EDP, Galp Energia e Jerónimo Martins mantêm posição de marcas nacionais mais valiosas
No total, as 25 marcas portuguesas mais valiosas do ranking OnStrategy tiveram uma valorização de cerca de 20% e representam cerca de €16,8 mil milhões. Distribuição/Retalho e Banca são os setores em que as marcas mais se valorizaram
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A EDP mantém-se em 2024 como a marca portuguesa mais valiosa, seguida da Galp Energia e da Jerónimo Martins, que ocupam as mesmas três primeiras posições em que estavam em 2023, no ranking das 25 marcas mais valiosas da OnStrategy.
A Distribuição/Retalho e a Banca são os setores em que as marcas mais se valorizaram, com o Continente (+48%), a Caixa Geral de Depósitos (+47%), o Pingo Doce (+38%), o MillenniumBCP (+38%) e a EDP Renováveis (+37%) a registarem os maiores crescimentos.
Ranking das 25 marcas portuguesas mais valiosas em 2024 (em milhares de euros)
1 EDP 2 891
2 GALPENERGIA 2 330
3 JERÓNIMO MARTINS 1 324
4 PINGO DOCE 1 141
5 CONTINENTE 989
6 CGD 988
7 MILLENNIUM BCP 945
8 MEO 767
9 EDP RENOVÁVEIS 724
10 BANCO BPI 532
11 NOS 493
12 GRUPO MOTA ENGIL 446
13 SUPER BOCK 402
14 SONAE 326
15 FIDELIDADE 312
16 THE NAVIGATOR COMPANY 281
17 DELTA 259
18 PARFOIS 228
19 NOVOBANCO 228
20 CTT 227
21 WORTEN 198
22 CUF 177
23 SAGRES 164
24 LUZ SAÚDE 163
25 TAP 162
No total, as 25 marcas portuguesas mais valiosas tiveram uma valorização de cerca de 20% e representam cerca de €16,8 mil milhões. “De uma forma geral, a valorização das marcas portuguesas beneficiou de uma estabilização da inflação e da manutenção das taxas de juro, embora ainda pressionadas pela instabilidade provocada pelas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Por outro lado, houve uma melhoria na perceção de risco da nossa economia, o que beneficiou significativamente as taxas de desconto, ao mesmo tempo que as perspetivas de evolução do volume de negócios, as margens operacionais e os índices de força de marca se mantiveram estáveis”, justifica João Baluarte, sócio da OnStrategy responsável pelos estudos financeiros.
Em termos de setores de atividade, as áreas de Energia/Petróleo e Retalho/Distribuição representam cerca de metade do valor consolidado das 25 marcas portuguesas mais valiosas (Energia – 35% e Retalho/Distribuição – 24%). A Banca (16%) e as Telecomunicações (7%) completam os setores com mais valor.