Os criadores de conteúdos digitais que marcam 2024
Entre as seis personalidades destacadas encontram-se Jools Lebron (na foto à esq.), por viralizar a tendência ‘very demure, very mindful’ no TikTok, e Nara Smith (à dir.), uma das principais figuras da tendência ‘tradwife’, cujos vídeos de receitas culinárias feitas do zero a catapultam para o estrelato
Daniel Monteiro Rahman
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Mais de metade (57%) dos membros da geração Z aspiram a tornar-se criadores de conteúdos, de acordo com a Morning Consult, mas apenas uma minoria alcança o estrelato mundial.
A fechar o ano, a Ad Age faz a lista dos seis norte-americanos criadores de conteúdos digitais que se destacaram, em 2024, desde os que se estrearam nas redes sociais com sucesso imediato aos que já existiam mas só tiveram sucesso planetário no último ano.
Jools Lebron
Jools Lebron é uma criadora de conteúdos de beleza, que publica tutoriais de maquilhagem e outros conteúdos há cerca de uma década. Mas só em agosto com a viralização do ‘very demure, very mindful’ é que a influenciadora entrou na ribalta do TikTok e criou a ‘trend’.
Nesse mês, Jools Lebron, que conta com 2,3 milhões de seguidores no TikTok e 192 mil seguidores no Instagram, acumulou mais de 1,1 milhão de novos seguidores no TikTok, de acordo com dados da plataforma de ‘analytics’ Social Blade.
Apenas alguns dias após o seu primeiro vídeo viral, a criadora de conteúdos assinou acordos de patrocínio com marcas, como a Verizon, a Netflix e a Lyft, e tem mantido uma cadência constante de parcerias com marcas desde então.
A.J. e Big Justice
A.J. e Big Justice é uma dupla pai-filho que ascende à fama na sequência dos seus vídeos de avaliação de produtos alimentares da Costco se terem tornado virais no TikTok.
Esses vídeos acumularam milhões de visualizações, mas o ponto de viragem da dupla foi o lançamento da canção ‘We Bring the Boom!’, em julho. A partir desse ponto, A.J. e Big Justice, que têm 2,5 milhões de seguidores no TikTok, 441 mil seguidores no Instagram e 251 mil subscritores no YouTube, expandiram os conteúdos das suas contas nas redes sociais, ao incluírem outros elementos da família, como os irmãos de A.J.. Em paralelo, desenvolveram colaborações com outros criadores de conteúdos e com marcas, como os patrocínios da Chipotle, Squishmallows, Welch’s e MrBeast’s Feastables, entre outras.
Tareasa Johnson
Em fevereiro, Tareasa Johnson, mais conhecida pelo nome de utilizador ‘Reesa Teesa’, cativou o TikTok com uma série em vídeo com 52 episódios, intitulada ‘Who TF Did I Marry?’, que detalha a sua relação com o ex-marido manipulador.
Em setembro, a criadora de conteúdos anunciou que a atriz e escritora Natasha Rothwell está a produzir e protagonizar uma adaptação televisiva da série. Tareasa Johnson, que conta com 3,5 milhões de seguidores no TikTok e 105 mil seguidores no Instagram, também tem colaborado com várias marcas após o pico de viralidade da sua série, incluindo Target, Google Pixel, Warner Bros. e Samsonite.
Haliey Welch
Quando um vídeo que Haliey Welch partilhou com uma dica sexual se tornou viral em junho presumiu-se que esta desfrutaria de um momento fugaz de fama antes que a internet passasse para o próximo ‘meme’ viral.
Mas Haliey Welch aproveitou a oportunidade e converteu a alcunha ‘Hawk Tuah Girl’, que lhe foi concedida após o vídeo, numa marca próspera, em grande parte alimentada pelo podcast ‘Talk Tuah’, que, em outubro, esteve brevemente no terceiro lugar na lista dos podcasts mais populares dos Estados Unidos, no Spotify.
Em outubro, a influenciadora, que tem 1,8 milhões de seguidores no TikTok, 227 mil seguidores no Instagram e 205 mil subscritores no YouTube, lançou uma linha de joias e, em novembro, lançou uma aplicação de encontros baseada em IA chamada ‘Pookie Tools’. Devido à natureza sexualmente explícita da sua viralidade, a criadora de conteúdos não assinou muitos contratos com marcas, comparativamente a outros criadores de conteúdos.
Alex Cooper
Embora não seja uma novidade no espaço dos criadores de conteúdos, 2024 foi um ano de rutura para Alex Cooper. Em agosto, a influenciadora assinou um contrato de três anos no valor de 125 milhões de dólares (€119,7 milhões) com a empresa de radiodifusão SiriusXM, para o seu podcast de conselhos e comédia, Call Her Daddy, no qual entrevistou personalidades como Kamala Harris, Miley Cyrus e Hailey Bieber, entre outras.
Recentemente, a influenciadora, que conta com 2,4 milhões de seguidores no TikTok, 3,3 milhões no Instagram e um total de 1,31 milhões de subscritores entre as suas páginas de YouTube, anunciou o lançamento de uma marca própria de bebidas eletrolíticas Unwell Hydration, em parceria com a Nestlé e estabeleceu parcerias com a Skims, por exemplo, marca de roupa interior cofundada por Kim Kardashian.
Nara Smith
Nara Smith, cujos vídeos de receitas culinárias feitas do zero e as roupas luxuosas que usa durante as filmagens a catapultaram ao estrelato nas redes sociais, foi a influenciadora que mais moldou a cultura da internet em 2024, considera a Ad Age.
A influenciadora, que também é modelo, começou o ano com 1,6 milhões de seguidores no TikTok e no Instagram, e no final de abril, já tinha atingido um total de 9 milhões de seguidores.
Nara Smith, que agora tem 11,4 milhões de seguidores no TikTok e 4,5 milhões de seguidores no Instagram, também se tornou rapidamente numa das principais figuras da tendência ‘tradwife’, movimento que valoriza e promove o papel da mulher tradicional e a importância das donas de casa.
Apesar da sua associação ao controverso movimento social, várias marcas apressaram-se a estabelecer parcerias com Nara Smith, incluindo a Marc Jacobs, Poppi, Laneige, H&M e K18 Hair.