Conselho dos Notáveis
Sessenta e cinco por cento dos membros do Conselho dos Notáveis afirmam que já começa a sentir-se a retracção do investimento publicitário. Para 44 por cento dos inquiridos, 2008 vai […]
Meios & Publicidade
TLC funde operações em Portugal e Espanha com TLC Worldwide Iberia
El Corte Inglés fica azul, em combate contra cancro da próstata
Milk&Black reforça portefólio com 11 novos clientes
Humor de Madalena Abecasis no Natal da Sonae Sierra (com vídeo)
Nespresso e SharkNinja celebram Natal com David Beckham (com vídeos)
Amazon lança concorrente ao Temu e Shein
Portugal conquista seis prémios nos Clio Sports Awards 2024
Marcas de fabricante fazem crescer retalhistas de sortido curto
Startup portuguesa ZeroPact quer descarbonizar ecommerce
Salvador Martinha protagoniza campanha da Revolut (com vídeo)
Sessenta e cinco por cento dos membros do Conselho dos Notáveis afirmam que já começa a sentir-se a retracção do investimento publicitário. Para 44 por cento dos inquiridos, 2008 vai fechar com um crescimento inferior a 2 por cento, percentagem que já representava uma revisão em baixa. Mesmo assim, para 35 por cento dos notáveis o lançamento do concurso para o quinto canal continua a fazer sentido.
Crise
1. As previsões do investimento publicitário para este ano foram revistas em baixa, para um crescimento de 2%. Dada a actual conjuntura, acredita que 2008 vai terminar com esse crescimento (que é inferior à inflação)?
Não, vai crescer mais. – 15%
Sim, vai situar-se nesse valor. – 32%
Não, vai crescer menos. – 44%
Apesar do primeiro semestre, o investimento vai diminuir em 2008. – 9%
Não sabe/Não responde. – 0%
Crise
2. Em sua opinião já se está a verificar uma retracção do investimento publicitário?
Sim, bastante. – 65%
Sim, começa a sentir-se. – 35%
Não, não se sente. – 0%
Não sabe/Não responde. – 0%
Crise
3. Face à actual conjuntura, o lançamento do concurso para o 5.º canal:
Continua a fazer sentido. – 35%
É inoportuno. – 32%
Vai agravar a situação do mercado. – 27%
Não sabe/Não responde. – 6%
Contratações
4. Em resposta à crise financeira, o grupo de comunicação WPP anunciou restrições à contratação de novos colaboradores e freelancers. Acredita que as empresas portuguesas de comunicação, no próximo ano, vão:
Aumentar o número de colaboradores. – 0%
Manter o número de colaboradores. – 18%
Diminuir o número de colaboradores. – 82%
Não sabe/Não responde. – 0%
Marketing Político
5. Do que acompanhou das eleições norte-americanas, qual o candidato às presidenciais que soube utilizar melhor as ferramentas de comunicação?
Barack Obama. – 79%
John McCain. – 3%
Os dois. – 12%
Não sabe/Não responde. – 6%
Marketing Político
6. Qual o líder político português que gere melhor a sua comunicação?
Francisco Louçã. – 6%
Jerónimo de Sousa. – 0%
José Sócrates. – 74%
Manuela Ferreira Leite. – 3%
Paulo Portas. – 6%
Não responde. – 11%
Publicidade
7. Manuela Ferreira Leite assumiu a liderança do PSD no fim de Maio. Como avalia a sua gestão de comunicação?
Muito boa. – 0%
Boa. – 2%
Razoável. – 23%
Má. – 47%
Muito má. – 26%
Não sabe/Não responde. – 2%
Branding
8. O Multibanco mudou de imagem. Gosta da nova identidade?
Sim, é melhor que a anterior. – 44%
Nem é melhor nem pior que a anterior. – 29%
Não, é pior que a anterior. – 18%
Não sabe/Não responde. – 9%
Dados recolhidos e trabalhados pelo Meios & Publicidade; universo de 78 pessoas, 48 respostas.