

Em Portugal para participar na Boost 2025, a 17 de janeiro, Álvaro Meléndez (na foto), criativo e fundador da startup norte-americana Crant, fala em exclusivo ao M&P sobre como a IA pode ser uma ferramenta poderosa na estratégia e construção de marcas de turismo

“O uso de inteligência artificial (IA) na construção de uma marca é um dos aspetos mais importantes e subestimados para o turismo”, declara ao M&P Álvaro Meléndez, criativo e fundador da startup Crant, sediada em Miami.

O criativo especialista em construção de marcas e ‘storytelling’ está em Portugal para participar no Boost 2025, evento a 17 de janeiro na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que explora o impacto da IA no marketing e nos recursos humanos do setor do turismo.

Álvaro Meléndez, reconhecido em 2023 pela Provoke Media como um dos 25 principais inovadores das Américas, explica em entrevista ao M&P que “a IA no turismo é importante porque constitui uma nova oportunidade para as empresas construírem estratégias, narrativas e uma marca, bem como chegarem de forma mais eficiente aos consumidores, sem que seja necessário um investimento elevado, e é isso que vou demonstrar na conferência”.

O fundador da Crant avança que durante a apresentação no Boost 2025 irá fornecer ferramentas práticas e formas de implementar a IA na construção de marca e no turismo, que se adaptam a qualquer empresa, independentemente da dimensão ou nível de investimento.

Em relação ao panorama das marcas e do marketing de turismo em Portugal, o fundador da Crant destaca O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa, que o impressionou numa visita a Cascais. “Revela, ao longo dos anos, um ‘storytelling’ impressionante nas latas de sardinha, visuais circenses, muita criatividade e um conceito único e inesperado”, sendo “um exemplo perfeito de uma marca que pode ser expandida através da IA”, argumenta.

Segundo Álvaro Meléndez, esta expansão pode ser feita ao aproveitar o conceito, “que é atrativo”, e ao implementar a IA ao longo da jornada do consumidor. Por exemplo, ao ajudar o consumidor a conhecer os produtos e facilitar o processo de compra, ou ao criar experiências que ligam o artificial à realidade, “o consumidor já sabe o que esperar, já gostou do que viu e até já pode ter comprado o produto, mas continua a ter uma razão para ir à loja”.

“Quanto mais nos aproximarmos da IA e do digital, mais as experiências físicas serão importantes e valiosas. No entanto, é necessário que sejam experiências que valham a pena”, salienta Álvaro Meléndez.

Em termos do marketing de turismo em Portugal, o fundador da Crant defende que o país enfrenta um problema de turismo em excesso, sobretudo em certas zonas e épocas do ano, em detrimento de outras. No entanto, Álvaro Meléndez considera que, através do marketing e da IA, é possível contornar esse problema.

“Atrações e negócios que previamente não teriam destaque no itinerário de um turista, porque não se encontram em zonas turísticas ou conhecidas, podem ser destacados através da IA e da construção da marca dessas mesmas zonas. É do interesse dessas localidades promoverem o potencial que não está a ser atingido”, argumenta.

Álvaro Meléndez destaca o exemplo do que Miami fez com o bairro de Wynwood. “A cidade tinha muitos turistas que queriam ir à praia e divertir-se, mas quase só existia esse tipo de turismo. Para dar a volta ao problema, nos últimos anos, toda a zona de Wynwood, que não fica na praia e é mais artística e cultural, foi expandida com uma estratégia de tecnologia e IA em mente, o que acabou por fornecer um equilíbrio turístico à cidade. Melhorando simultaneamente o crescimento das empresas e marcas nessas áreas menos turísticas”, argumenta.

Leia a entrevista completa na edição 973 do Meios&Publicidade, a 24 de janeiro

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Media

AMC Selekt vai ter publicidade em Portugal

Novo serviço de ‘streaming’ com distribuição da Nos, que estreia a 16 de janeiro, vai recorrer ao formato ‘pre-roll’ de 30 segundos, avança ao M&P Maria Rodriguez, diretora de vendas da AMC Networks International Southern Europe

O AMC Selekt, novo serviço de ‘streaming’ que chega a Portugal a 16 de janeiro e apresenta séries originais do AMC, “vai incluir publicidade”, declara ao M&P Maria Rodriguez, diretora de vendas da AMC Networks International Southern Europe, escusando-se a avançar uma data para a integração de publicidade na plataforma.

Maria Rodriguez adianta que o serviço de ‘streaming’ vai recorrer ao formato publicitário ‘pre-roll’ com duração de 30 segundos, e que vai contar com “anunciantes de todos os setores de atividade”.

O AMC Selekt terá a curadoria dos canais AMC, Canal História, Odisseia, AMC Break e AMC Crime, e estará disponível, sem custos adicionais, para todos os clientes de televisão da Nos, em regime de exclusividade, através do menu principal da box, na área de início em ‘packs’ ativos, ou através da aplicação Nos TV.

“Sem custos adicionais, os clientes da Nos passam a ter acesso direto a toda a magia do universo AMC na televisão de casa ou onde quer que estejam, através da aplicação Nos TV”, enfatiza Adriano Duarte Neves, diretor central de conteúdos de televisão da Nos.

O novo serviço disponibiliza cerca de 1500 conteúdos, atualizados mensalmente, incluindo os AMC Originals, com estreias inéditas em Portugal após à estreia nos Estados Unidos. “Estamos muito satisfeitos por lançar o AMC Selekt em Portugal com o nosso parceiro Nos. Graças a este novo serviço de ‘streaming’, os clientes da Nos terão acesso a uma grande diversidade de conteúdos de qualidade, incluindo séries originais do AMC”, refere Antonio Ruiz, diretor-geral da AMC Networks International Southern Europe.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Audiências: TVI fecha 2024 na liderança

Consumo televisivo cresce 2,8%. Tipologia ‘outros’ bate recorde de audiências e canais FTA têm público mais feminino e velho, além de uma afinidade com as classes mais baixas (D e E), tal como a ‘pay-TV’, segundo a análise da Initiative, em exclusivo para o M&P

A análise de audiências de televisão em 2024, da agência de meios Initiative do grupo IPGMediabrands, revela que o consumo televisivo (audiência média) regista um crescimento de 2,8% face a 2023. Os níveis de cobertura da televisão na totalidade mantêm-se estáveis.

No entanto, analisando detalhadamente cada uma das tipologias, os ‘outros’ (visionamento em diferido de alguns canais não auditados e outras utilizações de televisão, como ‘streaming’ ou consolas) são as que mais crescem (+5,5% vs. 2023) . Quanto ao tempo médio diário despendido, observa-se que o tempo global aumenta mais sete minutos do que em 2023, com as tipologias ‘free-to-air’ (FTA) (+ seis minutos) e ‘outros’ (oito minutos) a serem as que contribuem para este aumento.

TVI lidera desde fevereiro

No início de 2024, ocorre uma alteração do líder de audiências entre os canais generalistas, com a TVI a assumir a liderança em fevereiro, mantendo-se nesta posição até ao final do ano. A estação de Queluz de Baixo termina 2024 com uma quota de audiência de 15,1%, tendo sido também o único canal FTA que regista um aumento face ao último ano (+0,8 p.p. vs. 2023). Os jogos do Euro 2024, em particular o jogo que dita a eliminação de Portugal frente à França, bem como os novos ‘reality shows’, ‘Dilema’ e ‘Secret Story’, contribuem para o aumento das audiências do canal.

A SIC termina o ano na segunda posição, com um ‘share’ de 14,3% (-0,6 p.p. vs. 2023), seguida da RTP1, que regista um ‘share’ de 10,9% (-0,3 p.p. vs. 2023). As tipologias ‘pay-TV’ obtêm resultados distintos, com a televisão por subscrição a verificar uma diminuição de 1,6 pontos percentuais, enquanto os ‘outros’ registam um aumento de 1,9 pontos percentuais face a 2023.

‘Outros’ bate recorde de audiências

A quota de audiência dos canais varia ao longo dos meses, dependendo das transmissões dos canais e dos períodos de férias dos portugueses, em especial do período de férias escolares. A SIC inicia o ano na liderança, contudo, com um crescimento significativo durante o mês de fevereiro, a TVI assume a liderança. As transmissões do Euro 2024 têm impacto nas audiências, com os meses de junho e julho a registarem os valores mais baixos no que diz respeito à ‘pay-TV’.

Por outro lado, nestes meses, e com a transmissão de vários jogos do Europeu em canal aberto, verificamos que foram dos melhores meses do ano para os canais generalistas. Por último, destaque para a tipologia ‘outros’, que em agosto bateu recordes, tendo atingido uma quota de audiência de 19%, o valor mais elevado desde que há registo.

CMTV lidera ‘pay-TV’

Quanto aos canais ‘pay-TV’, os canais de informação mantêm-se como os mais vistos no cabo. A CMTV, com um ‘share’ de 5,9% (+0,5 p.p. vs. 2023), reforça a posição de canal preferido dos portugueses, com larga vantagem sobre os restantes. Apesar da diminuição, os canais de informação CNN Portugal e SIC Notícias completam o top 3 dos canais mais vistos da televisão por subscrição.

Entre os dez canais mais vistos, destaque ainda para o TVI Reality, que, com as transmissões em direto dos reality shows ‘Big Brother’, ‘Dilema’ e ‘Secret Story’, é o segundo canal que mais cresce. Além destes, a SIC Mulher também verifica um aumento de +0,2 p.p., entrando assim para o top 10 dos canais mais vistos do ‘pay-TV’ em 2024.

Europeu domina programas mais vistos

Os jogos de futebol dominam o top 10 dos programas mais vistos de 2024. A final do Euro 2024, transmitida pela RTP1, é o programa mais visto do ano, com uma audiência média de dois milhões e 688 mil telespectadores, o que representa uma quota de audiência de 51,8%. Os jogos dos oitavos de final, transmitidos pela RTP1 (Portugal x Eslovénia e Áustria x Turquia), surgem na segunda posição, tendo alcançado uma audiência média de 2 milhões e 644 mil telespectadores, o que corresponde a uma quota de audiência de 52,1%.

Os jogos da fase de grupos do Euro 2024, transmitidos pela TVI (Sérvia x Inglaterra e Geórgia x Portugal), completam o pódio de programas mais vistos de 2024. Os jogos registam uma audiência média de 2 milhões e 332 mil telespectadores e um ‘share’ de 45,7%. Excluindo os jogos de futebol, o programa ‘Secret Story – o Vencedor’, transmitido durante a noite de passagem de ano em que é coroado o vencedor, é o mais visto do ano, com uma audiência média de um milhão e 200 mil telespectadores, a que corresponde um ‘share’ de 23,8%.

TVI lidera audiências ao longo do dia

Em relação à audiência média diária dos canais FTA, os picos de audiência continuam a verificar-se durante a transmissão dos jornais de informação. A SIC lidera com alguma vantagem durante o ‘Primeiro Jornal’ e no início do ‘Jornal da Noite’. A RTP1 continua a atingir o pico de audiência ligeiramente mais cedo, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’, enquanto a SIC e a TVI atingem o pico de audiência no horário nobre, embora em períodos diferentes. A SIC regista o pico de audiência durante o ‘Jornal da Noite’, enquanto a TVI atinge o pico ligeiramente mais tarde, durante a transmissão de ‘Secret Story – Especial’ e das novelas ‘Cacau’ e ‘Fazenda’.

Em 2024, a TVI lidera as audiências por período horário, durante a manhã, tarde e noite (primeiro e segundo ‘prime time’ e ‘late night’). No primeiro ‘prime time’, a diferença entre a TVI e a SIC é menor (16,7% da TVI vs. 16,4% da SIC), contudo, à medida que a noite avança, a diferença aumenta. A SIC lidera apenas durante o período de almoço, com a transmissão do ‘Primeiro Jornal’, enquanto a RTP1 lidera apenas durante o ‘pré-prime’, com a transmissão do programa ‘O Preço Certo’.

FTA tem público mais feminino e mais velho

Quanto ao perfil do telespectador, os canais FTA apresentam uma maior afinidade com um público mais feminino e mais velho (superior a 55 anos). A tipologia ‘pay-TV’, por sua vez, apresenta um perfil ligeiramente mais masculino e mais jovem, com maior afinidade junto do público com mais de 45 anos. Relativamente à classe social, ambas as tipologias apresentam uma maior afinidade com as classes mais baixas (D e E).

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Tux&Gill nomeia Afonso Azevedo como diretor criativo

“Hoje em dia, a publicidade não pode ser vista como uma interrupção, mas sim como uma continuação das conversas das pessoas. A autenticidade já não é uma estratégia, mas um valor inegociável”, considera Afonso Azevedo (na foto)

A Tux&Gill tem um novo diretor criativo. Afonso Azevedo é nomeado para o cargo com o objetivo de cimentar a posição desta agência criativa independente, no panorama da criatividade em Portugal.

“Hoje em dia, a publicidade não pode ser vista como uma interrupção, mas sim como uma continuação das conversas das pessoas. A autenticidade já não é uma estratégia, mas um valor inegociável”, considera Afonso Azevedo, citado em comunicado de imprensa.

O novo diretor criativo inicia o percurso profissional como redator na Leo Burnett/Publicis, passando por agências multinacionais, como a ExcentricGrey, do WPP, e a Reprise Media, do IPG, e agências nacionais, como a Euro M.

No portefólio conta com campanhas nacionais e internacionais, para marcas como BP, Vodafone, Fiat, Oreo, Bayer, UNICEF, Fanta, Samsung, Ben & Jerry’s, Heineken, Milka, TAP e Sport TV, entre outras. Neste percurso é premiado em festivais nacionais e internacionais, como El Ojo, ADCE, Davey Awards, CCP, Prémios M&P, Prémios Sapo e Prémios Eficácia, entre outros.

“Temos uma equipa talentosa e ambiciosa que vai beneficiar muito com a vinda do Afonso. Estamos muito entusiasmados com o que 2025 nos vai trazer”, refere Francisco Leitão de Sousa, diretor-geral da Tux&Gill.

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Trabalhadores da TiN reúnem com comissão de credores

A reunião está agendada para 16 de janeiro. “Há propostas, não sabemos ao certo quais nem de que valores, mas sabemos que há interesse e que têm havido contactos”, revela ao M&P Carolina Almeida, representante da comissão de trabalhadores

Os trabalhadores da Trust in News (TiN) reúnem a 16 de janeiro, com a comissão de credores da empresa, constituída por representantes do Instituto da Segurança Social, da Autoridade Tributária, da Impresa Publishing e do Novobanco, para discutir as propostas de viabilização da empresa, antes da assembleia de credores decisiva, agendada para 29 de janeiro.

“Há propostas, não sabemos ao certo quais nem de que valores, mas sabemos que há interesse e que têm havido contactos com potenciais investidores”, revela ao M&P Carolina Almeida, representante da comissão de trabalhadores da TiN, que também figuram entre os credores do grupo de media.

A intenção é debater a possibilidade de viabilização da empresa, a braços com dívidas que rondam os €32,9 milhões. “Já dá para ter uma ideia daquela que será a vontade dos credores, até porque estará lá representada uma boa fatia deles”, explica ao M&P André Correia Pais, administrador de insolvência encarregue do processo, que também participa no encontro, solicitado no plenário de trabalhadores realizado a 2 de janeiro.

“Só há dois cenários em cima da mesa. A empresa fecha ou avança para um plano de insolvência. A reunião serve essencialmente para dar a conhecer à comissão de credores o plano de insolvência apresentado pelo antigo sócio [Luís Delgado], mas poderão haver outros. A decisão final será sempre dos credores”, adverte André Correia Pais.

O administrador de insolvência, que admite que ainda não teve oportunidade de analisar a proposta de Luís Delgado do ponto de vista técnico, tem sido contactado por potenciais interessados nalguns dos títulos. “Tenho tido algumas abordagens, mas ainda não chegámos à fase das propostas, por vontade dos credores. Tenho mantido alguns contactos exploratórios, pedindo-me números para análise, mas não sei se os credores as vão querer ouvir”, refere.

A reunião da comissão de credores com os trabalhadores da TiN, dona de títulos como a Visão, a Caras, a Activa, a Exame, a Prima, a Telenovelas e a TV Mais, acontece no dia em que 25% dos salários de dezembro do ano passado entram nas contas dos 130 colaboradores do grupo de media, ficando ainda 75% do valor dos ordenados por liquidar.

Sobre o autorLuis Batista Gonçalves

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