As macrotendências que moldam o marketing em 2025
De acordo com o relatório GEISTE 2025, as marcas têm oportunidades para criar comunidades de marca, por exemplo, ao compreenderem os valores que partilham com os seus clientes

Daniel Monteiro Rahman
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Questões ambientais e sociais, inteligência artificial (IA), Governo e políticas sociais, economia mundial, cadeias de abastecimento autónomas e ameaças à cibersegurança são as questões mais importantes para os profissionais de marketing em 2025, de acordo com o relatório GEISTE 2025, do World Advertising Research Center (WARC), com as macrotendências e as suas implicações para os marketers.
A análise do WARC apresenta o quadro GEISTE, baseado em seis pontos-chave que ajudam a identificar os fatores de mudança global a que as marcas devem estar mais atentas em 2025. O quadro inclui as questões governamentais, relativas às principais mudanças geopolíticas, ações governamentais, decisões políticas e regulamentação; bem como a questão económica, relativa às tendências macroeconómicas que afetam a economia mundial.
O quadro desenvolvido pelo WARC também aborda os aspetos relacionados com a gestão e estratégia empresariais (cultura e filosofia das empresas), o contexto social (valores, crenças e comportamentos), a evolução tecnológica e a sua implementação e utilização, as questões ambientais e os estilos de vida dos consumidores.
De acordo com o relatório, em 2025 as marcas têm um potencial de oportunidades para criar comunidades de marca, ao compreenderem os valores que partilham com os seus clientes. Paralelamente, o planeamento de cenários permite aos profissionais de marketing prepararem-se para circunstâncias imprevistas, como catástrofes ambientais ou conflitos globais que possam ocorrer.
Investir em uma equipa especializada em IA é outra das recomendações do relatório, visto que pode ajudar a implementar serviços automatizados e mais eficientes em todas as empresas de forma responsável. O relatório também alerta para o facto de a cibersegurança não ser apenas uma questão de proteção de dados, mas também uma forma de manter a confiança dos consumidores, salientando a importância de garantir esta vertente do negócio.