As macrotendências que moldam o marketing em 2025
De acordo com o relatório GEISTE 2025, as marcas têm oportunidades para criar comunidades de marca, por exemplo, ao compreenderem os valores que partilham com os seus clientes
Daniel Monteiro Rahman
Satisfação dos clientes atinge mínimos históricos
Campanhas omnicanal adaptadas às jornadas de consumo de media são mais eficazes
Lisbon Digital School ensina a criar agência de marketing digital (com vídeo)
EssenceMediacom e JCDecaux dão vida a experiência de Natal da Coca-Cola
Campanha de Natal da Missão Continente angaria €1,5 milhões
Há novas marcas com o certificado de mandado real
Threads faz ativação de marca no Cristo Redentor (com vídeo)
Ignition Concept cria espetáculos de passagem de ano
IPG Mediabrands prevê crescimento de 6% do investimento publicitário nacional em 2025
Tecnologia publicitária, IA, marcas e redes sociais vão a Las Vegas
Questões ambientais e sociais, inteligência artificial (IA), Governo e políticas sociais, economia mundial, cadeias de abastecimento autónomas e ameaças à cibersegurança são as questões mais importantes para os profissionais de marketing em 2025, de acordo com o relatório GEISTE 2025, do World Advertising Research Center (WARC), com as macrotendências e as suas implicações para os marketers.
A análise do WARC apresenta o quadro GEISTE, baseado em seis pontos-chave que ajudam a identificar os fatores de mudança global a que as marcas devem estar mais atentas em 2025. O quadro inclui as questões governamentais, relativas às principais mudanças geopolíticas, ações governamentais, decisões políticas e regulamentação; bem como a questão económica, relativa às tendências macroeconómicas que afetam a economia mundial.
O quadro desenvolvido pelo WARC também aborda os aspetos relacionados com a gestão e estratégia empresariais (cultura e filosofia das empresas), o contexto social (valores, crenças e comportamentos), a evolução tecnológica e a sua implementação e utilização, as questões ambientais e os estilos de vida dos consumidores.
De acordo com o relatório, em 2025 as marcas têm um potencial de oportunidades para criar comunidades de marca, ao compreenderem os valores que partilham com os seus clientes. Paralelamente, o planeamento de cenários permite aos profissionais de marketing prepararem-se para circunstâncias imprevistas, como catástrofes ambientais ou conflitos globais que possam ocorrer.
Investir em uma equipa especializada em IA é outra das recomendações do relatório, visto que pode ajudar a implementar serviços automatizados e mais eficientes em todas as empresas de forma responsável. O relatório também alerta para o facto de a cibersegurança não ser apenas uma questão de proteção de dados, mas também uma forma de manter a confiança dos consumidores, salientando a importância de garantir esta vertente do negócio.