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Oliviero Toscani voltou à publicidade da Benetton – e já se nota na campanha da Primavera

Diversidade étnica. Mensagens de acordo com a agenda mediática, como o debate da desigualdade de género. A nova campanha da Benetton recupera o estilo fotográfico de Oliviero Toscani, que entretanto […]

Rui Oliveira Marques
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Oliviero Toscani voltou à publicidade da Benetton – e já se nota na campanha da Primavera

Diversidade étnica. Mensagens de acordo com a agenda mediática, como o debate da desigualdade de género. A nova campanha da Benetton recupera o estilo fotográfico de Oliviero Toscani, que entretanto […]

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Rui Oliveira Marques
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Diversidade étnica. Mensagens de acordo com a agenda mediática, como o debate da desigualdade de género. A nova campanha da Benetton recupera o estilo fotográfico de Oliviero Toscani, que entretanto voltou aos comandos da empresa.
A campanha Primavera-Verão será lançada este mês em outdoor e imprensa. As imagens serão usadas ainda nas lojas, no site da marca, nas redes sociais da United Colors of Benetton. A colecção segue o lema: “As revoluções começam na Primavera”.
É “uma moda que fala alto e sem medo, com slogans e ideias em manifesto estampados em t-shirts, sweatshirts e acessórios: paz, amor, igualdade, no gender, positivismo”, destaca a marca.
Recorde-se que no final do ano passado Oliviero Toscani, responsável pelas campanhas de publicidade da Benetton e director de arte entre 1982 e 2000, voltou a integrar o grupo italiano de moda, para ajudar a inverter o ciclo negativo de resultados financeiros da Benetton.

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Leo Burnett e Publicis Worldwide fundem-se e nasce a Leo

As agências Leo Burnett e Publicis Worldwide passam a designar-se Leo. “Ao unificar o espírito e o talento dessas comunidades criativas globais, a Leo Burnett será maior, mais forte e com mais portas do que nunca”, salienta Arthur Sadoun, presidente e CEO do Publicis Groupe

O Publicis Groupe está a fundir a Leo Burnett e a Publicis Worldwide para criar a Leo, agência criativa com mais de 15 mil colaboradores em 90 países. Em resultado da fusão, a denominação Burnett desaparece na nova estrutura, deixando para trás a denominação Leo Burnett, que é utilizada desde que é fundada em Chicago, em 1935, pelo publicitário Leo Burnett.

Os escritórios da Leo Burnett passam a ser designados simplesmente por Leo. A Leo Burnett Chicago, por exemplo, passará a ser conhecida como Leo Chicago. O mesmo acontece com os escritórios da Publicis Worldwide, exceto a Publicis Conseil, sedeada em Paris, que mantém o nome, segundo um porta-voz da ‘holding’ em declarações à Ad Age. A Publicis New York passa a Leo New York. O logótipo da Leo, por seu lado, inclui o nome Leo e o leão da Publicis.

A Leo será liderada pelos copresidentes Marco Venturelli e Agathe Bousquet, dupla que ajudou a Publicis Conseil a ganhar o prémio de Agência do Ano no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, em 2024. Marco Venturelli será também diretor criativo da Leo. Gareth Goodall será o diretor de estratégia da Leo, mantendo o cargo de diretor de estratégia da Publicis Creative. Por seu lado, Andrew Bruce, CEO do Publicis Groupe Canada, assumirá a função adicional de presidente da Leo na América do Norte.

A união do talento dos colaboradores da Leo Burnett com os dados e a tecnologia da Publicis Worldwide permitirá à holding apoiar melhor os seus clientes a nível mundial e concentrar-se na “criatividade exponencial”, declara Carla Serrano, diretora de estratégia do grupo Publicis. “Consideramos esta união a combinação perfeita de conjuntos de competências, mentalidades e filosofias complementares num momento em que os nossos clientes realmente o precisam”, explica Carla Serrano, acrescentando que “numa indústria obcecada com a inteligência artificial e a eficiência, a Leo Burnett é uma reformulação da conversa”.

O presidente e CEO do Publicis Groupe, Arthur Sadoun, salienta em comunicado de imprensa que “ao unificar o espírito e o talento dessas comunidades criativas globais, a Leo Burnett será maior, mais forte e com mais portas do que nunca”. Esse ponto é reiterado num vídeo interno que a Publicis enviou aos funcionários para anunciar a Leo, com excertos do publicitário homónimo.

Os excertos de vídeo são retirados do discurso de despedida de Leo Burnett, proferido em 1967, no qual sugeria que a agência retirasse o seu nome da porta quando deixasse de fazer coisas em que acreditava, quando passasse “mais tempo a tentar ganhar dinheiro e menos tempo a fazer publicidade”, por exemplo. No final, o vídeo destaca a frase: “Leo, o teu nome estará em mais portas do que nunca”.

Sobre o autorDaniel Monteiro Rahman

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Elon Musk autonomiza nova ‘app’ para consumidores. Compra do TikTok desmentida

Disponível na App Store da Apple, sem necessidade de inscrição na rede social X, a versão beta da Grok (na foto) disponibiliza informação sobre produtos, serviços, marcas e empresas em tempo real. TikTok nega que esteja a negociar venda a Elon Musk

A versão beta da ‘app’ Grok, desenvolvida pela xAI, startup de Elon Musk, já está disponível, de forma autónoma, nos Estados Unidos, na Austrália e na Índia. A informação é avançada pela empresa numa altura em que a imprensa internacional noticia alegadas negociações entre o empresário e a ByteDance para a compra do TikTok para evitar a proibição da rede social nos Estados Unidos, uma informação desmentida pela empresa chinesa à agência EFE.

A aplicação móvel Grok, que pode ser descarregada através da App Store da Apple, sem necessidade de inscrição na rede social X, disponibiliza informação sobre produtos, serviços, marcas e empresas em tempo real, com dados recolhidos no X, além de gerar imagens e permitir o acesso ao ‘chatbot’ Grok 2, outra das inovações da empresa de inteligência artificial (IA) do multimilionário norte-americano.

“A Grok é um assistente alimentado por IA, desenvolvido pela xAI, concebido para ser o mais verdadeiro, útil e curioso possível, oferecendo aos utilizadores a possibilidade de obterem respostas a qualquer pergunta que façam, de gerarem imagens impressionantes e de carregarem fotografias, para obterem uma compreensão mais profunda do seu mundo”, informa a empresa na descrição da ‘app’.

Disponível numa primeira fase apenas para utilizadores do X em novembro e dezembro de 2024, a aplicação móvel, que pretende concorrer com o ChatGPT da OpenAI, o Gemini da Google e o Claude.ai da Meta AI, foi entretanto autonomizada, estando previsto o lançamento das versões Premium e Premium+, pagas, nos próximos meses.

A 23 de dezembro, a xAI anunciou a obtenção de um financiamento de seis mil milhões de dólares (cerca de €5,8 mil milhões) para o desenvolvimento de novos produtos e serviços alimentados por IA.

“Os fundos conseguidos com a ronda de financiamento serão utilizados para acelerar ainda mais a nossa infraestrutura avançada, lançar produtos inovadores que serão utilizados por milhares de milhões de pessoas e acelerar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias futuras que permitam à missão da empresa compreender a verdadeira natureza do universo”, informa a xAI em comunicado de imprensa.

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Adrian Orbea é o novo presidente da Henkel Ibérica

Com um mestrado em gestão e administração de empresas na ESADE Business School, Adrian Orbea tem cerca de 18 anos de experiência profissional na Henkel, tendo ocupado diferentes cargos nas áreas do marketing e gestão de produto

Adrian Orbea acaba de ser nomeado presidente da Henkel Ibérica, cargo que acumula com a atual responsabilidade de diretor-geral da divisão de produtos de adesão para Portugal e Espanha. Adrian Orbea substitui David Cazorla, que após um ano como presidente é nomeado vice-presidente sénior de tecnologias de adesivos, produção geral e manutenção para a América do Norte e México.

“É com grande orgulho e entusiasmo que aceito o desafio de me tornar presidente da Henkel Ibérica. O meu principal objetivo será concretizar o nosso propósito corporativo, ‘Pioneers at heart for the good of generations’, reforçando ainda mais a inovação, a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão”, declara Adrian Orbea, em comunicado de imprensa.

Com um mestrado em gestão e administração de empresas na ESADE Business School, Adrian Orbea tem cerca de 18 anos de experiência profissional na Henkel, tendo ocupado diferentes cargos nas áreas do marketing e gestão de produto, em Espanha, Alemanha, México e Áustria, entre outros países.

“Construir uma cultura corporativa forte, diversificada e verdadeiramente inclusiva, baseada na justiça e no respeito, que promova um ambiente de trabalho onde todos se sintam à vontade para serem eles próprios, é fundamental para a inovação e o sucesso da empresa”, salienta o novo presidente da Henkel Ibérica.

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Oppo entrega comunicação estratégica à Team Lewis

“Vem reforçar o nosso portefólio de clientes de consumo, uma área na qual queremos crescer ainda mais em 2025”, refere em declarações ao M&P Inês Barbosa, diretora da Team Lewis Lisboa, a propósito do contrato assinado com a Oppo (na foto)

A Oppo acaba de entregar a comunicação estratégica à Team Lewis, com a intenção de aumentar a notoriedade da marca e alavancar o negócio da empresa em Portugal.

“É uma marca em crescimento e na qual vemos grande qualidade e, por outro lado, é sempre uma grande oportunidade enquanto agência podermos trabalhar com marcas globais. A Oppo também vem reforçar o nosso portefólio de clientes de consumo, uma área na qual queremos crescer ainda mais em 2025”, revela, em declarações ao M&P, Inês Barbosa, diretora da Team Lewis Lisboa.

Para além de telemóveis, a marca, presente em cerca de 70 mercados, também desenvolve e comercializa o sistema operativo ColorOS e serviços de internet.

“Os nossos principais objetivos são levar a Oppo mais longe em Portugal, consolidando a sua notoriedade e posicionando-a como uma marca de renome, a concorrer diretamente com outros nomes de peso, como a Apple e a Samsung”, assume a responsável.

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Imprevisibilidade do tempo obriga marcas de vestuário a rever estratégias

Estudo internacional ‘Industry Snapshot: Clothing and Fashion Retail’ mostra como a subida global das temperaturas está a afetar as vendas das marcas, obrigando-as a diminuir a produção e a implementar estratégias comerciais mais agressivas

A imprevisibilidade do tempo, com as estações do ano a tornarem-se mais homogéneas, está a obrigar as marcas de moda e vestuário a reverem as estratégias comerciais e de publicidade.

Segundo o estudo internacional ‘Industry Snapshot: Clothing and Fashion Retail’, desenvolvido pelo World Advertising Research Center (WARC), a subida global das temperaturas está a afetar as vendas da indústria do vestuário, levando-as a diminuir a produção e a implementar estratégias comerciais mais agressivas, para conquistarem os consumidores num contexto tendencialmente mais concorrencial.

Os invernos mais curtos e quentes e os verões mais prolongados estão a mudar o paradigma de consumo, obrigando muitas marcas a diminuir a produção. De acordo com um estudo do Global Labour Institute (GLI) da Universidade Cornell e da gestora de ativos Schroders, citado na análise do WARC, em países como o Bangladexe, o Vietname, o Camboja e o Paquistão, as encomendas podem cair 22% até 2030.

“Também se tornou mais difícil para os retalhistas anteciparem a procura por parte do consumidor, o que gera desafios acrescidos na gestão de ‘stocks’, com retalhistas de moda, como a Asos e a Primark, a relatarem quebras nas vendas, devido às condições meteorológicas inesperadas”, avança o estudo.

Além de sugerir às marcas que desenvolvam coleções que consigam atrair os consumidores durante mais tempo, o WARC apela a um reajustamento da oferta. “Diversificar o leque de produtos que disponibilizam para incluir roupas leves pode ser essencial para impulsionar as vendas durante os invernos mais quentes”, recomenda.

Na opinião do WARC, as estratégias de promoção dos retalhistas de moda devem acompanhar a mudança. “Ao implementarem um marketing responsivo ao clima, as marcas podem ajustar rapidamente as campanhas quando as mudanças no clima levam a uma mudança nos comportamentos de compra”, defende o estudo.

Segundo uma análise do Zion Market Research, a indústria de moda global valia €88,6 mil milhões no fim de 2023, devendo atingir os €153,2 mil milhões em 2032, com a taxa de crescimento médio anual a rondar os 7% entre 2024 e 2032.

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MOP acrescenta 56 posições de grande formato digital no país (com vídeo)

“Com mais faces disponíveis em localizações ‘premium’ estamos não só a aumentar a nossa oferta, mas também a melhorar a eficácia e o alcance das campanhas publicitárias”, declara Vasco Perestrelo, CEO da MOP

A MOP anuncia a expansão do portefólio Grande Formato Digital, com a adição de 56 novas posições em locais estratégicos por todo o país. Esta expansão resulta de uma parceria estratégica com a empresa de soluções de publicidade digital Brandstore, que tem como objetivo potenciar a comercialização de espaços publicitários digitais, junto das agências de publicidade e dos seus clientes.

Com a nova parceria, a oferta de grandes formatos digitais da MOP aumenta para “um total de 126 posições, distribuídas estrategicamente em áreas de grande tráfego nas principais cidades e regiões do país, nomeadamente 41 na Grande Lisboa, 29 no Grande Porto e um reforço significativo nas regiões do Centro e Litoral”, refere o comunicado de imprensa.

“A expansão do nosso portefólio de Grande Formato Digital reforça o compromisso em oferecer soluções de publicidade impactantes e de alta visibilidade aos nossos clientes”, declara Vasco Perestrelo, CEO da MOP, em comunicado de imprensa, acrescentando que “com mais faces disponíveis em localizações ‘premium’, estamos não só a aumentar a nossa oferta, mas também a melhorar a eficácia e o alcance das campanhas publicitárias”.

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Ricardo Costa: “A liderança não é uma obsessão para a SIC”

Daniel Oliveira, Ricardo Costa e Bernardo Ferrão (na foto) revelam ao M&P as apostas da estação para 2025. Com conteúdos distintivos e parcerias estratégicas, a SIC quer diversificar a oferta, fortalecer a informação e lançar novos programas

“A liderança não é uma obsessão para a SIC, nem tem de ser”, declara ao M&P Ricardo Costa, novo diretor de conteúdos da Impresa, a propósito da apresentação da nova grelha de programação da SIC, a 7 de janeiro no hotel Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, em Paço de Arcos.

Ricardo Costa, que desde 6 de janeiro é administrador da Impresa com o pelouro editorial, considera que “a curto e a médio prazo, o mais importante para a SIC é ter uma operação distintiva junto dos espetadores, sustentável e com os melhores resultados editoriais e comerciais”, escusando-se a avançar o investimento na nova grelha.

O diretor de conteúdos da Impresa avança que “estamos a trabalhar para reconquistar a liderança, mas não é algo que nos faça desviar daqueles que são os nossos princípios e modelos de trabalho. No fundo, o nosso trabalho em 2025 é uma continuação do que fizemos em 2024, o mais afinado possível, de forma a melhorar os nossos resultados”.

Quanto ao entretenimento e à ficção, Daniel Oliveira, diretor-geral de entretenimento da Impresa e diretor de programas da SIC, revela que “apesar de a SIC não depender de um só programa na grelha, a grande novidade é a novela ‘A Herança’, em que Patrícia Tavares terá um dos papéis principais. A novela estreia nas próximas semanas e será um produto âncora da estação”.

No entretenimento, segundo o diretor de programas da SIC, o caminho a seguir em 2025 passa por “diversificar a oferta de conteúdos e olhar para o passado com o objetivo de entender o que pode ser melhorado nos diferentes horários”, destacando Cláudia Vieira enquanto protagonista de outra novela em pré-produção, bem como a aposta na versão portuguesa do concurso norte-americano ‘Family Feud’, com César Mourão como apresentador.

A proximidade com os anunciantes é um ponto importante para a estação, que já tem estabelecidas parcerias com marcas, para a programação deste ano, como uma ação comercial com o ‘Casa Feliz’, que terá um novo espaço de gravação, estabelecida com a agência imobiliária ERA. Trata-se de uma narrativa na qual a antiga ‘casa’ onde o programa é gravado estará à venda com a ajuda da ERA.

A integração de publicidade em ficção é outra das apostas. Daniel Oliveira refere que ‘A Herança’ tem prevista uma parceria de marca, que será revelada mais próximo da data de lançamento, juntamente com outros acordos de ‘product placement’ e ‘branding’.

Informação assente em programas de sucesso

Bernardo Ferrão, diretor de informação da SIC desde 6 de janeiro, declara ao M&P que “a aposta é continuar a fazer a mesma informação com a qualidade e o rigor que a SIC tem apresentado, assente em programas de sucesso como ‘Investigação SIC’, ‘Grande Reportagem’ e ‘Polígrafo SIC’, entre outros”.

Contudo, “temos várias novidades em marcha”, revela Bernardo Ferrão, avançando a ‘Grande Operação SIC Final Taça da Liga’, um esforço conjunto da SIC e SIC Notícias que consiste na cobertura da final da Taça da Liga, disputada a 11 de janeiro, em Leiria. No âmbito da operação, o ‘Primeiro Jornal’ e o ‘Jornal da Noite’ serão emitidos a partir do Estádio Municipal de Leiria, com apresentação do jornalista João Moleira, que é também o novo apresentador do ‘Polígrafo SIC’, anteriormente apresentado por Bernardo Ferrão.

Questionado sobre a sustentabilidade a longo prazo das audiências da informação da SIC, Bernardo Ferrão argumenta que “a informação da SIC já é muito sustentada através de produtos ‘premium’ e de grande prestígio. A inovação através de programas pontuais, como o que fizemos sobre os unicórnios portugueses, e outras séries e produtos que ainda estão para ser revelados – com temas relativos ao país e à atualidade -, são também uma aposta que vamos continuar a fazer, devido aos bons resultados e à resposta positiva dos espetadores”.

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Exponor lança novo conceito para design de interiores e estreia inProjecta

A nova feira dá palco a fabricantes e representantes de marcas, que apostam em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e inovação. Além de conferências e palestras, o evento lança a primeira edição do Prémio inProjecta Creative Call, dedicado ao melhor do design da nova geração

A Exponor – Feira Internacional do Porto tem um novo conceito de feira para o setor de design de interiores, o inProjecta – Furniture, Hotel and Interior Design. Com o lema ‘From Concept to Creation’, o novo certame quer dar palco a fabricantes e representantes de marcas, que apostam em produtos com autenticidade, soluções personalizáveis e evidentes fatores de inovação, proporcionando experiências que reflitam as tendências de arquitetos, designers de interiores, decoradores e especialistas da área hoteleira.

“Porque tudo começa com a força de uma ideia, um conceito que, com dedicação e trabalho, se transforma em criação, foi também assim que nasceu este novo evento, com o objetivo de criar raízes e afirmar-se entre as empresas que procuram impulsionar os seus projetos. Daí termos escolhido o tema ‘From Concept to Creation’ para dar início à inProjecta”, explica Diogo Barbosa, diretor-geral da Feira Internacional do Porto, em comunicado de imprensa.

A curadoria desta primeira edição, agendada para decorrer de 26 de fevereiro a 1 de março, está a cargo de André Teoman, cujo estúdio explora a interseção entre a arte, o design, a inovação e a emoção, como terreno para experimentar e fazer nascer novos produtos e conceitos.

O estúdio de André Teoman “inspira-se em elementos da cultura e olha para o passado como uma ferramenta de pensar o presente, para criar peças que desafiam as convenções tradicionais. Foi precisamente este ideário que esteve na base da escolha de André Teoman, um jovem diretor criativo que já recebeu várias distinções internacionais, para curador da estreia da inProjecta”, refere o comunicado de imprensa.

Com um programa de atividades paralelas, como conferências e palestras, o evento vai também apresentar a primeira edição do Prémio inProjecta Creative Call, que pretende promover o melhor do design da nova geração.

“Queremos celebrar e homenagear todos aqueles que participam no presente e futuro desta área de atividade, destacando os projetos em que a criatividade e as técnicas inovadoras reflitam o melhor que se faz em Portugal, nas áreas do design, da arquitetura, do artesanato, assim como por estudantes, inclusive em situação de coautoria, que se candidatem à iniciativa com objetos ou protótipos funcionais em tamanho real”, justifica o diretor-geral da Exponor. As candidaturas podem ser submetidas à organização do evento entre 13 e 31 de janeiro.

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40% dos consumidores já recorre a ferramentas de IA para pesquisar produtos

A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada, aponta o estudo ‘The Future of Search’, usado pelo Omnicom Media Group para promover dois novos serviços de planeamento de meios

Os consumidores estão a alterar o comportamento de pesquisa online, avança o estudo ‘The Future of Search’. Segundo a análise do Omnicom Media Group (OMG), 40% dos consumidores já recorre regularmente a ferramentas de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, o Chatsonic ou o Perplexity AI, para procurar informações sobre produtos e serviços. Fazem-no para “usufruir de uma experiência de interação e de conversação mais dinâmica”, revela o estudo.

A maioria (54%) lamenta, no entanto, não existir “uma plataforma unificada que corresponda a todas as suas necessidades”, refere o documento, que defende que a pesquisa online é uma ferramenta estratégica no marketing que não pode ser desvalorizada pelos ‘marketers’ numa era de crescente digitalização.

“O cenário da utilização crescente de ‘smartphones’, do consumo de conteúdos rápidos, leves e interativos e da procura por formas de conexão imediata influenciam fortemente os comportamentos de pesquisa dos consumidores, com 76% dos inqueridos a referir uma maior preferência por plataformas de ‘e-commerce’, como a Amazon, para procurarem os seus bens de consumo”, salienta a análise.

A ganhar terreno estão também as televisões conectadas, com a utilização de ‘smart TV’ com funções de pesquisa integrada a atrair um número crescente de utilizadores. De acordo com o estudo do OMG, estes dispositivos já permitem que 38% dos inquiridos procurem informações sobre conteúdos de entretenimento.

“Paralelamente, regista-se uma diferença geracional entre os consumidores, com 33% da geração Z e 28% dos ‘millennials’ a afirmarem ter substituído os motores de busca pelas plataformas de redes sociais”, avança a análise, sublinhando que “o ‘search’ tem evoluído profundamente num ecossistema fragmentado, ocorrendo ao longo de todo o ciclo de compra e perante um contexto de comportamentos do consumidor cada vez mais diversificados e individualizados, impulsionados na era dos ‘smartphones’ e da hiperconectividade”.

O estudo do OMG é divulgado numa altura em que o grupo anuncia duas soluções tecnológicas, que desenvolveu com a Google, que integram tecnologia de IA. Uma delas permite um planeamento com base no ‘share of voice’ (SOV) do volume de pesquisa da marca face à concorrência.

A outra é um agente de pesquisa que permite criar novos conjuntos de ‘key words’, recomendar públicos-alvo e fazer segmentações baseadas no OMNI Audiences, sistema operativo proprietário da OMG, “para desenvolver de conteúdos criativos (textos, imagens e/ou vídeos), mais alinhados com a expetativa do consumidor”, revela o grupo de media em comunicado de imprensa.

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Cepsa, Delta Cafés, SIC, CGD e Renova entre os vencedores dos Prémio Cinco Estrelas 2025

Após a avaliação de cerca de 1.200 marcas, foram eleitas 171, com seis a manterem a liderança desde a primeira edição do prémio, há 11 anos consecutivos. O jornal M&P vence na categoria Marketing, Comunicação e Gestão, com uma classificação global de 82,6%

Já são conhecidos os vencedores dos Prémio Cinco Estrelas 2025. No setor dos media, além do M&P, que ganhou na categoria Marketing, Comunicação e Gestão, com uma classificação global de 82,6%, é distinguida a SIC na categoria TV – Canais Generalistas, a RTP3 na categoria TV – Canais de Informação, o Canal Hollywood na categoria TV – Canais Temáticos e a plataforma de ‘streaming’ DAZN na categoria TV – Canais Desportivos.

Na categoria Rádios de Informação, vence a Renascença, com o Grupo Renascença Multimédia a levar também a distinção da categoria Rádios de Entretenimento, atribuída à RFM. Na imprensa, o Público é o vencedor da categoria Jornais Generalistas, o Record na categoria Jornais Desportivos, o Negócios na categoria Imprensa de Economia e a NiT na categoria Viagens e Lazer.

Nas revistas, a Sábado vence na categoria Revistas de Grande Informação, a Grande Consumo na categoria de Comércio e Indústria, a Business.IT na categoria de Revistas de Tecnologia, a GQ na categoria de Revistas Masculinas, a Women’s Health na categoria de Revistas Femininas e Lifestyle, a Nova Gente na categoria de Revistas Sociais e a Continente Magazine na categoria de Revistas de Culinária.

Entre os vencedores dos prémios Prémio Cinco Estrelas 2025 figuram ainda marcas como a Cepsa, a marca com o maior ‘net promoter score’ (NPS) e a Querido Investi Numa Casa, marca com nível de satisfação mais elevado e com a melhor relação preço-qualidade. A Delta Cafés destaca-se por ter a classificação global mais elevada, o maior nível de confiança e a melhor classificação em inovação.

A plataforma de apoio comercial da Caixa Geral de Depósitos (CGD) consegue o nível de recomendação mais elevado. Há seis marcas que se mantêm líderes ininterruptamente desde a primeira edição do Prémio Cinco Estrelas, vencendo há 11 anos consecutivos nas respetivas categorias, como é o caso da Opticalia (Serviços Ópticos), da Favaíto (Moscatel) e da Auchan (Segurança no Retalho).

Essa lista inclui ainda marcas que vencem em mais do que uma categoria a Caudalie, que vence na categoria Cosméticos Antimanchas e Cuidados Antienvelhecimento, além da Renova (Papel Higiénico e Papel Multiusos) e da Robbialac (Lojas de Tintas) e (Tintas Ecológicas), estando também associada à Viero (Argamassas para Isolamento).

O Prémio Cinco Estrelas 2025 distingue ainda 28 personalidades, como Clara de Sousa (Jornalismo), Manuel Luís Goucha (Televisão), Vasco Palmeirim (Rádio), Helena Coelho (Influenciadores Digitais – Entretenimento e Lifestyle), Luisinha Oliveira (Influenciadores Digitais – Moda), Mel Jordão (Influenciadores Digitais – Beleza), Bárbara Barroso (Influenciadores Digitais – Negócios), Bárbara Morais (Influenciadores Digitais – Família), Filipa Gomes (Influenciadores Digitais – Culinária) e João Cajuda (Influenciadores Digitais – Viagens).

Lukas With Strangers (Tiktokers), Nuno Agonia e Wuant (Youtubers) também figuram entre os premiados, tal como Rui Miguel Nabeiro, diretor executivo da Delta Cafés, vencedor do Prémio Cinco Estrelas na categoria Líder Empresarial. Mafalda Castro e Rui Simões levam para casa a distinção na categoria Podcast, pelo podcast Bate Pé.

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