Google News Showcase arranca em Portugal com 28 publicações e prevê pagamentos mensais aos publishers nacionais
A Bola, Eco, Jornal Económico, Observador, Público, TVI e Visão, a par de todos os títulos detidos pelo Global Media Group e vários meios de comunicação locais, estão entre as primeiras publicações a chegar a acordo com o Google para integrar o News Showcase no mercado português, que prevê pagamentos mensais de licenciamento aos publishers.
Pedro Durães
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A Bola, Eco, Jornal Económico, Observador, Público, TVI e Visão, a par de todos os títulos detidos pelo Global Media Group e vários meios de comunicação locais, estão entre as primeiras publicações a chegar a acordo com o Google para integrar o News Showcase no mercado português, que prevê pagamentos mensais de licenciamento aos publishers. “Este lançamento faz parte do nosso investimento global na indústria de notícias e reforça o compromisso da empresa com Portugal e com o jornalismo”, sublinha Bernardo Correia, country manager do Google Portugal, sobre a programa de licenciamento para publishers que passa a ser disponibilizado no mercado nacional a partir desta terça-feira sob a designação Destaques Jornalísticos do Google.
Através deste produto, explica Bernardo Correia, “os publishers participantes, desde publicações portuguesas locais, nacionais e independentes, poderão proporcionar aos leitores mais detalhes sobre os tópicos que escolherem destacar através de painéis de histórias com curadoria que poderão aparecer no Google Notícias e no Discover”. As publicações podem também adicionar artigos relacionados ou timelines. Acima de tudo, destaca o country manager do gigante digital, “os publishers ganham maior controlo sobre a sua apresentação e marca, ajudando-os a ficarem mais visíveis para os seus leitores dedicados e àqueles que estão apenas a descobri-los”.
Ao mesmo tempo que aparecem nos dois produtos do Google, as 28 publicações que chegaram a acordo com a empresa, onde se incluem também títulos locais como o Açoriano Oriental, Jornal do Fundão ou O Mirante, podem “direccionar os leitores para os artigos completos nos websites dos publishers, ajudando-os a aprofundar as suas relações com os leitores”. “Para além da receita que vem directamente destes leitores mais envolvidos, os publishers participantes irão receber pagamentos mensais de licenciamento por parte da Google”, assegura Bernardo Correia, sem adiantar os termos do acordo ou quais os valores que estarão em causa.
“No início deste ano, desafiámos a Google e a Associação Portuguesa de Imprensa a trabalharem em conjunto para encontrar soluções que apoiem, de forma efectiva e concreta, a sustentabilidade do ecossistema português de meios de comunicação social, e em particular a imprensa local e regional, num contexto de resposta aos desafios da era digital, sempre respeitando os direitos individuais e do autor e garantindo que os portugueses continuarão a ter acesso a fontes de informação credíveis e relevantes”, enquadra André de Aragão Azevedo, secretário de Estado para a Transição Digital.
O acordo e a presença dos publishers nacionais no Google News Showcase representa, nas palavras de João Palmeiro, presidente da direcção da Associação Portuguesa de Imprensa, “uma oportunidade única de melhor entender como competir no mundo digital usando ferramentas que possam trazer mais informação, conhecimento e competências digitais para as redacções e para o negócio”. “Ao invés de uma ameaça, o digital pode ser uma oportunidade para a imprensa. É por isso que a API apoia os seus membros (locais e regionais) para que tirem partido de todas as vantagens de participar no projecto do Google News Showcase”, afirma o mesmo responsável.
Na última semana, recorde-se, Luís Nazaré, director executivo da Plataforma de Meios Privados, adiantou também que o Google estaria a negociar com os principais grupos de comunicação social portugueses uma remuneração pela partilha de conteúdos nas suas plataformas, à semelhança do que já acontece noutros países. “Em Portugal há vários publishers a negociar, há negociações avançadas e algumas em fase de conclusão. Decorreram da forma que se esperava: a Google é o player dominante do mercado e faz sentir esse peso”, afirmou Luís Nazaré, em declarações ao Correio da Manhã. A Plataforma de Meios Privados reúne os grupos de comunicação social Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Público (Sonae) e Renascença Multimédia.